Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vareiro, Laurentina Maria da Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Sónia Patrícia de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9535
Resumo: LGBT tourism has stimulated growing interest from companies and touristic destinations.Destinations wishing to attract the LGBT market must be aware that modern legislation on equal rights, acceptance, respect, non-discrimination and acceptance by the local community are vital factors for success (WTO, 2017).In this context, the present study focuses on the analysis of attitudes and perceptions of the local community of Northern Portugal towards tourism / LGBT market. In general, the local community is perceived as quite hospitable people. However, there is still some reluctance and discrimination regarding sexual orientation and gender identity.
id RCAP_265f2925373ec7382ac5f22ce8736b9f
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/9535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBTLGBT tourism has stimulated growing interest from companies and touristic destinations.Destinations wishing to attract the LGBT market must be aware that modern legislation on equal rights, acceptance, respect, non-discrimination and acceptance by the local community are vital factors for success (WTO, 2017).In this context, the present study focuses on the analysis of attitudes and perceptions of the local community of Northern Portugal towards tourism / LGBT market. In general, the local community is perceived as quite hospitable people. However, there is still some reluctance and discrimination regarding sexual orientation and gender identity.O turismo LGBT tem suscitado um crescente interesse de empresas e destinos turísticos. Os destinos que pretendam atrair o mercado LGBT têm de estar cientes que uma legislação moderna em igualdade de direitos, a aceitação, respeito, não discriminação e o acolhimento por parte da comunidade local são fatores vitais para serem bem-sucedidos (WTO, 2017). Nesse contexto, o presente estudo tem como foco central a análise das atitudes e perceção da comunidade local da região Norte de Portugal para com o turismo/mercado LGBT. Em geral, a comunidade local do Norte de Portugal é percecionada como bastante hospitaleira. Porém, nota-se ainda alguma relutância e discriminação em relação à orientação sexual e identidade de género.Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2021-09-20T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9535oai:proa.ua.pt:article/9535Journal of Tourism & Development; Vol 36 No 2 (2021); 303-318Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 36 n.º 2 (2021); 303-3182182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/9535https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9535https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/9535/18837Direitos de Autor (c) 2021 Revista Turismo & Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVareiro, Laurentina Maria da CruzSilva, Sónia Patrícia de Sousa2022-09-26T10:56:38ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
title Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
spellingShingle Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
Vareiro, Laurentina Maria da Cruz
title_short Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
title_full Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
title_fullStr Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
title_full_unstemmed Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
title_sort Perceção e atitude da comunidade local do Norte de Portugal face ao mercado e turismo LGBT
author Vareiro, Laurentina Maria da Cruz
author_facet Vareiro, Laurentina Maria da Cruz
Silva, Sónia Patrícia de Sousa
author_role author
author2 Silva, Sónia Patrícia de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vareiro, Laurentina Maria da Cruz
Silva, Sónia Patrícia de Sousa
description LGBT tourism has stimulated growing interest from companies and touristic destinations.Destinations wishing to attract the LGBT market must be aware that modern legislation on equal rights, acceptance, respect, non-discrimination and acceptance by the local community are vital factors for success (WTO, 2017).In this context, the present study focuses on the analysis of attitudes and perceptions of the local community of Northern Portugal towards tourism / LGBT market. In general, the local community is perceived as quite hospitable people. However, there is still some reluctance and discrimination regarding sexual orientation and gender identity.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9535
oai:proa.ua.pt:article/9535
url https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9535
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/9535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/9535
https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.9535
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/9535/18837
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Revista Turismo & Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Revista Turismo & Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 36 No 2 (2021); 303-318
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 36 n.º 2 (2021); 303-318
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301550571454464