A natureza multifacetada das tensões na escola
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8471 |
Resumo: | Os conflitos escolares são sintomas de tensões profundas que assumem expressões diversas em espaços, locais e realidades diferentes. Seja simbólica, física ou ambas, a violência é geralmente associada com o sistema educacional, com a sociedade e com as estruturas de governança das quais as escolas fazem parte. Os vários atores: professores, alunos, comunidades, governantes e elaboradores de políticas públicas – desenvolvem papéis que em níveis e dimensões variados podem ajudar a aprofundar ou aliviar o problema. Os artigos publicados nesta edição da Revista Interacções refletem a natureza multifacetada das tensões e das violências na escola. Os textos tratam de temas variados que tanto exploram a constituição das violências em suas diferentes dimensões, como fazem propostas efetivas para a sua superação. |
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