Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Órfão, Ana Maria Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2580
Resumo: Nos últimos anos a possibilidade de as indústrias atuarem no mercado global, tem contribuído para o aumento do transporte de mercadorias por todo o tipo de rodovias. O transporte é considerado um setor-chave para vários países, mas também é considerado uma das principais fontes de emissão de CO2. O transporte intermodal é um direcionador para a redução das emissões de CO2 e oferece soluções com baixo teor de CO2 e baixo custo. O objetivo desta dissertação é identificar a combinação de transporte intermodal que emite o menor teor de CO2 na atmosfera por meio do desenho e análise de diversos cenários possíveis, utilizando uma calculadora de CO2 disponível online (DHL Carbon Calculater), para um caso de estudo específico, neste caso o IKEA. Diferentes cenários de intermodalidade foram criados e os resultados analisados em relação aos indicadores de redução de CO2, custo e tempo de transporte e distância. Os três percursos escolhidos foram: Matosinhos (PT) - Valls (ES); Penamaior (PT) - Erfurt (DE); Tábua (PT) - Piacenza (IT). Este estudo foi desenvolvido com o auxílio de fontes disponíveis ao público e, com base nas informações encontradas. Com o auxílio da DHL Carbon Calculater, foi possível determinar o cenário ideal relativamente à minimização da emissão de CO2 para cada rota: Matosinhos (PT) - Valls (ES): Cenário 2 - Utilização da intermodalidade rodoferroviária; Penamaior (PT) - Erfurt (DE): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária; Tábua (PT) - Piacenza (IT): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária.
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