Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisabete Gonçalves, 1967-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5838
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_3bd0f3dfb966efec50071eb0915cf523
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º anoEmpatiaBullyingTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A continuidade e aumento da ocorrência de situações de bullying nas escolas é motivo de preocupação para a sociedade em geral. O bullying, caracterizando-se como um comportamento agressivo, sistemático, repetitivo e prolongado no tempo e num desequilíbrio de poder, afeta com grande intensidade crianças e jovens, prejudicando o seu desenvolvimento saudável, com efeitos a curto e a longo prazo. A promoção da empatia tem sido apontada em vários estudos como elemento de inibição ou redução da agressividade. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre empatia e bullying em alunos do 4.º e do 6.º ano, assim como os seus fatores. Com as nove questões formuladas, pretende-se averiguar a distribuição dos alunos pelos comportamentos de empatia e vitimização recebida na escola, relacionando esses comportamentos com as variáveis consideradas. Pretende-se investigar as diferenças entre género e anos de escolaridade nos comportamentos de empatia e bullying. A amostra foi constituída por 238 alunos do 4.º e 6.º anos de dois agrupamentos de escolas da área urbana de Lisboa. Na avaliação dos comportamentos de empatia, foi utilizada uma adaptação de “A Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children” (Zoll & Enz, 2010) e na análise da dimensão de vitimização no bullying utilizou-se a adaptação portuguesa de “Peer Victimation Scale” (Veiga, 2007b). Na análise dos resultados, foi possível verificar correlações entre a dimensão cognitiva da empatia e alguns itens da escala de vitimização, sendo os alunos com valores mais elevados de empatia na dimensão cognitiva, os que apresentaram maior número de ocorrências de vitimização recebidas na escola. Foram detetadas diferenças de género nos comportamentos de empatia e diferenças de género e ano de escolaridade na vitimização recebida na escola. Estes resultados, na sua generalidade, conjugam-se com outros estudos realizados sobre esta temática. Esta investigação remete para a necessidade de novos estudos sobre a temática, analisando as dimensões do bullying, controlando variáveis, sugere a importância da realização de um estudo longitudinal com outros anos de escolaridade e a avaliação de um programa de intervenção visando o desenvolvimento da empatia.The continued and increased incidents of bullying in schools are concern to society in general. Bullying is characterized as an aggressive, systematic, repetitive and prolonged In time, an imbalance of power, with great intensity witch affects children and young people, undermining their healthy development, with effects in short and long term. The promotion of empathy has been suggested in several studies as and inhibition or reduction of aggression. The present study aims at analyze the relationship between empathy and bullying students of 4 and 6 years of schooling, as well as their factors. With the nine issues raised is intended to determine the distribution of students by empathy and victimization behaviors received in school, relating these behaviors to the variables considered. This work intends to investigate the differences between gender and years of schooling in empathy and bullying behaviors. The sample comprised 238 students of 4 and 6 years of schooling for two groups of schools in urban area of Lisbon. In assessing the behavior of empathy was used an adaptation of “A Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children” (Zoll & Enz, 2010) and the analysis of the extent of bullying victimization it was used the portuguese adaptation of the “Peer Victimation Scale” (Veiga, 2007b). In analyzing the results, we observed correlations between the cognitive dimension of empathy and some items of the scale of victimization, and that the students with higher levels of empathy in cognitive were those with the highest number of occurrences of victimization from grade school. Were detected gender differences in empathy and behaviors and gender differences in victimization grade received in school. These results, in general, are combined with other studies on this topic. This research refers to the need of further studies on the subject, analyzing the dimensions of bullying, controlling a longitudinal study with more years of schooling and evaluation of an intervention program aimed at the development or empathy.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaSantos, Elisabete Gonçalves, 1967-2012-04-02T17:27:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:04.479834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
title Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
spellingShingle Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
Santos, Elisabete Gonçalves, 1967-
Empatia
Bullying
Teses de mestrado - 2011
title_short Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
title_full Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
title_fullStr Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
title_full_unstemmed Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
title_sort Empatia e bullying, em alunos do 4.º e do 6.º ano
author Santos, Elisabete Gonçalves, 1967-
author_facet Santos, Elisabete Gonçalves, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Feliciano
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisabete Gonçalves, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Bullying
Teses de mestrado - 2011
topic Empatia
Bullying
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-02T17:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5838
url http://hdl.handle.net/10451/5838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134199633936384