A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boni, Larissa Di Genova [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234950
Resumo: Bullying é um tipo de violência característico da relação entre pares. Não é o único problema de convivência enfrentado por crianças e adolescentes nas escolas brasileiras e do mundo todo, mas é um dos mais cruéis. Buscar a compreensão deste fenômeno e as relações existentes entre o envolvimento em situações de intimidação, empatia e pró-socialidade é o principal objetivo desta investigação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como objetivos específicos: 1) Verificar como as crianças se identificam com personagens envolvidos em situações hipotéticas de intimidação sistemática entre pares; 2) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e os níveis de empatia; 3) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e as condutas pró-sociais. Participaram da pesquisa, 1041 estudantes dos anos iniciais (4º e 5º anos), ambos pertencentes à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tal escolha intencional realizou-se em função da atual investigação constituir-se parte de um Projeto financiado pela Fundação Itaú Social e pela Fundação Carlos Chagas, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, qualidade e equidade na escola pública. Para o levantamento das informações foi utilizado um questionário no formato on-line, através da plataforma Google Forms. O instrumento de investigação (um questionário com perguntas fechadas) foi adaptado e construído por pesquisadores do GEPEM, a partir de três indicadores: 1) Participação em situações de bullying: apresentam-se narrativas hipotéticas que possibilitem a identificação dos respondentes com os personagens envolvidos em situações de bullying – como autores, alvos ou espectadores de bullying; 2) Sentimento de empatia: os participantes escolhem, em uma escala líkert, o sentimento de empatia experimentado; 3) Comportamentos pró-sociais: situações que apresentam comportamentos de ajuda entre colegas. A metodologia utilizada é um estudo de campo de caráter exploratório descritivo com abordagens quantitativas.
id UNSP_f2f869f1e584ee65c96bb7c51034f8d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234950
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São PauloLa relación entre la intimidación, la empatía y la prosocialidad de los estudiantes pertenecientes a las escuelas públicas en el estado de São PauloBullyingEmpatiaComportamentos pró-sociaisConductas pro-socialesEmpatíaBullying é um tipo de violência característico da relação entre pares. Não é o único problema de convivência enfrentado por crianças e adolescentes nas escolas brasileiras e do mundo todo, mas é um dos mais cruéis. Buscar a compreensão deste fenômeno e as relações existentes entre o envolvimento em situações de intimidação, empatia e pró-socialidade é o principal objetivo desta investigação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como objetivos específicos: 1) Verificar como as crianças se identificam com personagens envolvidos em situações hipotéticas de intimidação sistemática entre pares; 2) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e os níveis de empatia; 3) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e as condutas pró-sociais. Participaram da pesquisa, 1041 estudantes dos anos iniciais (4º e 5º anos), ambos pertencentes à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tal escolha intencional realizou-se em função da atual investigação constituir-se parte de um Projeto financiado pela Fundação Itaú Social e pela Fundação Carlos Chagas, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, qualidade e equidade na escola pública. Para o levantamento das informações foi utilizado um questionário no formato on-line, através da plataforma Google Forms. O instrumento de investigação (um questionário com perguntas fechadas) foi adaptado e construído por pesquisadores do GEPEM, a partir de três indicadores: 1) Participação em situações de bullying: apresentam-se narrativas hipotéticas que possibilitem a identificação dos respondentes com os personagens envolvidos em situações de bullying – como autores, alvos ou espectadores de bullying; 2) Sentimento de empatia: os participantes escolhem, em uma escala líkert, o sentimento de empatia experimentado; 3) Comportamentos pró-sociais: situações que apresentam comportamentos de ajuda entre colegas. A metodologia utilizada é um estudo de campo de caráter exploratório descritivo com abordagens quantitativas.Bullying es un tipo de violencia característico de la relación entre iguales. No es el único problema de convivencia enfrentado por los niños y los adolescentes de las escuelas brasileñas y de todo el mundo, sino uno de los más atroces. Buscar la comprensión de este fenómeno y las relaciones existentes entre la implicación en situaciones de intimidación, empatía y pro-socialidad es el principal objetivo de esta investigación. Se trata de una pequeña investigación exploratoria que tiene como objetivos específicos: 1) Verificar cómo los niños se identifican con personajes implicados en situaciones hipotéticas de intimidación sistemática entre iguales; 2) Verificar si hay relación entre la identificación con personajes implicados en situaciones hipotéticas de bullying y los niveles de empatía; 3) Verificar si hay relación entre la identificación con personajes implicados en situaciones hipotéticas de bullying y las conductas pro-sociales. Participantes de la investigación: 1041 alumnos y alumnas de los cuarto y quintos – Años Iniciales (Enseñanza Primaria), ambas pertenecientes a la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo. Tal elección intencional se realizó por lo que la actual investigación se constituye parte de un Proyecto financiado por la Fundação Itaú Social Carlos Chagas, por medio del Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, qualidade e equidade na escola pública. Para la recopilación de las informaciones se utilizó una encuesta en formato en línea, a través de la plataforma Google Forms. El instrumento de investigación (una encuesta con preguntas cerradas) fue adaptado y construido por investigadores del GEPEM, desde tres indicadores: 1) Participación en situaciones de bullying: se presentan narrativas hipotéticas que posibiliten la identificación de los respondientes con los personajes implicados en situaciones de bullying – como autores, objetos o espectadores de bullying; 2) Sentimiento de empatía: los participantes eligen, en una escala líkert, el sentimiento de empatía experimentado; 3) Conductas pro-sociales: situaciones que presentan comportamientos de ayuda entre compañeros. La metodología que será utilizada es un estudio de campo de carácter exploratorio descriptivo con abordajes cuantitativos.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boni, Larissa Di Genova [UNESP]2022-05-27T17:35:47Z2022-05-27T17:35:47Z2022-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23495033004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:08:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234950Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:08:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
La relación entre la intimidación, la empatía y la prosocialidad de los estudiantes pertenecientes a las escuelas públicas en el estado de São Paulo
title A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
spellingShingle A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
Boni, Larissa Di Genova [UNESP]
Bullying
Empatia
Comportamentos pró-sociais
Conductas pro-sociales
Empatía
title_short A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
title_full A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
title_fullStr A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
title_full_unstemmed A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
title_sort A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
author Boni, Larissa Di Genova [UNESP]
author_facet Boni, Larissa Di Genova [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tognetta, Luciene Regina Paulino [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Boni, Larissa Di Genova [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Empatia
Comportamentos pró-sociais
Conductas pro-sociales
Empatía
topic Bullying
Empatia
Comportamentos pró-sociais
Conductas pro-sociales
Empatía
description Bullying é um tipo de violência característico da relação entre pares. Não é o único problema de convivência enfrentado por crianças e adolescentes nas escolas brasileiras e do mundo todo, mas é um dos mais cruéis. Buscar a compreensão deste fenômeno e as relações existentes entre o envolvimento em situações de intimidação, empatia e pró-socialidade é o principal objetivo desta investigação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como objetivos específicos: 1) Verificar como as crianças se identificam com personagens envolvidos em situações hipotéticas de intimidação sistemática entre pares; 2) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e os níveis de empatia; 3) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e as condutas pró-sociais. Participaram da pesquisa, 1041 estudantes dos anos iniciais (4º e 5º anos), ambos pertencentes à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tal escolha intencional realizou-se em função da atual investigação constituir-se parte de um Projeto financiado pela Fundação Itaú Social e pela Fundação Carlos Chagas, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, qualidade e equidade na escola pública. Para o levantamento das informações foi utilizado um questionário no formato on-line, através da plataforma Google Forms. O instrumento de investigação (um questionário com perguntas fechadas) foi adaptado e construído por pesquisadores do GEPEM, a partir de três indicadores: 1) Participação em situações de bullying: apresentam-se narrativas hipotéticas que possibilitem a identificação dos respondentes com os personagens envolvidos em situações de bullying – como autores, alvos ou espectadores de bullying; 2) Sentimento de empatia: os participantes escolhem, em uma escala líkert, o sentimento de empatia experimentado; 3) Comportamentos pró-sociais: situações que apresentam comportamentos de ajuda entre colegas. A metodologia utilizada é um estudo de campo de caráter exploratório descritivo com abordagens quantitativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27T17:35:47Z
2022-05-27T17:35:47Z
2022-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234950
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/234950
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789504579305472