Representações sociais em educação: uma revisão de literatura de tipo narrativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38011 |
Resumo: | O presente artigo aborda as representações sociais enquanto elementos estruturadores do pensamento e do comportamento das sociedades, elos do passado e da memória dos indivíduos à contemporaneidade, que possibilitam uma interpretação do mundo através da simplificação e da categorização. Passando por Durkheim e Moscovici até Kalampalikis, abordamos teorias que relacionam as representações a uma necessidade humana de idealizar o mundo e de o explicar através de mitos, religiões e ideologias, sendo que as representações sociais são consideradas os mitos da contemporaneidade que surgem numa tentativa de explicar o que nos é desconhecido e diferente. Deste modo, e considerando que na contemporaneidade a globalização e os movimentos migratórios levam a que as sociedades – e as escolas em particular – sejam cada vez mais complexas na sua composição, desenvolvemos uma revisão de literatura de tipo narrativo com os seguintes objetivos: i) identificar os tópicos de estudo mais atuais na área das representações sociais em contextos educativos; ii) identificar a metodologia utilizada; e iii) compreender os contributos destes estudos para o desenvolvimento da área. Para tal, foi efetuada uma pesquisa numa base de dados, Scopus, tendo sido encontrados 14 artigos dos últimos dois anos. Os artigos foram sujeitos a uma análise categorial e os resultados demonstram que: a maioria dos estudos encontrados se focam nas representações sociais associadas a questões de saúde, com um enfoque em temas emergentes das sociedades atuais, tais como COVID-19 e alterações climáticas; e os instrumentos de recolha de dados mais utilizados são o inquérito por entrevista e por questionário. |
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