Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mónica, Baptista, Tinoca, Luis, Linhares, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3846
Resumo: Esta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.
id RCAP_9bc82af501e500ab9b1e6385f41d3575
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficasEducational potentialities of students-curated interactive exhibitions about sociocientific issuescontrovérsias sociocientíficasexposições interativaspercepções dos alunosativismoinvestigação e inovação responsáveissocioscientific issuesinteractive exhibitionsstudents’ perceptionsactivismEsta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.This quantitative research evaluates the impact of the exhibitions developed by science students under the scope of IRRESISTIBLEproject–aboutthe Responsible Research and Innovation dimensions of socioscientific issues–on the students' perceptions about their scientific competences and science classes. A pre-and post-test questionnaire was developed, validated and applied to students from 10 countries. Statistical analysis indicates that students improved perceptions about: 1) their skills in developing exhibitions as a way of raising awareness about topics related to science, technology and society; 2) the social relevance of science classes. As a conclusion, the educational potential of this educational strategy in the teaching of Chemistry is discussed.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémReis, PedroMónica, BaptistaTinoca, LuisLinhares, Elisabete2022-01-13T15:07:55Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3846porReis, P.; Baptista, M.; Tinoca, L. & Linhares, E. (2021).Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(Número especial 2), 1-21. DOI https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-212175-6600https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:32.821440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
Educational potentialities of students-curated interactive exhibitions about sociocientific issues
title Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
spellingShingle Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
Reis, Pedro
controvérsias sociocientíficas
exposições interativas
percepções dos alunos
ativismo
investigação e inovação responsáveis
socioscientific issues
interactive exhibitions
students’ perceptions
activism
title_short Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_full Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_fullStr Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_full_unstemmed Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
title_sort Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas
author Reis, Pedro
author_facet Reis, Pedro
Mónica, Baptista
Tinoca, Luis
Linhares, Elisabete
author_role author
author2 Mónica, Baptista
Tinoca, Luis
Linhares, Elisabete
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro
Mónica, Baptista
Tinoca, Luis
Linhares, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv controvérsias sociocientíficas
exposições interativas
percepções dos alunos
ativismo
investigação e inovação responsáveis
socioscientific issues
interactive exhibitions
students’ perceptions
activism
topic controvérsias sociocientíficas
exposições interativas
percepções dos alunos
ativismo
investigação e inovação responsáveis
socioscientific issues
interactive exhibitions
students’ perceptions
activism
description Esta pesquisa quantitativa avalia o impacto das exposições desenvolvidas pelos alunos de ciências no âmbito do projeto IRRESISTIBLE –sobre as dimensões de Investigação e Inovação Responsáveis de controvérsias sociocientíficas –nas percepções dos alunos sobre as suas competências científicas e as aulas de ciências. Um questionário com prée pós-teste foi desenvolvido, validado e aplicado a alunos de10 países. A análise estatística indica que os alunos melhoraram as percepções sobre:1) as suas competências de desenvolvimento de exposições como forma de conscientizar sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade; 2) a relevância social das aulas de ciências. Como conclusão, discutem-se as potencialidades educativas desta estratégia educativa no ensino da Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-13T15:07:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3846
url http://hdl.handle.net/10400.15/3846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, P.; Baptista, M.; Tinoca, L. & Linhares, E. (2021).Potencialidades educativas do desenvolvimento pelos alunos de exposições interativas sobre controvérsias sociocientíficas. Debates em Educação, 13(Número especial 2), 1-21. DOI https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21
2175-6600
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137044862074880