A relatividade como estratégia na introdução da leitura musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7578 |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar como se dá o processo de aprendizagem na aquisição de competências de leitura das notas no pentagrama, em crianças que iniciam o estudo da música no segundo ciclo do ensino básico em regime de articulado. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando assim fundamentar as questões que são colocadas para a importância da presente pesquisa. A investigação levada a cabo no trabalho compara a utilização da leitura por relatividade como estratégia inicial para a aprendizagem da leitura das notas no pentagrama, versus a leitura por claves para a aquisição da mesma competência. |
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A relatividade como estratégia na introdução da leitura musicalEducação musicalCompetências da leitura - SolfejoEstratégias da leitura - Ensino básico 2º cicloO presente trabalho pretende analisar como se dá o processo de aprendizagem na aquisição de competências de leitura das notas no pentagrama, em crianças que iniciam o estudo da música no segundo ciclo do ensino básico em regime de articulado. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando assim fundamentar as questões que são colocadas para a importância da presente pesquisa. A investigação levada a cabo no trabalho compara a utilização da leitura por relatividade como estratégia inicial para a aprendizagem da leitura das notas no pentagrama, versus a leitura por claves para a aquisição da mesma competência.This study aims to examine how the learning reading process skill is acquired in children aged 10 years old, who begin to study music in a specialized school. In the literature review are presented authors who have researched this theme in order to support the questions raised for this investigation. The following research compares the use of relative pich reading as an early strategy for learning to read notes on the stave, versus reading in clef for the acquisition of the same competence.Universidade de Aveiro2012-03-29T14:27:05Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7578porAleixo, Vera Lúcia Amorim de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:28:11ZPortal AgregadorONG |
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