A hora de dar voz à marca “Azeite de Portugal”: Plano de comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26413 |
Resumo: | A comunicação é hoje um dos mais poderosos catalisadores de transformação de comportamentos na sociedade. Comunicar é, através de diferentes canais, marcas ou ferramentas, uma necessidade. Comunicar bem é, independentemente dos canais, das marcas ou das ferramentas, uma prioridade. A comunicação integrada de marketing (CIM|) trata-se de uma estratégia de comunicação total cujo objetivo é construir uma relação com os consumidores mostrando-lhes como a marca e os seus produtos podem colmatar as suas necessidades e desejos, através de uma mensagem consistente em cada um dos pontos de contacto a que o consumidor poderá ter acesso. Nos últimos anos, Portugal sofreu uma revolução na qualidade dos azeites, fruto de um investimento realizado, no entanto, os consumidores continuam a não valorizar este produto... De forma a mudar este paradigma foi criado um plano de comunicação para a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola, uma Organização Interprofissional, que tem como foco principal a promoção nacional e internacional do azeite de Portugal. Para tal, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário aos consumidores e entrevistas com especialistas da área, que garantiram uma visão clara do que é necessário para a valorização do produto pelo consumidor e, consequentemente, suportar o plano de comunicação elaborado. O Plano de Comunicação proposto considerou a metodologia, ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para o mix de comunicação e delinear campanhas e atividades. |
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A hora de dar voz à marca “Azeite de Portugal”: Plano de comunicaçãoComunicação integrada de marketingAzeite de PortugalPlano de comunicaçãoIntegrated marketing communicationOlive Oil of PortugalCommunication planA comunicação é hoje um dos mais poderosos catalisadores de transformação de comportamentos na sociedade. Comunicar é, através de diferentes canais, marcas ou ferramentas, uma necessidade. Comunicar bem é, independentemente dos canais, das marcas ou das ferramentas, uma prioridade. A comunicação integrada de marketing (CIM|) trata-se de uma estratégia de comunicação total cujo objetivo é construir uma relação com os consumidores mostrando-lhes como a marca e os seus produtos podem colmatar as suas necessidades e desejos, através de uma mensagem consistente em cada um dos pontos de contacto a que o consumidor poderá ter acesso. Nos últimos anos, Portugal sofreu uma revolução na qualidade dos azeites, fruto de um investimento realizado, no entanto, os consumidores continuam a não valorizar este produto... De forma a mudar este paradigma foi criado um plano de comunicação para a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola, uma Organização Interprofissional, que tem como foco principal a promoção nacional e internacional do azeite de Portugal. Para tal, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário aos consumidores e entrevistas com especialistas da área, que garantiram uma visão clara do que é necessário para a valorização do produto pelo consumidor e, consequentemente, suportar o plano de comunicação elaborado. O Plano de Comunicação proposto considerou a metodologia, ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para o mix de comunicação e delinear campanhas e atividades.Communication is today one of the most powerful catalysts for behavior transformation in society. Communicating is, through different channels, brands or tools, a necessity. Communicating well is, regardless of channels, brands or tools, a priority. Integrated marketing communication (IMC|) is a total communication strategy whose goal is to build a relationship with consumers by showing them how the brand and its products can meet their needs and desires, through a consistent message at each of the contact points that the consumer can access. In recent years, Portugal has undergone a revolution in the quality of olive oils, the result of an investment made, however, consumers still do not value this product... In order to change this paradigm, a communication plan was created for the Interprofessional Association of the Olive Industry, an Interprofessional Organization, which has as main focus the national and international promotion of Portuguese olive oil. To this end, the author used a literature review, external and internal analyses to acquire the basic knowledge and guidance necessary to create the plan, as well as an online questionnaire and interviews with experts in the area, who ensured a clear view of what is necessary for the valorization of the product by the consumer and, consequently, to support the communication plan elaborated. The proposed Communication Plan considered the methodology, when defining the marketing strategy, determining the objectives and message, and creating suggestions for the promotional mix and delineating campaigns and activities.2022-11-11T12:51:38Z2022-10-11T00:00:00Z2022-10-112022-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26413TID:203088123porSanto, Ana Cristina Xarepe Barroso da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:29.712189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A comunicação é hoje um dos mais poderosos catalisadores de transformação de comportamentos na sociedade. Comunicar é, através de diferentes canais, marcas ou ferramentas, uma necessidade. Comunicar bem é, independentemente dos canais, das marcas ou das ferramentas, uma prioridade. A comunicação integrada de marketing (CIM|) trata-se de uma estratégia de comunicação total cujo objetivo é construir uma relação com os consumidores mostrando-lhes como a marca e os seus produtos podem colmatar as suas necessidades e desejos, através de uma mensagem consistente em cada um dos pontos de contacto a que o consumidor poderá ter acesso. Nos últimos anos, Portugal sofreu uma revolução na qualidade dos azeites, fruto de um investimento realizado, no entanto, os consumidores continuam a não valorizar este produto... De forma a mudar este paradigma foi criado um plano de comunicação para a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola, uma Organização Interprofissional, que tem como foco principal a promoção nacional e internacional do azeite de Portugal. Para tal, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário aos consumidores e entrevistas com especialistas da área, que garantiram uma visão clara do que é necessário para a valorização do produto pelo consumidor e, consequentemente, suportar o plano de comunicação elaborado. O Plano de Comunicação proposto considerou a metodologia, ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para o mix de comunicação e delinear campanhas e atividades. |
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