As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36349 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_24194f06c86a8f123a8e661a7bd49475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/36349 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didáticaHistóriaRevoluçõesMonarquiaRepúblicaPolíticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este relatório apresenta – se como uma proposta didática da Unidade 1 – A Revolução Americana uma revolução fundadora e Unidade 2 – A Revolução Francesa – paradigma das revoluções liberais e burguesas. Lecionámos esta matéria aos alunos do 11º ano de escolaridade, turma - D do ensino secundário na Escola Camilo Castelo Branco em Carnaxide. Apresentamos a seguir um pequeno resumo da matéria A Revolução Americana No ultimo quartel do seculo XVIII a América do Norte era uma colónia da Inglaterra que nesse tempo era a primeira potência maritima. A França lutava com a Inglaterra por territórios na África, América e Ásia estas duas potências envolvem – se na guerra dos sete anos 1756 – 1763. A Inglaterra sai vencedora mas com custos económicos bastante grandes, decide então aumentar os impostos aos colonos americanos que não aceitam este aumento de impostos revoltam – se então as treze colonias americanas. Em 1776 estas colónias declaram a independência uniteralmente e depois da guerra da independência, os Ingleses em 1783 reconhecem a independência das colonias americanas. Sendo este o motivo próximo da revolta das trezes colónias americanas. A revolução francesa O ano de 1789 em França foi marcado por maus anos agrícolas, o que afetou a produção do trigo e subsequentemente a produção de pão. A população de Paris revolta – se em 1789 em 4 de Junho, toma a Bastilha fortaleza onde estavam cativos vários presos politicos que lutavam contra o Antigo Regime. O Antigo Regime era um regime onde a população estava estratificada em três estados – o 1.º estado o Clero, o 2.º estado a Nobreza, e o 3.º estado o Povo. Foram então convocados os Estados Gerais para tentar descobrir uma solução para a crise. Mas os estado gerais, não chegaram a acordo e tendo em isso em consideração parte do povo e da nobreza juntaram - se na sala da Péla e juraram mudar a constituição o que de fato aconteceu. A A seguir a este acontecimento criou – se a Assembleia Nacional, onde o Terceiro Estado agora a maioria iria mudar radicalmente a sociedade francesa do ponto de vista social, politico e economico. Pretendemos demonstrar que a lecionação das unidades didáticas ao serem realizadas com o apoio de recursos didáticos como por exemplo o PowerPoint, goolge slides, mapas mentais, e os videos tem dois efeitos importantes: Primeiro ajudam os alunos a manterem o foco nos conhecimentos e informações que o docente tem para lhes passar, e segundo ajudam a refrear alguns comportamentos de indisciplina que são transversais à maioria das turmas em que a faixa etária ronda entre os dezasseis e os dezassete anos.This report presents itself as a didactic proposal of Unit 1 - The American Revolution a founding revolution and Unit 2 - The French Revolution - paradigm of the liberal and bourgeois revolutions. We have taught this subject to the students of the 11th year of high school education at the Camilo Castelo Branco School in Carnaxide. The following is a brief summary of the article The American Revolution In the last quarter of the eighteenth century North America was a colony of England that at that time was the first sea power. France fought with England for territories in Africa, America and Asia these two powers are involved in the war of the seven years 1756 - 1763. England comes out winning but with large economic costs, then decides to increase the imports to American settlers who do not accept this tax increase then revolt the thirteen American colonies. In 1776 these colonies declare independence uniterally and after the War of Independence, the British in 1783 recognize the independence of the American colonies. The French Revolution The year 1789 in France was marked by bad agricultural years, which affected the production of wheat and subsequently the production of bread. The population of Paris revolts in 1789 on June 4, takes the Bastille fortress where several political prisoners were struggling against the Old Regime. The Old Regime was a regime where the population was stratified into three states - the 1st state the Clergy, the 2nd state the Nobility, and the 3rd state the People. General statements were called to try to find a solution to the crisis. But the general state did not reach agreement and taking into consideration part of the people and the nobility joined in the room of the Pearl and swore to change the constitution what in fact happened. Following this event was created the National Assembly where the third state now the majority would radically change the French society from the social, political and economic point of view. We intend to demonstrate that the teaching of didactic units when carried out with the support of didactic resources such as PowerPoint, goolge slides, mental maps, and videos has two important effects: First, they help students to focus on the knowledge and information that the teacher has to pass through, and secondly they help to curb some behaviors of indiscipline that are transversal to the majority of classes in which the age range is between fifteen and sixteen years . And third, if the teacher wants, for example with regard to Powerponit, for example, the teacher can send the students the same PowerPoint for them to study.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Miguel Augusto Silva Neves da Rosa2019-01-10T16:52:01Z20182018-07-092018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36349TID:202193535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:37.917148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática |
title |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática |
spellingShingle |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática Lopes, Miguel Augusto Silva Neves da Rosa História Revoluções Monarquia República Política Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática |
title_full |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática |
title_fullStr |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática |
title_full_unstemmed |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática |
title_sort |
As Revoluções Americana e Francesa : uma proposta didática |
author |
Lopes, Miguel Augusto Silva Neves da Rosa |
author_facet |
Lopes, Miguel Augusto Silva Neves da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Miguel Augusto Silva Neves da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Revoluções Monarquia República Política Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
História Revoluções Monarquia República Política Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-07-09 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-10T16:52:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/36349 TID:202193535 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/36349 |
identifier_str_mv |
TID:202193535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134440934342656 |