Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Felipe dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11120
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as potencialidades no uso da intermodalidade como alternativa para redução de custos logísticos pelas empresas brasileiras através de um estudo de caso. Para isto, o trabalho apresenta, caracteriza e conceitua historicamente o surgimento e o uso dos diferentes modais no brasil. Em seguida, explica os benefícios e gargalos do uso da intermodalidade no Brasil e apresenta o estudo de caso real de uma empresa brasileira, definindo o tipo da carga, o trajeto, as opções de intermodalidade e seus custos. Por fim, analisa os resultados obtidos verificando a viabilidade da intermodalidade. O estudo de caso apontou as vantagens e desvantagens em termos de custo, tempo de transporte e periodicidade em comparação do modal rodoviário frente a opção pouco utilizada no Brasil da intermodalidade. Segundo os estudos, em uma rota considerada curta, a opção pelo modal rodoviário é evidentemente benéfico em todos os aspectos estudados. Porém, em uma rota de distância média, de São Paulo à Bahia, a opção pelo melhor modal é claramente uma decisão baseada na necessidade ou não de um transporte mais rápido, visto o equilíbrio dos custos de frete. Já na rota longa, fica evidente a diferença dos custos dos transportes rodoviários frente à opção pela intermodalidade. Ainda assim, o tempo de transporte da intermodalidade é superior, porém os custos desta operação chegam a ser quase 300% menor. Em conclusão, um país de dimensões continentais como o Brasil, com costa navegável imensa e atividade produtiva ao longo desta, depõe contra a desequilibrada matriz de transportes que se apresenta, evidenciando grande potencial para redução dos custos logísticos do país pelo conhecimento dos benefícios da intermodalidade, principalmente alinhada à melhoria de gestão de recursos das empresas, com aprimoramento do planejamento logístico e de pesquisa organizacional
id UFF-2_1a54f8c56ed8ad2e5fcc6e84c6bb25d6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11120
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de casoLogísticaIntermodalidadeCabotagemAdministraçãoLogisticsIntermodalityCabotageO presente trabalho teve como objetivo principal analisar as potencialidades no uso da intermodalidade como alternativa para redução de custos logísticos pelas empresas brasileiras através de um estudo de caso. Para isto, o trabalho apresenta, caracteriza e conceitua historicamente o surgimento e o uso dos diferentes modais no brasil. Em seguida, explica os benefícios e gargalos do uso da intermodalidade no Brasil e apresenta o estudo de caso real de uma empresa brasileira, definindo o tipo da carga, o trajeto, as opções de intermodalidade e seus custos. Por fim, analisa os resultados obtidos verificando a viabilidade da intermodalidade. O estudo de caso apontou as vantagens e desvantagens em termos de custo, tempo de transporte e periodicidade em comparação do modal rodoviário frente a opção pouco utilizada no Brasil da intermodalidade. Segundo os estudos, em uma rota considerada curta, a opção pelo modal rodoviário é evidentemente benéfico em todos os aspectos estudados. Porém, em uma rota de distância média, de São Paulo à Bahia, a opção pelo melhor modal é claramente uma decisão baseada na necessidade ou não de um transporte mais rápido, visto o equilíbrio dos custos de frete. Já na rota longa, fica evidente a diferença dos custos dos transportes rodoviários frente à opção pela intermodalidade. Ainda assim, o tempo de transporte da intermodalidade é superior, porém os custos desta operação chegam a ser quase 300% menor. Em conclusão, um país de dimensões continentais como o Brasil, com costa navegável imensa e atividade produtiva ao longo desta, depõe contra a desequilibrada matriz de transportes que se apresenta, evidenciando grande potencial para redução dos custos logísticos do país pelo conhecimento dos benefícios da intermodalidade, principalmente alinhada à melhoria de gestão de recursos das empresas, com aprimoramento do planejamento logístico e de pesquisa organizacionalThe present work had as main objective analyze the potentialities of the use of intermodality as an alternative to reduce logistics costs by Brazilian companies presenting the study of a real case. For this, this work presents, characterizes and conceptualizes historically the emergence and the use of the different modalities in Brazil. It then explains the benefits and bottlenecks of the use of intermodality in Brazil and presents the actual case of study of a Brazilian company, defining the type of cargo, the route, the intermodality options and their costs. Finally, it analyzes the results obtained verifying the feasibility of intermodality. The case of study pointed to the advantages and disadvantages in terms of cost, transportation time and periodicity in comparison of the modal mode versus the little used option in Brazil of intermodality. According to the studies, in a route considered short, the option by the modal road is of course beneficial in all aspects studied. However, in a medium distance route, from São Paulo to Bahia, the option for the best modal is clearly a decision based on the necessity or not of a faster transportation, considering the balance of freight costs. On the long route, the difference in road transport costs is clear compared to the option for intermodality. Even so, the intermodality transportation time is higher, but the costs of this operation are almost 300% lower. In conclusion, a country with continental dimensions such as Brazil, with an immense navigable coast and productive activity along this one, testifies against the unbalanced transport matrix that presents itself, showing great potential for reducing the logistic costs of the country by knowing the benefits of intermodality, mainly aligned with the improved management of corporate resources, with improved logistical planning and organizational research68 f.NiteróiMurta, Aurélio Lamare SoaresLevy, ArielSilva, Eduardo Camilo daCastro Júnior, Joel de Lima PereiraMotta, Felipe dos Santos2019-09-06T17:49:53Z2019-09-06T17:49:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMotta, Felipe dos Santos. Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso / Felipe dos Santos Motta; Aurélio Lamare Soares Murta. Niterói, 2019. 68 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11120Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-23T21:40:14Zoai:app.uff.br:1/11120Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-23T21:40:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
title Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
spellingShingle Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
Motta, Felipe dos Santos
Logística
Intermodalidade
Cabotagem
Administração
Logistics
Intermodality
Cabotage
title_short Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
title_full Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
title_fullStr Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
title_sort Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso
author Motta, Felipe dos Santos
author_facet Motta, Felipe dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Murta, Aurélio Lamare Soares
Levy, Ariel
Silva, Eduardo Camilo da
Castro Júnior, Joel de Lima Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Felipe dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Intermodalidade
Cabotagem
Administração
Logistics
Intermodality
Cabotage
topic Logística
Intermodalidade
Cabotagem
Administração
Logistics
Intermodality
Cabotage
description O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as potencialidades no uso da intermodalidade como alternativa para redução de custos logísticos pelas empresas brasileiras através de um estudo de caso. Para isto, o trabalho apresenta, caracteriza e conceitua historicamente o surgimento e o uso dos diferentes modais no brasil. Em seguida, explica os benefícios e gargalos do uso da intermodalidade no Brasil e apresenta o estudo de caso real de uma empresa brasileira, definindo o tipo da carga, o trajeto, as opções de intermodalidade e seus custos. Por fim, analisa os resultados obtidos verificando a viabilidade da intermodalidade. O estudo de caso apontou as vantagens e desvantagens em termos de custo, tempo de transporte e periodicidade em comparação do modal rodoviário frente a opção pouco utilizada no Brasil da intermodalidade. Segundo os estudos, em uma rota considerada curta, a opção pelo modal rodoviário é evidentemente benéfico em todos os aspectos estudados. Porém, em uma rota de distância média, de São Paulo à Bahia, a opção pelo melhor modal é claramente uma decisão baseada na necessidade ou não de um transporte mais rápido, visto o equilíbrio dos custos de frete. Já na rota longa, fica evidente a diferença dos custos dos transportes rodoviários frente à opção pela intermodalidade. Ainda assim, o tempo de transporte da intermodalidade é superior, porém os custos desta operação chegam a ser quase 300% menor. Em conclusão, um país de dimensões continentais como o Brasil, com costa navegável imensa e atividade produtiva ao longo desta, depõe contra a desequilibrada matriz de transportes que se apresenta, evidenciando grande potencial para redução dos custos logísticos do país pelo conhecimento dos benefícios da intermodalidade, principalmente alinhada à melhoria de gestão de recursos das empresas, com aprimoramento do planejamento logístico e de pesquisa organizacional
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06T17:49:53Z
2019-09-06T17:49:53Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Motta, Felipe dos Santos. Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso / Felipe dos Santos Motta; Aurélio Lamare Soares Murta. Niterói, 2019. 68 f.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11120
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Motta, Felipe dos Santos. Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso / Felipe dos Santos Motta; Aurélio Lamare Soares Murta. Niterói, 2019. 68 f.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135415502667776