As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Isabel Margarida Teixeira Monteiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57713
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_3235d233ace0d20ff13e43623eb17267
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da históriaHistória - Estudo e ensinoAprendizagemAntigo regimeRevoluçõesRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO relatório aqui apresentado corresponde ao trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nomeadamente no decurso da nossa prática letiva supervisiona na Escola Secundária José Gomes Ferreira. Esta desenvolveu-se com os alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade, do curso CientíficoHumanístico de Artes Visuais, na disciplina de História da Cultura e das Artes e abordou os conteúdos históricos relativos ao Módulo “A Cultura de Salão”, correspondente grosso modo à última fase do Antigo Regime e ao dealbar era das revoluções, recorrendo a metodologias inspiradas na teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. Paralelamente, no último segmento deste relatório, sondamos as potencialidades da cultura material para a didática da História, nomeadamente através de um exercício de exploração dos objetos museais para a construção de um museu virtual alusivo à era das revoluções.The report presented here describes the work undertaken within the scope of the MA in History Education, namely during our supervised teaching practice at the José Gomes Ferreira Secondary School. This practice was developed with students of an 11th-grade class, enrolled in the Scientific-Humanistic Visual Arts course, during their History of Culture and Arts classes. It sought to address the historical contents related to the module “The Culture of the Salon”, corresponding roughly to the last phase of the Ancien Régime and to the dawning of the era of revolutions, using methodologies inspired by the theory of meaningful learning by David Paul Ausubel. Concurrently, in the last segment of this report, we probe the potential of material culture for the didactics of History, namely through the exploration of museum objects for the construction of a virtual museum alluding to the era of revolutions.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaMelo, Isabel Margarida Teixeira Monteiro2023-05-31T13:40:19Z2022-10-212022-09-222022-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:15.790232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
title As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
spellingShingle As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
Melo, Isabel Margarida Teixeira Monteiro
História - Estudo e ensino
Aprendizagem
Antigo regime
Revoluções
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
title_full As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
title_fullStr As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
title_full_unstemmed As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
title_sort As revoluções do Antigo Regime através dos objetos museológicos – O papel da cultura material na didática da história
author Melo, Isabel Margarida Teixeira Monteiro
author_facet Melo, Isabel Margarida Teixeira Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Isabel Margarida Teixeira Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Aprendizagem
Antigo regime
Revoluções
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História - Estudo e ensino
Aprendizagem
Antigo regime
Revoluções
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21
2022-09-22
2022-10-21T00:00:00Z
2023-05-31T13:40:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57713
url http://hdl.handle.net/10451/57713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134637436436480