Problemas de comportamento e envolvimento com a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Marta de Jesus Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1989
Resumo: Os comportamentos disruptivos tendem a perturbar e prejudicar as trajetórias académicas. Por outro lado, o envolvimento dos alunos com a escola é fundamental para perceber essas trajetórias. Estudos sugerem uma relação bidirecional entre envolvimento e delinquência. Apesar disso, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado a relação entre envolvimento e comportamento disruptivo, usando uma escala de avaliação do envolvimento que avalia quer as dimensões comportamentais, quer as influências contextuais. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre os comportamentos disruptivos e o envolvimento dos alunos com a escola (psicológico e comportamental). Participaram neste estudo um total de 571 alunos, do 3º ciclo e secundário, com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos. Relativamente às habilitações académicas, 268 alunos eram do 8º ano e 303 do 11º ano. No que concerne aos instrumentos utilizados no estudo, para além dos dados sociodemográficos, foi utilizado o Questionário de Autoavaliação para Jovens Youth Self-Report (YSR) (Achenbach, 1991) e a Escala do Envolvimento Escolar (EAEE) versão portuguesa (Moreira, et al., 2009). Os resultados demonstram o envolvimento por parte dos alunos. Estes indicam, ainda, que os alunos do 8º ano de escolaridade, quando comparados aos do 11º ano, expressam um maior envolvimento. Os resultados do presente estudo apontam, ainda, para a existência de uma correlação negativa entre o envolvimento escolar e os resultados comportamentais, o que demostra que os estudantes mais envolvidos se qualificam como menos disruptivos. Deste modo, parecem justificar-se intervenções educativas que fomentem o envolvimento escolar dos alunos, enquanto fator protetor da adaptação à escola.
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