A natureza multifacetada das tensões na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Afonso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Shultz, Lynette, Guimarães-Iosif, Ranilce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8471
Resumo: Os conflitos escolares são sintomas de tensões profundas que assumem expressões diversas em espaços, locais e realidades diferentes. Seja simbólica, física ou ambas, a violência é geralmente associada com o sistema educacional, com a sociedade e com as estruturas de governança das quais as escolas fazem parte.  Os vários atores: professores, alunos, comunidades, governantes e elaboradores de políticas públicas – desenvolvem papéis que em níveis e dimensões variados podem ajudar a aprofundar ou aliviar o problema. Os artigos publicados nesta edição da Revista Interacções refletem a natureza multifacetada das tensões e das violências na escola. Os textos tratam de temas variados que tanto exploram a constituição das violências em suas diferentes dimensões, como fazem propostas efetivas para a sua superação.
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