O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Carla Madalena da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/550
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional, apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_25a7023cdec16fc78fbc430ef1d6c2d1
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidorPersonalidade da marcaLealdade à marcaMarca do distribuidorDissertação de Mestrado em Marketing Relacional, apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.Num contexto de contínuo crescimento da quota de mercado detida pelas marcas dos distribuidores, situação verificada em vários mercados, incluindo o português, é importante desenvolver a lealdade a estas marcas, tendo em conta os benefícios subjacentes. A personalidade da marca é uma importante forma de diferenciação da marca face às outras marcas concorrentes e tem um impacto significativo na relação que o consumidor desenvolve com a marca. Este trabalho analisa, para o caso específico das marcas do distribuidor, o impacto das diferentes dimensões da personalidade da marca propostas por Aaker (1997) – sinceridade, entusiasmo, competência, sofisticação e robustez – nos vários níveis de lealdade à marca – lealdade cognitiva, afetiva, conativa e de ação. Com base numa amostra de 210 consumidores familiarizados com as marcas do distribuidor e na aplicação de modelos de regressão linear múltipla, concluiu-se que (i) o entusiasmo e a competência associados às marcas do distribuidor têm um efeito positivo significativo na lealdade cognitiva; (ii) a competência tem um efeito positivo na lealdade afetiva; (iii) o entusiasmo e a robustez têm um efeito positivo na lealdade conativa; e (iv) o entusiasmo tem um efeito positivo na lealdade de ação. Por sua vez, a associação das marcas do distribuidor às dimensões da personalidade sinceridade e sofisticação demonstrou não ter um efeito estatisticamente significativo em nenhum dos tipos de lealdade analisados. Tendo por base estes resultados, são apresentadas recomendações para a gestão das marcas do distribuidor com o objetivo de desenvolver a lealdade dos consumidores a estas marcas.IC-OnlineMachado, Carla Madalena da Silva2012-07-20T08:59:41Z2012-07-202012-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T14:46:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
title O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
spellingShingle O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
Machado, Carla Madalena da Silva
Personalidade da marca
Lealdade à marca
Marca do distribuidor
title_short O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
title_full O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
title_fullStr O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
title_full_unstemmed O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
title_sort O impacto da personalidade da marca nos diferentes níveis de lealdade à marca – o caso das marcas do distribuidor
author Machado, Carla Madalena da Silva
author_facet Machado, Carla Madalena da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Carla Madalena da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade da marca
Lealdade à marca
Marca do distribuidor
topic Personalidade da marca
Lealdade à marca
Marca do distribuidor
description Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional, apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-20T08:59:41Z
2012-07-20
2012-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/550
url http://hdl.handle.net/10400.8/550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302477495861248