Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3846 |
Resumo: | Esta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química. |
id |
RCAP_9bc82af501e500ab9b1e6385f41d3575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3846 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficasEducational potentialities of students-curated interactive exhibitions about sociocientific issuescontrovérsias sociocientíficasexposições interativaspercepções dos alunosativismoinvestigação e inovação responsáveissocioscientific issuesinteractive exhibitionsstudents’ perceptionsactivismEsta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.This quantitative research evaluates the impact of the exhibitions developed by science students under the scope of IRRESISTIBLEproject–aboutthe Responsible Research and Innovation dimensions of socioscientific issues–on the students' perceptions about their scientific competences and science classes. A pre-and post-test questionnaire was developed, validated and applied to students from 10 countries. Statistical analysis indicates that students improved perceptions about: 1) their skills in developing exhibitions as a way of raising awareness about topics related to science, technology and society; 2) the social relevance of science classes. As a conclusion, the educational potential of this educational strategy in the teaching of Chemistry is discussed.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémReis, PedroMónica, BaptistaTinoca, LuisLinhares, Elisabete2022-01-13T15:07:55Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3846porReis, P.; Baptista, M.; Tinoca, L. & Linhares, E. (2021).Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(Número especial 2), 1-21. DOI https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-212175-6600https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:32.821440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas Educational potentialities of students-curated interactive exhibitions about sociocientific issues |
title |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas |
spellingShingle |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas Reis, Pedro controvérsias sociocientíficas exposições interativas percepções dos alunos ativismo investigação e inovação responsáveis socioscientific issues interactive exhibitions students’ perceptions activism |
title_short |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas |
title_full |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas |
title_fullStr |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas |
title_full_unstemmed |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas |
title_sort |
Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas |
author |
Reis, Pedro |
author_facet |
Reis, Pedro Mónica, Baptista Tinoca, Luis Linhares, Elisabete |
author_role |
author |
author2 |
Mónica, Baptista Tinoca, Luis Linhares, Elisabete |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Pedro Mónica, Baptista Tinoca, Luis Linhares, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
controvérsias sociocientíficas exposições interativas percepções dos alunos ativismo investigação e inovação responsáveis socioscientific issues interactive exhibitions students’ perceptions activism |
topic |
controvérsias sociocientíficas exposições interativas percepções dos alunos ativismo investigação e inovação responsáveis socioscientific issues interactive exhibitions students’ perceptions activism |
description |
Esta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-13T15:07:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3846 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, P.; Baptista, M.; Tinoca, L. & Linhares, E. (2021).Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(Número especial 2), 1-21. DOI https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21 2175-6600 https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137044862074880 |