A hora de dar voz à marca “Azeite de Portugal”: Plano de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Ana Cristina Xarepe Barroso da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26413
Resumo: A comunicação é hoje um dos mais poderosos catalisadores de transformação de comportamentos na sociedade. Comunicar é, através de diferentes canais, marcas ou ferramentas, uma necessidade. Comunicar bem é, independentemente dos canais, das marcas ou das ferramentas, uma prioridade. A comunicação integrada de marketing (CIM|) trata-se de uma estratégia de comunicação total cujo objetivo é construir uma relação com os consumidores mostrando-lhes como a marca e os seus produtos podem colmatar as suas necessidades e desejos, através de uma mensagem consistente em cada um dos pontos de contacto a que o consumidor poderá ter acesso. Nos últimos anos, Portugal sofreu uma revolução na qualidade dos azeites, fruto de um investimento realizado, no entanto, os consumidores continuam a não valorizar este produto... De forma a mudar este paradigma foi criado um plano de comunicação para a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola, uma Organização Interprofissional, que tem como foco principal a promoção nacional e internacional do azeite de Portugal. Para tal, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário aos consumidores e entrevistas com especialistas da área, que garantiram uma visão clara do que é necessário para a valorização do produto pelo consumidor e, consequentemente, suportar o plano de comunicação elaborado. O Plano de Comunicação proposto considerou a metodologia, ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para o mix de comunicação e delinear campanhas e atividades.
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