Inglês: atividade de enriquecimento ou disciplina curricular?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Marta Raquel da Cunha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4007
Resumo: O ensino do Inglês tem-se difundido por toda a Europa, mas também por todo o mundo e a faixas etárias cada vez mais baixas (precoces). Portugal não é exceção. Desde 2005, para os 3º e 4º anos e 2006, para os 1º e 2º anos, que as escolas de 1º Ciclo têm obrigatoriamente de incluir a lecionação da disciplina em horário extracurricular, embora com um caráter lúdico e sensibilizador, em detrimento de uma abordagem formal. Contudo, questiona-se se esta deverá continuar a ser uma atividade de enriquecimento ou se, pelo contrário, a sua integração no currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico não será mais profícua. Esta é a problemática central do nosso Trabalho de Projeto. Recorrendo-se à metodologia de investigação-ação concluiu-se que a aprendizagem da disciplina é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, metacognitivo, social e cultural da criança e que, o seu ensino precoce, salvaguardadas as devidas condições, pode acarretar inúmeros benefícios. Recomenda-se, por conseguinte, a sua inclusão no currículo do 1º CEB. Consideramos, assim, que este Trabalho de Projeto constitui um contributo, embora modesto, para a melhoria das práticas educativas.
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