Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Isabel Jesus Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25348
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_c6b40eb70ea22a6ccccb9812fc0b7c35
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/25348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativaCriatividade (Linguística)Pensamento criativoTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Neste estudo procurou-se averiguar sobre a natureza do domínio da criatividade. O presente estudo visa compreender se a criatividade constituí mais proeminentemente um domínio geral ou se um domínio específico. Este estudo contou com 241 participantes, alunos do 3º e 4º ano do ensino básico provenientes de diversos agrupamentos de escolas portuguesas. Os participantes responderam a dois testes de criatividade figurativa da Bateria de Teste de Pensamento Criativo de Torance (TTCT) e a um Teste de Criatividade Verbal. As respostas foram avaliadas atendendo aos critérios fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração das respostas. A análise das respostas teve como base o cálculo dos coeficientes de correlação para descrever a relação entre os critérios avaliados pelos testes de criatividade figurativa e pelo o teste de criatividade verbal. Os resultados foram mais favoráveis à visão da criatividade como um domínio específico do que à visão da criatividade como um domínio geral.In this study we sought to find out about the nature of creativity domain. This study aims to understand if the creativity constitute most prominently a general domain or a specific domain. This study included 241 participants, students of the 3rd and 4th year of primary education from various groups of Portuguese schools. Participants responded to two tests of figurative creativity of Torrance Test of Creative Thinking (TTCT) Battery and a Verbal Creativity Test. Responses were evaluated taking into account the criteria fluency, flexibility, originality and elaboration of answers. The analysis of the responses was based on the calculation of correlation coefficients to describe the relationship between the evaluated criteria by the figurative creativity tests, and verbal creativity test. The results were more favorable to the vision of creativity as a specific domain than the vision of creativity as a general domain.Bahia, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaFaria, Isabel Jesus Fernandes2016-12-21T11:51:43Z20162016-07-042016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25348TID:201915111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:22.925286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
title Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
spellingShingle Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
Faria, Isabel Jesus Fernandes
Criatividade (Linguística)
Pensamento criativo
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
title_full Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
title_fullStr Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
title_full_unstemmed Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
title_sort Explorando a natureza do domínio da criatividade em alunos do 1º ciclo : relação entre criatividade verbal e criatividade figurativa
author Faria, Isabel Jesus Fernandes
author_facet Faria, Isabel Jesus Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bahia, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Isabel Jesus Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Linguística)
Pensamento criativo
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Criatividade (Linguística)
Pensamento criativo
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21T11:51:43Z
2016
2016-07-04
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/25348
TID:201915111
url http://hdl.handle.net/10451/25348
identifier_str_mv TID:201915111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134338867003392