A avaliação da aptidão física através dos testes Fitnessgram numa turma do quinto ano escolaridade

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Main Author: Brandão, Luís Filipe Moreira
Publication Date: 2017
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10348/7345
Summary: Os novos equipamentos tecnológicos, como os computadores, e o fácil acesso à internet, a evolução dos meios de transporte, em particular do automóvel, ou ainda os equipamentos de que todos dispomos em casa tiveram como objetivo facilitar-nos a vida. No entanto, esses benefícios acarretam um fator de negatividade, ou seja, não temos o gasto energético que anteriormente a população tinha ao executar tarefas demoradas e árduas, que agora se fazem facilmente em poucos segundos ou minutos, diminuindo, assim, a nossa atividade física (AF) diária e consequentemente a nossa aptidão física (ApF). Os benefícios de uma AF praticada regularmente e bem orientada são evidentes e relacionam-se com a saúde, segundo a literatura. O presente relatório pretende caraterizar a ApF relacionada à saúde de uma turma de 5º ano de uma escola do ensino particular localizada no centro histórico da cidade de Leiria através da bateria de testes Fitnessgram, utilizando as médias e desvio padrão de cada teste por género. A turma realizou os testes em dois momentos do ano letivo 2014-15 com um intervalo de 4 meses. A amostra é constituída por 26 alunos (9 rapazes com média de idades 10.33 ±0.5 e 17 raparigas com 10.17±0.52 anos no momento da primeira avaliação). Os resultados mostraram que os rapazes no primeiro momento de realização dos testes apresentaram resultados médios abaixo da zona saudável de aptidão física (AZSAF) nos testes de extensão de braços, extensão do tronco e no teste de flexibilidade senta e alcança em ambos os lados. No segundo momento, melhoraram os resultados, atingindo a zona saudável de aptidão física (ZSAF) em todos os testes, exceto na extensão do tronco e no senta e alcança do lado esquerdo. As raparigas obtiveram resultados médios dentro do intervalo da ZSAF em todos os testes nos dois momentos. Pode concluir-se que os rapazes não se encontram na ZSAF em nenhum dos momentos, ao contrário das raparigas que, por apresentarem valores médios para a idade dentro da ZSAF, quer na primeira avaliação quer na segunda, encontram-se dentro da ZSAF nos dois momentos.
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