Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Telma Susana Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7913
Resumo: Este Relatório final de estágio foi elaborado como parte integrante da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança. O trabalho que se apresenta divide-se em duas partes. A primeira parte consiste na caraterização dos contextos educativos nos quais decorreu toda a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada em cinco turmas diferentes, uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, três do 5º ano de escolaridade e uma do 6.º ano de escolaridade. A segunda parte é constituída pela apresentação das experiências de ensino/aprendizagem selecionadas, das várias realizadas ao longo da Prática do Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico (nas áreas curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza) no ano letivo 2011/2012. Destaca-se que, para cada experiência de ensino/aprendizagem que se apresenta, se incluiu a fundamentação teórica que suporta a ação educativa desenvolvida, a descrição da aula e a sua reflexão, sublinhando os acontecimentos que decorreram no âmbito dessa ação e, para finalizar, uma reflexão geral que incide, sobretudo, na importância da Prática de Ensino Supervisionada no nosso desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto professora em formação. This Final Internship's Report was prepared as part of the Supervisioned Training Period course unit, which is part of the Masters in Education for the 1st and 2nd Cycles of Primary School, which takes place at the Education School of the Polytechnic Institute of Bragança. This report is divided into two parts. The first one is the characterization of the educational contexts in which the Supervised Teaching Practice (STP) took place, performed in five different classes: one class of the 1st cycle of Primary School and four classes of the 2nd Cycle of Primary School, three classes of the 5th grade and one class of the 6th grade. The second part consists of the presentation of the teaching-learning experiences selected from the several ones performed throughout the Supervised Teaching Practice at the 1st and 2nd Cycles of Primary Education (in the curriculum areas of Mathematics, Portuguese Language, History and Geography of Portugal, and Natural Sciences) in the 2011/2012 academic year. It is noteworthy that, for each teaching-learning presented experience, it is included a theoretical foundation that supports educational activities developed, the description of the class and its reflection, highlighting the events that took place in the context of this action and, finally, a general reflection that focuses mainly on the importance of Supervised Teaching Practice in our personal and professional development as a teacher in training.
id RCAP_36d8ae5cfddf48a6a1b5923fc9086340
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básicoEste Relatório final de estágio foi elaborado como parte integrante da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança. O trabalho que se apresenta divide-se em duas partes. A primeira parte consiste na caraterização dos contextos educativos nos quais decorreu toda a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada em cinco turmas diferentes, uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, três do 5º ano de escolaridade e uma do 6.º ano de escolaridade. A segunda parte é constituída pela apresentação das experiências de ensino/aprendizagem selecionadas, das várias realizadas ao longo da Prática do Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico (nas áreas curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza) no ano letivo 2011/2012. Destaca-se que, para cada experiência de ensino/aprendizagem que se apresenta, se incluiu a fundamentação teórica que suporta a ação educativa desenvolvida, a descrição da aula e a sua reflexão, sublinhando os acontecimentos que decorreram no âmbito dessa ação e, para finalizar, uma reflexão geral que incide, sobretudo, na importância da Prática de Ensino Supervisionada no nosso desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto professora em formação. This Final Internship's Report was prepared as part of the Supervisioned Training Period course unit, which is part of the Masters in Education for the 1st and 2nd Cycles of Primary School, which takes place at the Education School of the Polytechnic Institute of Bragança. This report is divided into two parts. The first one is the characterization of the educational contexts in which the Supervised Teaching Practice (STP) took place, performed in five different classes: one class of the 1st cycle of Primary School and four classes of the 2nd Cycle of Primary School, three classes of the 5th grade and one class of the 6th grade. The second part consists of the presentation of the teaching-learning experiences selected from the several ones performed throughout the Supervised Teaching Practice at the 1st and 2nd Cycles of Primary Education (in the curriculum areas of Mathematics, Portuguese Language, History and Geography of Portugal, and Natural Sciences) in the 2011/2012 academic year. It is noteworthy that, for each teaching-learning presented experience, it is included a theoretical foundation that supports educational activities developed, the description of the class and its reflection, highlighting the events that took place in the context of this action and, finally, a general reflection that focuses mainly on the importance of Supervised Teaching Practice in our personal and professional development as a teacher in training.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoPires, DelminaBiblioteca Digital do IPBEsteves, Telma Susana Cardoso2013-01-15T10:17:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7913porEsteves, Telma Susana Cardoso (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:37Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:37.244570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Esteves, Telma Susana Cardoso
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
author Esteves, Telma Susana Cardoso
author_facet Esteves, Telma Susana Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Delmina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Telma Susana Cardoso
description Este Relatório final de estágio foi elaborado como parte integrante da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança. O trabalho que se apresenta divide-se em duas partes. A primeira parte consiste na caraterização dos contextos educativos nos quais decorreu toda a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada em cinco turmas diferentes, uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, três do 5º ano de escolaridade e uma do 6.º ano de escolaridade. A segunda parte é constituída pela apresentação das experiências de ensino/aprendizagem selecionadas, das várias realizadas ao longo da Prática do Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico (nas áreas curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza) no ano letivo 2011/2012. Destaca-se que, para cada experiência de ensino/aprendizagem que se apresenta, se incluiu a fundamentação teórica que suporta a ação educativa desenvolvida, a descrição da aula e a sua reflexão, sublinhando os acontecimentos que decorreram no âmbito dessa ação e, para finalizar, uma reflexão geral que incide, sobretudo, na importância da Prática de Ensino Supervisionada no nosso desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto professora em formação. This Final Internship's Report was prepared as part of the Supervisioned Training Period course unit, which is part of the Masters in Education for the 1st and 2nd Cycles of Primary School, which takes place at the Education School of the Polytechnic Institute of Bragança. This report is divided into two parts. The first one is the characterization of the educational contexts in which the Supervised Teaching Practice (STP) took place, performed in five different classes: one class of the 1st cycle of Primary School and four classes of the 2nd Cycle of Primary School, three classes of the 5th grade and one class of the 6th grade. The second part consists of the presentation of the teaching-learning experiences selected from the several ones performed throughout the Supervised Teaching Practice at the 1st and 2nd Cycles of Primary Education (in the curriculum areas of Mathematics, Portuguese Language, History and Geography of Portugal, and Natural Sciences) in the 2011/2012 academic year. It is noteworthy that, for each teaching-learning presented experience, it is included a theoretical foundation that supports educational activities developed, the description of the class and its reflection, highlighting the events that took place in the context of this action and, finally, a general reflection that focuses mainly on the importance of Supervised Teaching Practice in our personal and professional development as a teacher in training.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-15T10:17:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7913
url http://hdl.handle.net/10198/7913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Telma Susana Cardoso (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135220898725888