Trabalho de campo no ensino das ciências da natureza : um estudo com professores e manuais escolares do 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bárbara Branca Pereira Pinheiro Machado da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6920
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza
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spelling Trabalho de campo no ensino das ciências da natureza : um estudo com professores e manuais escolares do 2.º ciclo do ensino básico502:372.85372.85:502Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da NaturezaO ensino das Ciências tem vindo a sofrer mudanças ao longo dos tempos. Muitos são os investigadores que procuram estratégias ou reformulam as existentes de forma a melhorar o ensino das Ciências e a contribuir para a formação de cidadãos activos, críticos e interventivos. O trabalho de campo (TC) é um recurso ao qual cada vez mais é atribuído, por professores e investigadores, um maior valor no ensino e aprendizagem das Ciências. Neste âmbito, a nossa investigação incidiu sobre dois estudos. No primeiro estudo procuramos saber quais as concepções actuais de professores do 2º Ciclo sobre TC e quais as práticas de TC que os professores deste nível de ensino dizem implementar. Para o efeito recorremos a um questionário que foi respondido por 106 professores de Ciências da Natureza deste nível de ensino. Com o objectivo de clarificar alguma da informação recolhida com o questionário, realizamos 5 entrevistas a professores de Ciências da Natureza do referido nível de ensino. Sabendo ainda que o ensino das Ciências e a prática de professores são influenciados pelo manual escolar e que este é um dos recursos mais acessíveis ao aluno, completamos este estudo com um outro estudo sobre a presença das actividades de campo apresentadas nos manuais deste nível de ensino e sobre as características das mesmas. Com isto pretendíamos saber se existia alguma coincidência entre as concepções e práticas dos professores e as propostas de actividades incluídas nos manuais. Os resultados do primeiro estudo indicam que a maioria dos professores entende que o tipo de TC mais adequado para este nível de ensino é o tipo Orientado para a Resolução de Problemas, no entanto a maior parte das descrições de algumas actividades por eles efectuadas revelam que o TC implementado é do tipo Observação Dirigida. Relativamente ao segundo estudo, a análise das sugestões de actividades de campo incluídas nos manuais revelou que na sua maioria as actividades são também do tipo Observação Dirigida. Isto indica que, apesar de entenderem que o tipo de TC mais adequado a este nível seja o tipo Orientado para a Resolução de Problemas, os professores realizam o tipo de TC que é sugerido pelos manuais, Observação Dirigida. Os resultados desta investigação parecem indicar assim, a necessidade de formação prática de professores ao nível da implementação de TC baseada na Resolução de Problemas e a alteração das sugestões de actividades de campo incluídas nos manuais ao nível da tipologia, uma vez que este é o tipo de TC defendido por estes professores e pelas perspectivas actuais de investigadores no âmbito do ensino das Ciências.Science teaching has changed over times. Many science education researchers have been looking for new teaching strategies or reformulating the usual ones in order to trying to improve science learning and to prepare active, critical and participative citizens. Fieldwork is a teaching resource that has been given an increasing pedagogic value by teachers and researchers. This piece of research includes two related research studies. The first one aims at diagnosing Natural Sciences (5th and 6th grades) teachers’ conceptions about fieldwork and their own representations of the teaching practices relative to fieldwork. To attain this objective a questionnaire was developed and answered by 106 Natural Sciences teachers. In order to go further on the information collected, an interview was conducted with 5 Natural Sciences teachers. As the school textbook influences both teachers’ teaching practices and students’ learning, the second study aims at analysing fieldwork activities included in the 5th and 6th grades natural sciences textbooks. Taken together, the two studies may inform about whether or not teachers’ conceptions and practices are consistent with the textbooks fieldwork activities. The results from the first study seem to indicate that according to the teachers that participated in it, the most appropriate type of fieldwork is Oriented to Problem Solving. However, the analysis of teachers’ descriptions of the fieldwork activities they themselves implemented in their classes indicates that those activities tend to be Directed Observation like activities. The results of the second study also indicate that most of the textbook fieldwork activities are Directed Observation activities. Taken together, the results of this piece of research indicate that although teachers state that problem solving activities are the most adequate type of fieldwork activities, they nevertheless tend to use the type of activities suggested by the textbook, that is directed observation activities. Hence, these results suggest that in-service teacher education is needed in order to lead teachers to implement problem-based fieldwork. They also suggest that school textbooks fieldwork activities should be rethought and include more problem-based activities, as this type of activities is the one that both teachers believe being the most adequate to the school level under question and the most consistent with nowadays perspectives for science education.Dourado, Luís Gonzaga PereiraUniversidade do MinhoCosta, Bárbara Branca Pereira Pinheiro Machado da2007-04-132007-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:01.092021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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