O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, António João da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6546
Resumo: Atualmente o computador é visto, no meio escolar, como um instrumento incontornável de trabalho. A informática e as redes de informação, estão a revolucionar o ensino aprendizagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer o que tem sido feito em Portugal, no que diz respeito à implementação de projetos para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, em particular no ensino da Matemática. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD) podem constituir-se como ferramentas essenciais para o ensino na linha construtivista. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com alunos de uma turma do 11º ano, que pretende dar a conhecer uma análise feita a uma experiência com a introdução de um software de geometria dinâmica, bem como uma reflexão sobre a mesma. Esta experiência consistiu na aplicação do software GeoGebra na aprendizagem do tema “Geometria no plano e no espaço II – redução ao primeiro quadrante”, dos alunos, da Escola Secundária de Amarante.
id RCAP_28f042fb91444c73de0902e4344e19d0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computadorMatemáticaEnsinoTecnologiasGeometria (dinâmica)GeoGebraAtualmente o computador é visto, no meio escolar, como um instrumento incontornável de trabalho. A informática e as redes de informação, estão a revolucionar o ensino aprendizagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer o que tem sido feito em Portugal, no que diz respeito à implementação de projetos para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, em particular no ensino da Matemática. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD) podem constituir-se como ferramentas essenciais para o ensino na linha construtivista. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com alunos de uma turma do 11º ano, que pretende dar a conhecer uma análise feita a uma experiência com a introdução de um software de geometria dinâmica, bem como uma reflexão sobre a mesma. Esta experiência consistiu na aplicação do software GeoGebra na aprendizagem do tema “Geometria no plano e no espaço II – redução ao primeiro quadrante”, dos alunos, da Escola Secundária de Amarante.Nowadays computers are a tool that can not be ignored by teachers in school! This work intends to show what has been done in Portugal concerning the implementation of projects related to the introduction of Information and Communication Technologies (ICT), especially in the teaching of Mathematics. Dynamic geometry environments (DGE) could reveal themselves fundamental tools in a constructivist approaches. We conducted a case study of qualitative nature with students of the 11th year,. The experiment consisted in the application of the software GeoGebra in the learning of the subject “Geometry in the plane and in the space II – reduction of the first quadrant”, students in Secondary School of Amarante. A reflection on this experience was also done.2016-10-03T15:43:35Z2016-10-03T00:00:00Z2016-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6546porCardoso, António João da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.636982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
title O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
spellingShingle O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
Cardoso, António João da Costa
Matemática
Ensino
Tecnologias
Geometria (dinâmica)
GeoGebra
title_short O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
title_full O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
title_fullStr O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
title_full_unstemmed O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
title_sort O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
author Cardoso, António João da Costa
author_facet Cardoso, António João da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, António João da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Tecnologias
Geometria (dinâmica)
GeoGebra
topic Matemática
Ensino
Tecnologias
Geometria (dinâmica)
GeoGebra
description Atualmente o computador é visto, no meio escolar, como um instrumento incontornável de trabalho. A informática e as redes de informação, estão a revolucionar o ensino aprendizagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer o que tem sido feito em Portugal, no que diz respeito à implementação de projetos para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, em particular no ensino da Matemática. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD) podem constituir-se como ferramentas essenciais para o ensino na linha construtivista. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com alunos de uma turma do 11º ano, que pretende dar a conhecer uma análise feita a uma experiência com a introdução de um software de geometria dinâmica, bem como uma reflexão sobre a mesma. Esta experiência consistiu na aplicação do software GeoGebra na aprendizagem do tema “Geometria no plano e no espaço II – redução ao primeiro quadrante”, dos alunos, da Escola Secundária de Amarante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-03T15:43:35Z
2016-10-03T00:00:00Z
2016-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6546
url http://hdl.handle.net/10348/6546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137150085627904