Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25348 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
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Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativaCriatividade (Linguística)Pensamento criativoTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Neste estudo procurou-se averiguar sobre a natureza do domínio da criatividade. O presente estudo visa compreender se a criatividade constituí mais proeminentemente um domínio geral ou se um domínio específico. Este estudo contou com 241 participantes, alunos do 3º e 4º ano do ensino básico provenientes de diversos agrupamentos de escolas portuguesas. Os participantes responderam a dois testes de criatividade figurativa da Bateria de Teste de Pensamento Criativo de Torance (TTCT) e a um Teste de Criatividade Verbal. As respostas foram avaliadas atendendo aos critérios fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração das respostas. A análise das respostas teve como base o cálculo dos coeficientes de correlação para descrever a relação entre os critérios avaliados pelos testes de criatividade figurativa e pelo o teste de criatividade verbal. Os resultados foram mais favoráveis à visão da criatividade como um domínio específico do que à visão da criatividade como um domínio geral.In this study we sought to find out about the nature of creativity domain. This study aims to understand if the creativity constitute most prominently a general domain or a specific domain. This study included 241 participants, students of the 3rd and 4th year of primary education from various groups of Portuguese schools. Participants responded to two tests of figurative creativity of Torrance Test of Creative Thinking (TTCT) Battery and a Verbal Creativity Test. Responses were evaluated taking into account the criteria fluency, flexibility, originality and elaboration of answers. The analysis of the responses was based on the calculation of correlation coefficients to describe the relationship between the evaluated criteria by the figurative creativity tests, and verbal creativity test. The results were more favorable to the vision of creativity as a specific domain than the vision of creativity as a general domain.Bahia, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaFaria, Isabel Jesus Fernandes2016-12-21T11:51:43Z20162016-07-042016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25348TID:201915111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:22.925286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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