Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14391 |
Resumo: | A adoção de ambientes de aprendizagem online, com diferentes configurações, no campo da educação, em Portugal, já deu provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação a Distância (EaD) como uma oportunidade, não só de inovação e de integração, mas também de inclusão. Mas esta realidade exige mudanças. Mudanças, não só de paradigma educativo, mas também, organizacionais que se afiguram bastante complexas e implicam grandes desafios institucionais de adaptação, de inovação, de mudança e de flexibilidade (...) Com efeito, este dossiê intitulado Docência e Pesquisa em Educação a Distância centra o seu olhar nos processos e práticas desenvolvidas em EaD, apontando perspetivas de desenvolvimento e necessidade de mudanças para práticas cada vez mais abertas, interativas, flexíveis e inclusivas ... |
id |
RCAP_2af2d706cdd00df7a868fb4dff0368d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a DistânciaEducaçãoe-LearningBoas práticasODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesA adoção de ambientes de aprendizagem online, com diferentes configurações, no campo da educação, em Portugal, já deu provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação a Distância (EaD) como uma oportunidade, não só de inovação e de integração, mas também de inclusão. Mas esta realidade exige mudanças. Mudanças, não só de paradigma educativo, mas também, organizacionais que se afiguram bastante complexas e implicam grandes desafios institucionais de adaptação, de inovação, de mudança e de flexibilidade (...) Com efeito, este dossiê intitulado Docência e Pesquisa em Educação a Distância centra o seu olhar nos processos e práticas desenvolvidas em EaD, apontando perspetivas de desenvolvimento e necessidade de mudanças para práticas cada vez mais abertas, interativas, flexíveis e inclusivas ...Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação – Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJRepositório AbertoMoreira, J. AntónioVieira, Cristina Pereira2023-07-13T14:04:48Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14391porMoreira, J. A., Vieira, C. P. (2019). Docência e Pesquisa em Educação a Distância. Revista EducaOnline. 13(1) Janeiro/Abril. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação – Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ.1983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:11Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:13.490543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância |
title |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância |
spellingShingle |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância Moreira, J. António Educação e-Learning Boas práticas ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância |
title_full |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância |
title_fullStr |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância |
title_sort |
Revista EducaOnline: Docência e Pesquisa em Educação a Distância |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António Vieira, Cristina Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Cristina Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António Vieira, Cristina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e-Learning Boas práticas ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Educação e-Learning Boas práticas ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
A adoção de ambientes de aprendizagem online, com diferentes configurações, no campo da educação, em Portugal, já deu provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação a Distância (EaD) como uma oportunidade, não só de inovação e de integração, mas também de inclusão. Mas esta realidade exige mudanças. Mudanças, não só de paradigma educativo, mas também, organizacionais que se afiguram bastante complexas e implicam grandes desafios institucionais de adaptação, de inovação, de mudança e de flexibilidade (...) Com efeito, este dossiê intitulado Docência e Pesquisa em Educação a Distância centra o seu olhar nos processos e práticas desenvolvidas em EaD, apontando perspetivas de desenvolvimento e necessidade de mudanças para práticas cada vez mais abertas, interativas, flexíveis e inclusivas ... |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2023-07-13T14:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/14391 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/14391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, J. A., Vieira, C. P. (2019). Docência e Pesquisa em Educação a Distância. Revista EducaOnline. 13(1) Janeiro/Abril. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação – Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ. 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação – Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação – Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135127344775168 |