Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1281 |
Resumo: | O presente documento visa projectar uma imagem real do meu processo de crescimento e desenvolvimento como professora, durante todo este período destinado ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica do Primeiro Ciclo da Póvoa do Mileu (EB1), numa turma mista com dois ciclos de escolaridade (1º e 4º ano), que se insere no âmbito da disciplina de PES II, terceiro semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A divisão deste relatório de estágio foi efectuada em 3 Capítulos, estando estas subdivididas em várias secções. No primeiro capítulo, aparecem descritas duas grandes secções, começando com uma introdução, onde aparecem logo de seguida o Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar e a Caracterização Socioeconómica e Psicopedagógica da Turma. No segundo capítulo os objectivos tanto do estágio pedagógico como da escola/grupo disciplinar, caracterização geral da organização da escola, descrição e análise das actividades desenvolvidas, tendo em conta duas subsecções muito importantes, como a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem e a participação na escola e relação com a comunidade. Na finalização deste capítulo surgem as últimas duas secções que relatam a reflexão efectuada sobre o contributo do estágio pedagógico, rematando com as considerações finais, em que procuro sintetizar alguns dos pontos chaves deste estágio, debruçando-me e reflectindo acerca da minha aprendizagem e evolução enquanto docente. Esta última etapa na formação apresenta-se como um elo de ligação entre o conhecimento teórico do aluno estagiário e a sua competência em o adaptar ao processo de ensino/aprendizagem. Essa adaptação acontece sob o apoio dos professores, o supervisor e o professor cooperante, que nos apresentam a realidade e a complexidade do ensino e do dia-a-dia do professor. Tendo por base as directrizes dos professores orientadores de estágio e considerando um problema gerir dois anos de escolaridade, com idades díspares, em simultâneo. Foi necessário observar e reflectir sobre as capacidades de gestão da sala de aula, sendo pertinente prevenir e eliminar situações de comportamento não adequado por parte dos alunos. Relativamente a esse comportamento, os alunos mostram a sua percepção. Assim é apresentado um estudo sobre esta temática, sendo este um dos principais problemas actuais na escola. Diferentes conhecimentos, renovados papéis de docência, uma maior liberdade e um emancipado sentido de responsabilidade são alguns dos objectivos, desafios e exigências retratados neste relatório. |
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