Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Mariana M. de Sousa Machado da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27548
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_264c0cc93f3c23573465c93ca23b04af
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunosCriatividadeEducaçãoTalentoPercepçãoTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Neste estudo procurou-se averiguar sobre as perceções dos professores de 1º ciclo sobre o talento criativo dos seus alunos. O objetivo desta investigação consiste no estudo da relação entre o talento criativo percecionado pelos professores e três dimensões (criatividade, inteligência e resultados escolares; para além de variáveis sóciodemográficas). Este estudo contou com 241 participantes, alunos do 3º e 4º ano do ensino básico provenientes de diversos agrupamentos de escolas portuguesas e 24 participantes professores das respetivas turmas. Os alunos participantes responderam a dois testes de criatividade figurativa da Bateria de Testes de Pensamento Criativo de Torrance (TTCT) e a um teste de criatividade verbal, bem como ao teste de inteligência das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Aos professores foi aplicado um questionário para que referissem quais os seus alunos com maior talento criativo e foram-lhes pedidas as pautas das notas com as avaliações escolares. As respostas ao TTCT foram avaliadas atendendo aos critérios fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração e as respostas ao MPCR foram avaliadas a partir do seu resultado total. A análise das respostas teve como base o teste do Qui-quadrado para avaliar a relação entre o talento criativo e as restantes variáveis estudadas. Das 26 variáveis cruzadas com o talento criativo, só uma apresentou diferenças significativas (fluência na atividade 2), havendo ainda o sexo e as notas de exames que apresentaram diferenças interessantes, embora não significativas. Estes resultados podem demonstrar falhas metodológicas ou a efetiva inexistência de relação entre o talento criativo e as variáveis analisadas.In this study we sought to find out about teachers’ perceptions about their students’ creative talent. The goal of this research is to study the relationship between teachers’ perceived creative talent and three dimensions (creativity, intelligence and school evaluation, as well as socio-demographic variables). Data were collected from 241 students of 3rd and 4th grade and 24 participants’ teachers of the same classes. The students responded to two tests of figurative creativity of Torrance Test of Creative Thinking (TTCT) and to a Verbal Creativity Test, as well as to Raven’s Colored Progressive Matrices test (RCPM). To the teachers it was applied a questionnaire for them to refer the most creatively talented students and they were requested to provide their students’ school grades. Responses to TTCT were evaluated taking into account the criteria fluency, flexibility, originality and elaboration as well as RCPM responses that were evaluated with base on total scores. Of the 26 variables crossed with creative talent, only one showed significant differences (fluency in activity 2), however sex and exams grades showed interesting differences, though not significant. These results may demonstrate methodological flaws or the ineffective relationship between creative talent and the analyzed variables.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaMacedo, Mariana M. de Sousa Machado da Costa2017-04-27T10:51:41Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:57.743943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
title Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
spellingShingle Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
Macedo, Mariana M. de Sousa Machado da Costa
Criatividade
Educação
Talento
Percepção
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
title_full Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
title_fullStr Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
title_full_unstemmed Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
title_sort Perceções de professores do 1º ciclo em relação ao talento criativo dos alunos
author Macedo, Mariana M. de Sousa Machado da Costa
author_facet Macedo, Mariana M. de Sousa Machado da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Mariana M. de Sousa Machado da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Educação
Talento
Percepção
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Criatividade
Educação
Talento
Percepção
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-10
2016-01-01T00:00:00Z
2017-04-27T10:51:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27548
url http://hdl.handle.net/10451/27548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134360141561856