Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/22481 |
Resumo: | Com a evolução da indústria tecnológica, as equipas ágeis de desenvolvimento de software confrontam-se progressivamente com obstáculos ambíguos e complexos. As organizações encontram-se cientes da forte competição inerente ao negócio e, como tal, procuram ser únicas e melhores. Ao serem constituídas por pessoas com diferentes inteligências e capacidades, especificamente com fortes aptidões emocionais, de gestão de conflitos e de tomada de decisão, as organizações estarão munidas de pessoas integradas e unidas e, consequentemente, obterão um melhor desempenho. Todos estes fatores qualificam-nas a estarem bem preparadas para se sobressaírem e oferecerem aos seus clientes melhores soluções e relações duradouras. Assim, é crucial estudar e entender como o estado emocional que cada indivíduo de uma equipa ágil de desenvolvimento de software possui, como cada cargo possui a capacidade de influenciar a generalidade da visão grupal e gestão de conflitos, contribuir ou até melhorar o bem-estar da equipa e o seu desempenho. De forma a possibilitar este estudo, foi desenvolvida uma investigação exploratória, através da utilização do método qualitativo, com a inclusão de dados primários baseados em entrevistas semiestruturadas a diversas equipas ágeis de desenvolvimento de software e dados secundários relativos às ferramentas de software utilizadas por essas mesmas equipas. É possível inferir que diferentes funções nas equipas Ágeis de desenvolvimento de software têm métricas diferentes nas quais confiam e lhes são mais valiosas. Não obstante, a velocidade da equipa é uma das métricas quantitativas mais utilizadas e foi possível concluir que a capacidade da equipa e a complexidade dos itens em que trabalham afetam diretamente a sua velocidade. Os conflitos emergentes nas equipas entrevistadas têm origens, precedentes, evoluções e estilos de gestão diferenciados. Futuramente, seria de extrema importância e utilidade proceder-se a uma validação do estudo com uma maior diversidade de amostra populacional, nomeadamente, de outras empresas e/ou departamentos e utilizar ferramentas de deteção de emoções de forma a ser possível obter uma maior veracidade e autenticidade nos sentimentos que os membros de equipas de desenvolvimento de software sentem e nas suas reações. |
id |
RCAP_3b1311954f6c73d8ec1fefb0afae2e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22481 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development TeamsEmotional IntelligenceConflict ManagementScaleAgile Software Development TeamsPerformanceGestãoProjetosCom a evolução da indústria tecnológica, as equipas ágeis de desenvolvimento de software confrontam-se progressivamente com obstáculos ambíguos e complexos. As organizações encontram-se cientes da forte competição inerente ao negócio e, como tal, procuram ser únicas e melhores. Ao serem constituídas por pessoas com diferentes inteligências e capacidades, especificamente com fortes aptidões emocionais, de gestão de conflitos e de tomada de decisão, as organizações estarão munidas de pessoas integradas e unidas e, consequentemente, obterão um melhor desempenho. Todos estes fatores qualificam-nas a estarem bem preparadas para se sobressaírem e oferecerem aos seus clientes melhores soluções e relações duradouras. Assim, é crucial estudar e entender como o estado emocional que cada indivíduo de uma equipa ágil de desenvolvimento de software possui, como cada cargo possui a capacidade de influenciar a generalidade da visão grupal e gestão de conflitos, contribuir ou até melhorar o bem-estar da equipa e o seu desempenho. De forma a possibilitar este estudo, foi desenvolvida uma investigação exploratória, através da utilização do método qualitativo, com a inclusão de dados primários baseados em entrevistas semiestruturadas a diversas equipas ágeis de desenvolvimento de software e dados secundários relativos às ferramentas de software utilizadas por essas mesmas equipas. É possível inferir que diferentes funções nas equipas Ágeis de desenvolvimento de software têm métricas diferentes nas quais confiam e lhes são mais valiosas. Não obstante, a velocidade da equipa é uma das métricas quantitativas mais utilizadas e foi possível concluir que a capacidade da equipa e a complexidade dos itens em que trabalham afetam diretamente a sua velocidade. Os conflitos emergentes nas equipas entrevistadas têm origens, precedentes, evoluções e estilos de gestão diferenciados. Futuramente, seria de extrema importância e utilidade proceder-se a uma validação do estudo com uma maior diversidade de amostra populacional, nomeadamente, de outras empresas e/ou departamentos e utilizar ferramentas de deteção de emoções de forma a ser possível obter uma maior veracidade e autenticidade nos sentimentos que os membros de equipas de desenvolvimento de software sentem e nas suas reações.With the evolution of the technological industry, Agile software development teams are facing increasingly complex and ambiguous problems. Organizations are aware of the existing strong competition in the business and, therefore, look to be unique and better. By being comprised of people with different intelligence and skills, with strong emotional, conflict management and decision-making skills, organizations will be equipped with unified people and, consequently, present an improved performance. This will enable them to be better prepared to stand-out and offer their customers enhanced solutions and long-lasting relationships. Hence, it is crucial to study and understand how the emotional state that each member of an Agile software development team presents, how their role on the team can influence the entire group’s vision and management of conflicts and contribute to or even enhance the teams’ wellbeing and performance. To make this study possible, an exploratory investigation was developed, through the use of the qualitative method, with the inclusion of primary data based on semi-structured interviews with several Agile software development teams and secondary data related to the software tools used by these teams. It is possible to infer that different roles in Agile software development teams have different metrics they rely on and are more valuable. Even so, the team’s velocity is one of the most used quantitative metrics and the team’s capacity. It was possible to conclude that the complexity of the items they work on directly affects their velocity. The conflicts emergent in these teams have distinct origins, precedents, evolutions and management styles. In the future, it would be extremely important and valuable to validate the study with a greater diversity of population samples. Namely, from other organizations and/or departments, and use emotion detection tools to obtain greater veracity and authenticity in the feelings and reactions from the software development team members' experience.Carneiro, Davide RuaAmaral, António Manuel da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Catarina Isabel de Moura202220222024-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22481TID:203174291enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-22T01:46:53ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams |
title |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams |
spellingShingle |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams Ferreira, Catarina Isabel de Moura Emotional Intelligence Conflict Management Scale Agile Software Development Teams Performance Gestão Projetos |
title_short |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams |
title_full |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams |
title_fullStr |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams |
title_full_unstemmed |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams |
title_sort |
Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development Teams |
author |
Ferreira, Catarina Isabel de Moura |
author_facet |
Ferreira, Catarina Isabel de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Davide Rua Amaral, António Manuel da Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Catarina Isabel de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emotional Intelligence Conflict Management Scale Agile Software Development Teams Performance Gestão Projetos |
topic |
Emotional Intelligence Conflict Management Scale Agile Software Development Teams Performance Gestão Projetos |
description |
Com a evolução da indústria tecnológica, as equipas ágeis de desenvolvimento de software confrontam-se progressivamente com obstáculos ambíguos e complexos. As organizações encontram-se cientes da forte competição inerente ao negócio e, como tal, procuram ser únicas e melhores. Ao serem constituídas por pessoas com diferentes inteligências e capacidades, especificamente com fortes aptidões emocionais, de gestão de conflitos e de tomada de decisão, as organizações estarão munidas de pessoas integradas e unidas e, consequentemente, obterão um melhor desempenho. Todos estes fatores qualificam-nas a estarem bem preparadas para se sobressaírem e oferecerem aos seus clientes melhores soluções e relações duradouras. Assim, é crucial estudar e entender como o estado emocional que cada indivíduo de uma equipa ágil de desenvolvimento de software possui, como cada cargo possui a capacidade de influenciar a generalidade da visão grupal e gestão de conflitos, contribuir ou até melhorar o bem-estar da equipa e o seu desempenho. De forma a possibilitar este estudo, foi desenvolvida uma investigação exploratória, através da utilização do método qualitativo, com a inclusão de dados primários baseados em entrevistas semiestruturadas a diversas equipas ágeis de desenvolvimento de software e dados secundários relativos às ferramentas de software utilizadas por essas mesmas equipas. É possível inferir que diferentes funções nas equipas Ágeis de desenvolvimento de software têm métricas diferentes nas quais confiam e lhes são mais valiosas. Não obstante, a velocidade da equipa é uma das métricas quantitativas mais utilizadas e foi possível concluir que a capacidade da equipa e a complexidade dos itens em que trabalham afetam diretamente a sua velocidade. Os conflitos emergentes nas equipas entrevistadas têm origens, precedentes, evoluções e estilos de gestão diferenciados. Futuramente, seria de extrema importância e utilidade proceder-se a uma validação do estudo com uma maior diversidade de amostra populacional, nomeadamente, de outras empresas e/ou departamentos e utilizar ferramentas de deteção de emoções de forma a ser possível obter uma maior veracidade e autenticidade nos sentimentos que os membros de equipas de desenvolvimento de software sentem e nas suas reações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/22481 TID:203174291 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/22481 |
identifier_str_mv |
TID:203174291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302385825153024 |