A perceção dos professores do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, nas classes regulares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Susana Augusta Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/187
Resumo: O conceito de Educação Especial foi evoluindo, ao longo dos tempos, devido às inúmeras investigações efetuadas em diversas partes do mundo. Os principais objetivos da Educação Especial são a promoção da inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia e a estabilidade emocional de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais Significativas (NEES). Assim sendo, a Escola deve preocupar-se com a inclusão dos alunos com NEES nas classes regulares, facilitando-lhes o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios, de acordo com as suas capacidades e necessidades. Há dois grupos de alunos com NEE: os alunos portadores de NEE Significativas e os que têm NEE Ligeiras. Os alunos com NEES exigem adaptações generalizadas do currículo que é adaptado às suas características. As adaptações mantêm-se durante grande parte ou todo o percurso escolar do aluno. As NEE Ligeiras exigem modificação parcial do currículo escolar que é adaptado às características do aluno num determinado momento do seu desenvolvimento. Com este estudo, pretendemos saber qual é a perceção dos professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos) sobre a inclusão de alunos com NEES nas classes regulares. Para obtermos resposta a esta pergunta, optámos por aplicar um questionário aos professores do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo; Agrupamento de Escolas Napoleão Sousa Marques (Trofa); Agrupamento de Escolas de Barcelos; Agrupamento de Escolas Levante da Maia e no Agrupamento de Escolas de Lousada–Centro. Concluímos que os professores se sentem inseguros no trabalho que desenvolvem com alunos com NEES, preferindo que seja o professor de Educação Especial a encarregar-se destes alunos. Para minorar as dificuldades que sentem, face à inclusão de alunos com NEES nas classes regulares, os professores procuram formação e informação e dialogam uns com os outros, no sentido de partilhar estratégias, trocar materiais, fomentar o trabalho em parceria e beneficiam da ajuda do professor de Educação Especial e de outros Técnicos Especializados. The concept of Special Education has been evolved over times due to the several investigations carried out all over the world. The main goals of Special Education are the promotion of educational and social inclusion, the access and educational success, the autonomy and the emotional stability of children and young people with Severe Disabilities. So school should be concerned with the inclusion of students with Severe Disabilities in regular classrooms, allowing them the access to common curriculum, through a set of support according to their capabilities and needs. There are two groups of pupils with: the pupils with Severe Disabilities and those with Mild Disabilities. The first demand general adaptations to the curriculum which is adapted to their characteristics. The adaptations are maintained during the great part of their path over school. The Mild Disabilities Students require partial changes of the school curriculum that is adapted to the characteristics of a pupil at a special moment of his development. With this study we want to know what is the understanding of primary school teachers (1 st, 2nd and 3rd cycles) on the inclusion of Disa pupils in regular classes. To get answers to this question we have chosen to apply a questionnaire to the teachers of Basic Education of groups of schools in Figueira de Castelo Rodrigo; Groups of Schools Napoleon Sousa Marques (Trofa), schools groups in Barcelos, groups of Schools Levante da Maia and the groups of Schools of Lousada - Center. We conclude that teachers feel insecure on teaching Children/Students with Disabilities; they prefer that the Special Education teacher take care of these pupils for them. To lessen the difficulties that they feel face to the Children with Disabilities inclusion in regular classrooms, by providing teachers with the skills needed to deal with the complex and often perplexing diversity, with training and information and dialogue among them, sharing strategies, exchanging materials, encouraging working in partnership and benefiting from the help of Special Education teacher and other other technical experts.
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Assim sendo, a Escola deve preocupar-se com a inclusão dos alunos com NEES nas classes regulares, facilitando-lhes o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios, de acordo com as suas capacidades e necessidades. Há dois grupos de alunos com NEE: os alunos portadores de NEE Significativas e os que têm NEE Ligeiras. Os alunos com NEES exigem adaptações generalizadas do currículo que é adaptado às suas características. As adaptações mantêm-se durante grande parte ou todo o percurso escolar do aluno. As NEE Ligeiras exigem modificação parcial do currículo escolar que é adaptado às características do aluno num determinado momento do seu desenvolvimento. Com este estudo, pretendemos saber qual é a perceção dos professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos) sobre a inclusão de alunos com NEES nas classes regulares. Para obtermos resposta a esta pergunta, optámos por aplicar um questionário aos professores do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo; Agrupamento de Escolas Napoleão Sousa Marques (Trofa); Agrupamento de Escolas de Barcelos; Agrupamento de Escolas Levante da Maia e no Agrupamento de Escolas de Lousada–Centro. Concluímos que os professores se sentem inseguros no trabalho que desenvolvem com alunos com NEES, preferindo que seja o professor de Educação Especial a encarregar-se destes alunos. Para minorar as dificuldades que sentem, face à inclusão de alunos com NEES nas classes regulares, os professores procuram formação e informação e dialogam uns com os outros, no sentido de partilhar estratégias, trocar materiais, fomentar o trabalho em parceria e beneficiam da ajuda do professor de Educação Especial e de outros Técnicos Especializados. The concept of Special Education has been evolved over times due to the several investigations carried out all over the world. The main goals of Special Education are the promotion of educational and social inclusion, the access and educational success, the autonomy and the emotional stability of children and young people with Severe Disabilities. So school should be concerned with the inclusion of students with Severe Disabilities in regular classrooms, allowing them the access to common curriculum, through a set of support according to their capabilities and needs. There are two groups of pupils with: the pupils with Severe Disabilities and those with Mild Disabilities. The first demand general adaptations to the curriculum which is adapted to their characteristics. The adaptations are maintained during the great part of their path over school. The Mild Disabilities Students require partial changes of the school curriculum that is adapted to the characteristics of a pupil at a special moment of his development. With this study we want to know what is the understanding of primary school teachers (1 st, 2nd and 3rd cycles) on the inclusion of Disa pupils in regular classes. To get answers to this question we have chosen to apply a questionnaire to the teachers of Basic Education of groups of schools in Figueira de Castelo Rodrigo; Groups of Schools Napoleon Sousa Marques (Trofa), schools groups in Barcelos, groups of Schools Levante da Maia and the groups of Schools of Lousada - Center. We conclude that teachers feel insecure on teaching Children/Students with Disabilities; they prefer that the Special Education teacher take care of these pupils for them. To lessen the difficulties that they feel face to the Children with Disabilities inclusion in regular classrooms, by providing teachers with the skills needed to deal with the complex and often perplexing diversity, with training and information and dialogue among them, sharing strategies, exchanging materials, encouraging working in partnership and benefiting from the help of Special Education teacher and other other technical experts.2013-06-17T13:50:32Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/187porBrás, Susana Augusta Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:28ZPortal AgregadorONG
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