O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Zara Pinto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Silvana Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29214
Resumo: Pretendemos identificar as estratégias visuais usadas na comunicação de discursos heterosexistas em anúncios publicitários publicados em revistas femininas, e saber se esse processo significa transformação ou reprodução da ordem heterogenderizada hegemónica das sociedades ocidentais. Os significados visuais são abordados a partir de um ponto de vista semiótico-social e descritos a partir do quadro analítico de Kress e van Leeuwen (1996).
id RCAP_26ce5b1c15e8c87f69931ed653540236
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivasEstratégias visuaisDiscursos heterosexistasAnúnciosRevistas femininasSemiótica socialPretendemos identificar as estratégias visuais usadas na comunicação de discursos heterosexistas em anúncios publicitários publicados em revistas femininas, e saber se esse processo significa transformação ou reprodução da ordem heterogenderizada hegemónica das sociedades ocidentais. Os significados visuais são abordados a partir de um ponto de vista semiótico-social e descritos a partir do quadro analítico de Kress e van Leeuwen (1996).Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoCoelho, Zara PintoRibeiro, Silvana Mota20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29214por1645-2089info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
title O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
spellingShingle O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
Coelho, Zara Pinto
Estratégias visuais
Discursos heterosexistas
Anúncios
Revistas femininas
Semiótica social
title_short O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
title_full O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
title_fullStr O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
title_full_unstemmed O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
title_sort O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas
author Coelho, Zara Pinto
author_facet Coelho, Zara Pinto
Ribeiro, Silvana Mota
author_role author
author2 Ribeiro, Silvana Mota
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Zara Pinto
Ribeiro, Silvana Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias visuais
Discursos heterosexistas
Anúncios
Revistas femininas
Semiótica social
topic Estratégias visuais
Discursos heterosexistas
Anúncios
Revistas femininas
Semiótica social
description Pretendemos identificar as estratégias visuais usadas na comunicação de discursos heterosexistas em anúncios publicitários publicados em revistas femininas, e saber se esse processo significa transformação ou reprodução da ordem heterogenderizada hegemónica das sociedades ocidentais. Os significados visuais são abordados a partir de um ponto de vista semiótico-social e descritos a partir do quadro analítico de Kress e van Leeuwen (1996).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29214
url http://hdl.handle.net/1822/29214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303711507283968