Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Zulmira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1281
Resumo: O presente documento visa projectar uma imagem real do meu processo de crescimento e desenvolvimento como professora, durante todo este período destinado ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica do Primeiro Ciclo da Póvoa do Mileu (EB1), numa turma mista com dois ciclos de escolaridade (1º e 4º ano), que se insere no âmbito da disciplina de PES II, terceiro semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A divisão deste relatório de estágio foi efectuada em 3 Capítulos, estando estas subdivididas em várias secções. No primeiro capítulo, aparecem descritas duas grandes secções, começando com uma introdução, onde aparecem logo de seguida o Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar e a Caracterização Socioeconómica e Psicopedagógica da Turma. No segundo capítulo os objectivos tanto do estágio pedagógico como da escola/grupo disciplinar, caracterização geral da organização da escola, descrição e análise das actividades desenvolvidas, tendo em conta duas subsecções muito importantes, como a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem e a participação na escola e relação com a comunidade. Na finalização deste capítulo surgem as últimas duas secções que relatam a reflexão efectuada sobre o contributo do estágio pedagógico, rematando com as considerações finais, em que procuro sintetizar alguns dos pontos chaves deste estágio, debruçando-me e reflectindo acerca da minha aprendizagem e evolução enquanto docente. Esta última etapa na formação apresenta-se como um elo de ligação entre o conhecimento teórico do aluno estagiário e a sua competência em o adaptar ao processo de ensino/aprendizagem. Essa adaptação acontece sob o apoio dos professores, o supervisor e o professor cooperante, que nos apresentam a realidade e a complexidade do ensino e do dia-a-dia do professor. Tendo por base as directrizes dos professores orientadores de estágio e considerando um problema gerir dois anos de escolaridade, com idades díspares, em simultâneo. Foi necessário observar e reflectir sobre as capacidades de gestão da sala de aula, sendo pertinente prevenir e eliminar situações de comportamento não adequado por parte dos alunos. Relativamente a esse comportamento, os alunos mostram a sua percepção. Assim é apresentado um estudo sobre esta temática, sendo este um dos principais problemas actuais na escola. Diferentes conhecimentos, renovados papéis de docência, uma maior liberdade e um emancipado sentido de responsabilidade são alguns dos objectivos, desafios e exigências retratados neste relatório.
id RCAP_3952cd4c0a5802ee8e66b379789e309a
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/1281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoEnsino/AprendizagemComportamentoEstagiárioO presente documento visa projectar uma imagem real do meu processo de crescimento e desenvolvimento como professora, durante todo este período destinado ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica do Primeiro Ciclo da Póvoa do Mileu (EB1), numa turma mista com dois ciclos de escolaridade (1º e 4º ano), que se insere no âmbito da disciplina de PES II, terceiro semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A divisão deste relatório de estágio foi efectuada em 3 Capítulos, estando estas subdivididas em várias secções. No primeiro capítulo, aparecem descritas duas grandes secções, começando com uma introdução, onde aparecem logo de seguida o Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar e a Caracterização Socioeconómica e Psicopedagógica da Turma. No segundo capítulo os objectivos tanto do estágio pedagógico como da escola/grupo disciplinar, caracterização geral da organização da escola, descrição e análise das actividades desenvolvidas, tendo em conta duas subsecções muito importantes, como a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem e a participação na escola e relação com a comunidade. Na finalização deste capítulo surgem as últimas duas secções que relatam a reflexão efectuada sobre o contributo do estágio pedagógico, rematando com as considerações finais, em que procuro sintetizar alguns dos pontos chaves deste estágio, debruçando-me e reflectindo acerca da minha aprendizagem e evolução enquanto docente. Esta última etapa na formação apresenta-se como um elo de ligação entre o conhecimento teórico do aluno estagiário e a sua competência em o adaptar ao processo de ensino/aprendizagem. Essa adaptação acontece sob o apoio dos professores, o supervisor e o professor cooperante, que nos apresentam a realidade e a complexidade do ensino e do dia-a-dia do professor. Tendo por base as directrizes dos professores orientadores de estágio e considerando um problema gerir dois anos de escolaridade, com idades díspares, em simultâneo. Foi necessário observar e reflectir sobre as capacidades de gestão da sala de aula, sendo pertinente prevenir e eliminar situações de comportamento não adequado por parte dos alunos. Relativamente a esse comportamento, os alunos mostram a sua percepção. Assim é apresentado um estudo sobre esta temática, sendo este um dos principais problemas actuais na escola. Diferentes conhecimentos, renovados papéis de docência, uma maior liberdade e um emancipado sentido de responsabilidade são alguns dos objectivos, desafios e exigências retratados neste relatório.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-18T12:31:26Z2013-02-182011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1281http://hdl.handle.net/10314/1281porTorres, Zulmirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:35Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:17.329624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Torres, Zulmira
Estágio Pedagógico
Ensino/Aprendizagem
Comportamento
Estagiário
title_short Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
author Torres, Zulmira
author_facet Torres, Zulmira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Zulmira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Ensino/Aprendizagem
Comportamento
Estagiário
topic Estágio Pedagógico
Ensino/Aprendizagem
Comportamento
Estagiário
description O presente documento visa projectar uma imagem real do meu processo de crescimento e desenvolvimento como professora, durante todo este período destinado ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica do Primeiro Ciclo da Póvoa do Mileu (EB1), numa turma mista com dois ciclos de escolaridade (1º e 4º ano), que se insere no âmbito da disciplina de PES II, terceiro semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A divisão deste relatório de estágio foi efectuada em 3 Capítulos, estando estas subdivididas em várias secções. No primeiro capítulo, aparecem descritas duas grandes secções, começando com uma introdução, onde aparecem logo de seguida o Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar e a Caracterização Socioeconómica e Psicopedagógica da Turma. No segundo capítulo os objectivos tanto do estágio pedagógico como da escola/grupo disciplinar, caracterização geral da organização da escola, descrição e análise das actividades desenvolvidas, tendo em conta duas subsecções muito importantes, como a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem e a participação na escola e relação com a comunidade. Na finalização deste capítulo surgem as últimas duas secções que relatam a reflexão efectuada sobre o contributo do estágio pedagógico, rematando com as considerações finais, em que procuro sintetizar alguns dos pontos chaves deste estágio, debruçando-me e reflectindo acerca da minha aprendizagem e evolução enquanto docente. Esta última etapa na formação apresenta-se como um elo de ligação entre o conhecimento teórico do aluno estagiário e a sua competência em o adaptar ao processo de ensino/aprendizagem. Essa adaptação acontece sob o apoio dos professores, o supervisor e o professor cooperante, que nos apresentam a realidade e a complexidade do ensino e do dia-a-dia do professor. Tendo por base as directrizes dos professores orientadores de estágio e considerando um problema gerir dois anos de escolaridade, com idades díspares, em simultâneo. Foi necessário observar e reflectir sobre as capacidades de gestão da sala de aula, sendo pertinente prevenir e eliminar situações de comportamento não adequado por parte dos alunos. Relativamente a esse comportamento, os alunos mostram a sua percepção. Assim é apresentado um estudo sobre esta temática, sendo este um dos principais problemas actuais na escola. Diferentes conhecimentos, renovados papéis de docência, uma maior liberdade e um emancipado sentido de responsabilidade são alguns dos objectivos, desafios e exigências retratados neste relatório.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01T00:00:00Z
2013-02-18T12:31:26Z
2013-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/1281
http://hdl.handle.net/10314/1281
url http://hdl.handle.net/10314/1281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136903084113920