Identificação das necessidades das famílias de crianças com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jaylsan Bandeira Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29684
Resumo: A criação de serviços de intervenção precoce centrados na família exige que se conheçam as necessidades sentidas pela família em cada contexto. Neste estudo procuramos identificar as necessidades das famílias de crianças com deficiência, assistidas na Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) em Maceió, Brasil. Participaram 28 famílias e a recolha de dados foi feita através de dois questionários que avaliam a forma como a família responde às necessidades da sua criança e às que ela mesma enfrenta. Os resultados revelaram que as necessidades que mais inquietam as famílias se relacionam com o futuro, a saúde e o desenvolvimento da criança. Numa análise global verifica-se que as necessidades de informação são as mais valorizadas, enquanto que necessidades de explicar aos outros é a menos valorizada. Estes resultados permitem conceber serviços e programas que respondam às necessidades das famílias e avaliar posteriormente o impacto da intervenção; - Identification of the Needs of Families of Children with Disabilities Abstract: The construction of early intervention services centered on the family needs requires knowing which needs are felt by the family in each context. In this study we aim to identify the needs of families of children with disabilities, assisted by the Association of Friends and Parents of Special People (AAPPE) in Maceió, Brazil. Twenty-eight families participated and the data was constructed through two questionaries that evaluative how the family responds to the needs of their child and how the family itself face their own needs. The results revealed that the needs that most disturb families are related to the child's future, health and development. A global analysis shows that the need for information is the most valued, while the need to explain to others is the least valued. These results could make possible to design services and programs that respond to the real needs of families and assess the impact of the intervention.
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