Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, P.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, N. A., Abrantes, P., Rodrigues, C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11592
Resumo: Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
id RCAP_32d583cb6ccb1b41afb718f4a519aa8d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em PortugalMoodleTICEstratégias de estudoEstratégias de ensinoICTAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.Editora Mundos Sociais2016-06-30T10:57:36Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-12T15:04:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/11592por0873-652910.7458/SPP2016813145Dias, P.Alves, N. A.Abrantes, P.Rodrigues, C. F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:46:59ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
spellingShingle Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Dias, P.
Moodle
TIC
Estratégias de estudo
Estratégias de ensino
ICT
title_short Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_full Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_fullStr Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_full_unstemmed Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_sort Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
author Dias, P.
author_facet Dias, P.
Alves, N. A.
Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
author_role author
author2 Alves, N. A.
Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, P.
Alves, N. A.
Abrantes, P.
Rodrigues, C. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle
TIC
Estratégias de estudo
Estratégias de ensino
ICT
topic Moodle
TIC
Estratégias de estudo
Estratégias de ensino
ICT
description Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30T10:57:36Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
2019-04-12T15:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11592
url http://hdl.handle.net/10071/11592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
10.7458/SPP2016813145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304047981690880