A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanga, João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dourado, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84207
Resumo: Nesta investigação pretendeu-se averiguar a imagem dos cientistas perfilhada pelos alunos do ensino secundário angolano. Desenvolveu-se um estudo com 80 alunos, distribuídos em seis municípios da província do Uíge. Os dados recolhidos através de um questionário revelaram que os alunos possuem imagens estereotipadas acerca dos cientistas e seu trabalho, consideram-nos como pessoas com aparência esquisita, do sexo masculino, génios que trabalham de forma individual no laboratório, seguindo os passos do método científico. Também consideram que a atividade científica sofre influência da religião, da política e da família. Estes resultados mostram que é necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem.
id RCAP_2489ea96aee89068576809424030e39c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciênciasThe image of scientists in high secondary schools in Angola: a study with science teachers and studentsLa imagen de los científicos en la educación secundaria de angola: un estudio con estudiantes de cienciasAngolaAlunos de ciênciasEnsino secundárioImagem dos cientistasScience studentsSecondary educationImage of scientistsEstudiantes de ciencias.Enseñanza secundariaImagen de los científicosCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeNesta investigação pretendeu-se averiguar a imagem dos cientistas perfilhada pelos alunos do ensino secundário angolano. Desenvolveu-se um estudo com 80 alunos, distribuídos em seis municípios da província do Uíge. Os dados recolhidos através de um questionário revelaram que os alunos possuem imagens estereotipadas acerca dos cientistas e seu trabalho, consideram-nos como pessoas com aparência esquisita, do sexo masculino, génios que trabalham de forma individual no laboratório, seguindo os passos do método científico. Também consideram que a atividade científica sofre influência da religião, da política e da família. Estes resultados mostram que é necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem.In this reseacrh it was intended to search the image of scientists espoused by angolan secondary school students. A study was carried out with 80 students, distributed in six municipalities of Uíge province. The data colleted through a questionaire revealed that students have stereotyped images about scientists and their work, they consider them as weird – looking, male, geniuses who work individually in laboratory, following the steps of the scientific method. They also consider that scientific activity is infuenced by religion, politics and family. These results show that it is necessary to rethink the teaching and learning processes.En esta investigación se pretendió verificar la imagen de los científicos desplegada por estudiantes de enseñanza secundaria angoleño. Se desarrolló un estudio con 80 estudiantes, distribuidos en seis municipios de la provincia de Uíge. Los datos recopilados a través un cuestionario revelaron que los estudiantes tienen imágenes estereotipadas sobre el científico y su trabajo, los consideran personas de aspecto extraño, de hombres, genios que trabajan individualmente en el laboratorio, siguiendo los pasos del método científico. También consideran que la actividad científica se resiente influencia de la religión, la política y la familia. Estos resultados muestran que es necesario repensar los procesos de enseñanza y aprendizajeCIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.”Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)Universidade do MinhoKanga, JoãoDourado, Luís2022-10-132022-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84207porKanga, J., & Dourado, L. A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022005, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/726. Acesso em: 9 jan. 2023.2675-4258https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/726info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:37:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:48.626752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
The image of scientists in high secondary schools in Angola: a study with science teachers and students
La imagen de los científicos en la educación secundaria de angola: un estudio con estudiantes de ciencias
title A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
spellingShingle A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
Kanga, João
Angola
Alunos de ciências
Ensino secundário
Imagem dos cientistas
Science students
Secondary education
Image of scientists
Estudiantes de ciencias.
Enseñanza secundaria
Imagen de los científicos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
title_full A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
title_fullStr A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
title_full_unstemmed A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
title_sort A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências
author Kanga, João
author_facet Kanga, João
Dourado, Luís
author_role author
author2 Dourado, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanga, João
Dourado, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
Alunos de ciências
Ensino secundário
Imagem dos cientistas
Science students
Secondary education
Image of scientists
Estudiantes de ciencias.
Enseñanza secundaria
Imagen de los científicos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Angola
Alunos de ciências
Ensino secundário
Imagem dos cientistas
Science students
Secondary education
Image of scientists
Estudiantes de ciencias.
Enseñanza secundaria
Imagen de los científicos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Nesta investigação pretendeu-se averiguar a imagem dos cientistas perfilhada pelos alunos do ensino secundário angolano. Desenvolveu-se um estudo com 80 alunos, distribuídos em seis municípios da província do Uíge. Os dados recolhidos através de um questionário revelaram que os alunos possuem imagens estereotipadas acerca dos cientistas e seu trabalho, consideram-nos como pessoas com aparência esquisita, do sexo masculino, génios que trabalham de forma individual no laboratório, seguindo os passos do método científico. Também consideram que a atividade científica sofre influência da religião, da política e da família. Estes resultados mostram que é necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13
2022-10-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84207
url https://hdl.handle.net/1822/84207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Kanga, J., & Dourado, L. A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022005, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/726. Acesso em: 9 jan. 2023.
2675-4258
https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133107749650432