Actividades laboratoriais e educação em ciências: um estudo com manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade e respectivos autores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiroa, Alcina
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7997
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza
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spelling Actividades laboratoriais e educação em ciências: um estudo com manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade e respectivos autores502:372.85372.85:502Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da NaturezaA comunidade científica reconhece o laboratório como um contexto que facilita a interacção entre os alunos, promove a aprendizagem das Ciências e orienta os alunos na reconstrução dos seus conhecimentos prévios. Também os actuais programas de Ciências, do 5º ano, defendem o uso de uma metodologia de ensino centrada no aluno, visando a promoção da aprendizagem do conhecimento conceptual e da metodologia científica, e considera o laboratório um valioso meio para atingir estes fins. Por outro lado, os manuais escolares são vistos como um recurso influenciador das práticas pedagógicas dos professores, nomeadamente as que respeitam ao uso do laboratório. Contudo, apesar das recomendações programáticas, anteriormente referidas, resultados de investigações revelam que a maior parte das actividades laboratoriais incluídas nos manuais escolares são fechadas e usadas para confirmar conhecimentos previamente apresentados ao aluno. Assim, os objectivos deste estudo são: investigar se as actividades laboratoriais incluídas nos manuais escolares de Ciências (5º ano), são ou não concordantes com os princípios gerais defendidos para o ensino das Ciências, no que respeita ao uso do laboratório; identificar as concepções assumidas pelos autores desses manuais acerca do uso do laboratório no ensino das Ciências e analisar a sua consistência com as características das actividades laboratoriais que propõem nos manuais. A fim de atingir os objectivos deste estudo, analisaram-se, em 12 manuais de Ciências da Natureza (5º ano), o tipo e o nível de abertura de todas actividades neles incluídas. Para o efeito, escolheram-se e adaptaram-se duas grelhas de análise propostas pela literatura, para além de se entrevistarem 11 dos autores destes manuais escolares. As entrevistas foram áudiogravadas, formando-se, a posteriori, categorias, com vista a analisar as respostas obtidas. Os resultados obtidos revelam que: as actividades laboratoriais incluídas nos manuais escolares são pouco diversificadas, têm um baixo nível de abertura e dificilmente são concordantes com as orientações provenientes da investigação em educação em ciências e com as recomendações programáticas; os autores vêem o laboratório como um meio de ilustrar ou confirmar conceitos e desenvolver competências de instrumentalização. Isto significa que as concepções assumidas pelos autores dos manuais apesar de serem consistentes com as características das actividades que inseriram nos manuais, elas são discordantes com as perspectivas aceites pela educação em ciências e com as directrizes curriculares da disciplina. Assim, os resultados deste estudo indicam que os autores de manuais escolares necessitam de desenvolver e/ou melhorar as suas concepções acerca da utilização do laboratório no ensino, a fim de que sejam capazes de elaborar manuais que sigam as recomendações da investigação em educação em ciências. Contudo, e dado que os manuais escolares são obras humanas, não é de esperar que venham a ser perfeitos. Deste modo, os professores precisam de aprender como lidar, com êxito, com as imperfeições dos manuais e como melhorar o valor educacional das actividades neles incluídas. Para isso, precisam de formação, no sentido de saberem como usar o laboratório no ensino, de acordo com uma perspectiva construtivista do ensino e da aprendizagem.The scientific community acknowledges the laboratory as a context that facilitates the interaction among students, that promotes their learning of science and that leads them to reconstruct their previous knowledge. Also, the 5th grade science syllabus argues for the use of a student centred teaching methodology, aiming to promote the learning of both conceptual knowledge and scientific methodology. Besides, according to this syllabus, the laboratory is a valuable means to achieve these ends. On the other hand, school textbooks are seen as an outstanding resource that influences teachers’ teaching practices, namely those relative to the use of the laboratory for teaching. However, opposite to the syllabus recommendations, some research results suggest that most of the laboratory activities included in science textbooks are both closed and used to confirm knowledge previously presented to the reader. Thus, the objectives of this study are: to investigate whether or not laboratory activities that are included in 5th grade science textbooks are consistent with the accepted guidelines for science teaching that deal with the use of the laboratory; to identify textbook authors’ conceptions about the use of the laboratory for teaching science and to analyse their consistency with the characteristics of the laboratory activities included in the texbooks. In order to attain the objectives of this study the laboratory activities included in 12 fifth grade science textbooks were analysed with regard to the type of activity and level of openness. Two grids were selected from the literature and adapted for the purpose of this analysis. Besides, the authors of 11 of these textbooks were interviewed. The interviews were audiotaped and a posteriori categories were developed for the analysis of the textbook authors’ answers. The results show that: textbooks’ laboratory activities are not very much diversified, have a low degree of openness and are hardly consistent with both the recommendations of research in science education and the syllabus guidelines; textbook authors conceptualise the laboratory as a means to illustrate/confirm concepts and to develop manipulative skills. This means that although textbook authors’ conceptions are consistent with the characteristics of the activities included in the textbooks they are nevertheless in disagreement with the acknowledged perspectives for science education as well as with the syllabus recommendations. The results of this study indicate that school textbook authors need to develop and/or update their ideas about using the laboratory for teaching in order to be able to write textbooks that follow the recommendations from research in science education. However, textbooks are human endeavours and they will never be perfect. Therefore, teachers need to learn how to deal successfully with their imperfections and how to improve the educational value of the laboratory activities included in them. In order to be able to do so, they may need some education on how to use the laboratory for teaching, according to a constructivist perspective for teaching and learning.Leite, LaurindaUniversidade do MinhoFigueiroa, Alcina2002-01-112002-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:04.694677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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