Tensões vivenciadas por professores de escolas primárias no período da iniciação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Ive
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Galvão, Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8492
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar as principais fontes de tensão vivenciadas pelo professor que está iniciando na carreira e os sentimentos e emoções decorrentes destas tensões. Os participantes foram oito professores atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada na periferia do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo em que foi utilizada a metodologia do estudo de casos múltiplos. Para geração de dados foram utilizadas a observação direta, observação participante e entrevistas semiestruturadas. No discurso docente apareceram como principais fontes de tensão o relacionamento entre professores iniciantes e os alunos, a regência em turmas complexas, o não domínio dos conteúdos a serem ministrados, a falta de apoio institucional e a situação de provisoriedade funcional. Predominaram os sentimentos de medo, insegurança, incapacidade, fracasso profissional, solidão, frustração, desencanto e desânimo que acabaram tornando ainda mais ‘perverso’ o início da trajetória profissional da maioria dos participantes. A incidência de sentimentos desta natureza evidencia a necessidade da formação emocional do professor defendida por Imbernón (2010), o reconhecimento da importância da subjetividade dos professores e a valorização da pessoa do professor postulada por Nóvoa (1992, 1995, 2009).
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