Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peão, João Viana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10773
Resumo: O corrente documento visa transmitir a informação de todos os acontecimentos ocorridos no âmbito do Estágio Curricular, com o objetivo de refletir e detalhar de forma rigorosa a Prática de Ensino Supervisionada (PES) referente ao ano letivo de 2019/2020. O presente relatório é derivado do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende. A professora orientadora do estágio na Escola foi a Prof. Nathalie Gonçalves e integrou o Professor Estagiário de imediato no Núcleo de Expressões que também inclui o núcleo de Educação Física. De igual forma, o Professor orientador da UTAD Luís Vaz foi um grande suporte de apoio na Universidade. Este relatório prima, não só pela sua reflexão crítica, como também pela avaliação introspetiva do procedimento e desempenho enquanto docente, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal. No decorrer deste estágio, o professor estagiário conseguiu sempre solucionar problemas e ultrapassar adversidades que lhe foram surgindo, captando todos os feedbacks dados pela professora orientadora de forma a aprender cada vez mais e melhor. O relatório está organizado em 12 capítulos que descrevem todo o percurso realizado no Estágio, desde as expectativas iniciais, seguindo todo o processo, todos os acontecimentos durante a Prática de Ensino Supervisionada, atividades extracurriculares e também reflexões e considerações finais acerca do estágio, entre outros. Este relatório visa também a importância de toda a experiência e conhecimentos adquiridos como fator de evolução e de aprendizagem no Professor Estagiário, que certamente termina o seu Estágio preparado para pôr em prática a sua capacidade enquanto futuro docente, tendo ultrapassando todos os problemas e dificuldades que surgiram durante este período. Em suma, o professor estagiário pode afirmar que houve uma grande evolução no processo ensino-aprendizagem. Apesar dos seus receios iniciais conseguiu ter controlo da turma, o que no início foi um desafio para o professor. A forma como liderou a turma foi evoluindo com o decorrer das aulas, tal como a forma de organizar e planear as mesmas. O que no inicio parecia mais complicado, por fim acabou tudo por se resolver da melhor maneira. De referir, por último, o impacto da pandemia do covid-19 que influenciou a forma como as aulas passaram a ser lecionadas. Com isto apareceu o ensino à distância, praticado e bem pelo professor estagiário.
id RCAP_85d4637304e4bf71546b8a0c1f0de686
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEstágio CurricularProfessor EstagiárioO corrente documento visa transmitir a informação de todos os acontecimentos ocorridos no âmbito do Estágio Curricular, com o objetivo de refletir e detalhar de forma rigorosa a Prática de Ensino Supervisionada (PES) referente ao ano letivo de 2019/2020. O presente relatório é derivado do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende. A professora orientadora do estágio na Escola foi a Prof. Nathalie Gonçalves e integrou o Professor Estagiário de imediato no Núcleo de Expressões que também inclui o núcleo de Educação Física. De igual forma, o Professor orientador da UTAD Luís Vaz foi um grande suporte de apoio na Universidade. Este relatório prima, não só pela sua reflexão crítica, como também pela avaliação introspetiva do procedimento e desempenho enquanto docente, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal. No decorrer deste estágio, o professor estagiário conseguiu sempre solucionar problemas e ultrapassar adversidades que lhe foram surgindo, captando todos os feedbacks dados pela professora orientadora de forma a aprender cada vez mais e melhor. O relatório está organizado em 12 capítulos que descrevem todo o percurso realizado no Estágio, desde as expectativas iniciais, seguindo todo o processo, todos os acontecimentos durante a Prática de Ensino Supervisionada, atividades extracurriculares e também reflexões e considerações finais acerca do estágio, entre outros. Este relatório visa também a importância de toda a experiência e conhecimentos adquiridos como fator de evolução e de aprendizagem no Professor Estagiário, que certamente termina o seu Estágio preparado para pôr em prática a sua capacidade enquanto futuro docente, tendo ultrapassando todos os problemas e dificuldades que surgiram durante este período. Em suma, o professor estagiário pode afirmar que houve uma grande evolução no processo ensino-aprendizagem. Apesar dos seus receios iniciais conseguiu ter controlo da turma, o que no início foi um desafio para o professor. A forma como liderou a turma foi evoluindo com o decorrer das aulas, tal como a forma de organizar e planear as mesmas. O que no inicio parecia mais complicado, por fim acabou tudo por se resolver da melhor maneira. De referir, por último, o impacto da pandemia do covid-19 que influenciou a forma como as aulas passaram a ser lecionadas. Com isto apareceu o ensino à distância, praticado e bem pelo professor estagiário.The current document aims to describe all the events that occurred during the master’s Curricular Internship, with the objective of rigorously reflecting and analyzing the Supervised Teaching Practice (STP) of the 2019/2020 academic year. The present report derives from the master’s in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School taken at the University of Trás-osMontes and Alto Douro. This pedagogical Internship took place at the Basic School António Correia de Oliveira, in Esposende. The Internship guiding teacher at the school was Teacher Nathalie Gonçalves that immediately involved me in the Nucleus of Expressions which includes the Physical Education Nucleus. Likewise, UTAD'S advisor Professor Luís Vaz was an enormous support in my course. This report excels not only for its critical reflection but also in the introspective assessment of the procedure and performance as a teacher, contributing to professional and personal growth. Throughout this project. The Teacher was always able to solve the problems and overcome the adversities that were arising, capturing all the feedback given by the guiding teacher in order to learn more and do better. During this internship, the trainee teacher was always able to solve problems and overcome adversities that arose, capturing all the feedbacks given by the guiding teacher in order to learn more and better. The report is organized in 12 chapters that describe the entire path taken in the Internship, from the initial expectations, following the entire process, all the events during the Supervised Teaching Practice, extracurricular activities and also reflections and final considerations about the internship, among others . This report also aims at the importance of all the experience and knowledge acquired as a factor of evolution and learning in the Trainee Teacher, who certainly finishes his Internship prepared to put into practice his capacity as a future teacher, having overcome all the problems and difficulties that arose during this period. In short, the trainee teacher can state that there has been a great evolution in the teachinglearning process. Despite his initial fears, he managed to get control of the class, which in the beginning was a challenge for the teacher. The way he led the class evolved with the lessons as well as the way to organize and plan them. What at first seemed more complicated, in the end everything was solved in the best way. Finally, the impact of the covid-19 pandemic that influenced the way the classes started to be taught. With this came the distance learning, practiced and well by the trainee teacher.2021-11-02T12:05:16Z2020-10-22T00:00:00Z2020-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10773TID:02601706porPeão, João Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:48.970959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Peão, João Viana
Estágio Curricular
Professor Estagiário
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Peão, João Viana
author_facet Peão, João Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peão, João Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular
Professor Estagiário
topic Estágio Curricular
Professor Estagiário
description O corrente documento visa transmitir a informação de todos os acontecimentos ocorridos no âmbito do Estágio Curricular, com o objetivo de refletir e detalhar de forma rigorosa a Prática de Ensino Supervisionada (PES) referente ao ano letivo de 2019/2020. O presente relatório é derivado do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende. A professora orientadora do estágio na Escola foi a Prof. Nathalie Gonçalves e integrou o Professor Estagiário de imediato no Núcleo de Expressões que também inclui o núcleo de Educação Física. De igual forma, o Professor orientador da UTAD Luís Vaz foi um grande suporte de apoio na Universidade. Este relatório prima, não só pela sua reflexão crítica, como também pela avaliação introspetiva do procedimento e desempenho enquanto docente, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal. No decorrer deste estágio, o professor estagiário conseguiu sempre solucionar problemas e ultrapassar adversidades que lhe foram surgindo, captando todos os feedbacks dados pela professora orientadora de forma a aprender cada vez mais e melhor. O relatório está organizado em 12 capítulos que descrevem todo o percurso realizado no Estágio, desde as expectativas iniciais, seguindo todo o processo, todos os acontecimentos durante a Prática de Ensino Supervisionada, atividades extracurriculares e também reflexões e considerações finais acerca do estágio, entre outros. Este relatório visa também a importância de toda a experiência e conhecimentos adquiridos como fator de evolução e de aprendizagem no Professor Estagiário, que certamente termina o seu Estágio preparado para pôr em prática a sua capacidade enquanto futuro docente, tendo ultrapassando todos os problemas e dificuldades que surgiram durante este período. Em suma, o professor estagiário pode afirmar que houve uma grande evolução no processo ensino-aprendizagem. Apesar dos seus receios iniciais conseguiu ter controlo da turma, o que no início foi um desafio para o professor. A forma como liderou a turma foi evoluindo com o decorrer das aulas, tal como a forma de organizar e planear as mesmas. O que no inicio parecia mais complicado, por fim acabou tudo por se resolver da melhor maneira. De referir, por último, o impacto da pandemia do covid-19 que influenciou a forma como as aulas passaram a ser lecionadas. Com isto apareceu o ensino à distância, praticado e bem pelo professor estagiário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22T00:00:00Z
2020-10-22
2021-11-02T12:05:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10773
TID:02601706
url http://hdl.handle.net/10348/10773
identifier_str_mv TID:02601706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137102553677824