Comportamento de compra do consumidor : um estudo sobre a influência dos cartões de fidelidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mónica Vanessa dos Reis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14325
Resumo: A cresceste competitividade do mercado retalhista, bem como o aumento da exigência por parte dos consumidores, tem levado as organizações a redefinirem as suas estratégias de marketing, relativamente aos seus processos de fidelização de clientes. Assim, este estudo, tendo como tema central os programas de fidelização, insere-se no âmbito do Marketing e Comportamento do Consumidor e tem como objetivo avaliar o grau de importância dos estímulos de marketing e sistemas de recompensa na decisão de compra do consumidor. No presente trabalho foi desenvolvido e testado empiricamente um modelo que define os estímulos de marketing e os sistemas de recompensa que influenciam o comportamento de compra do consumidor. Os resultados obtidos demonstraram que os sistemas de incentivos influenciam o processo de decisão de compra do consumidor, sendo as promoções no ponto de venda, a obtenção de vales, cupões e catálogos e folhetos promocionais os estímulos de maior influência. Verificou-se também que o nível de satisfação com o uso de cartões de fidelidade influencia o consumidor no que respeita à ida à loja e à compra de produto. Por conseguinte, podemos concluir que os programas de fidelização são um fator crítico de sucesso para o aumento das vendas e que devem ser diferenciadores, para originarem êxito na retenção de clientes.
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