Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10422
Resumo: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
id RCAP_3c85e78e6623c3b43e76b7038c4d5bbf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanasSucesso académicoEnsino superiorEstudanteAcademic successhigher educationstudentsMestrado em Economia e Políticas PúblicasEsta dissertação de mestrado tem como objectivos identificar os determinantes do sucesso académico no ensino superior bem como identificar critérios que sinalizem os estudantes em risco de insucesso escolar. Analisámos dados recolhidos nos registos académicos de uma faculdade pública de ciências sociais e humanas com informação acerca dos diplomados entre 2009-2011 e estimámos uma regressão linear das notas finais de licenciatura. Mostramos que a nota de candidatura à universidade e o contexto familiar são os principais determinantes do sucesso académico no ensino superior. Os nossos resultados estão em linha com resultados descritos na literatura, que indicam que os estudantes do género feminino obtêm melhor desempenho na universidade que os estudantes do género masculino. Obtivemos indícios de que os alunos com melhores notas não precisam de tempo suplementar para concluir o curso. A idade do aluno ou a sua participação no mercado de trabalho não mostraram ter qualquer impacto estatisticamente significativo no sucesso académico. Defendemos que devem ser feitos esforços, pelas instituições de ensino superior, no sentido de se recolherem informações que caracterizem, cada vez mais detalhadamente, os estudantes, com o objectivo de se poder estudar empiricamente fenómenos que afectam o corpo estudantil. Propomos que as instituições de ensino superior desenvolvam programas que combatam o prolongamento desnecessário do tempo para concluir um curso, uma vez que este parece estar associado a piores resultados. Sugerimos que as políticas públicas para o ensino superior devam estar articuladas com as políticas para o ensino, como um todo, e com as políticas sociais.This dissertation aims to identify the determinants of academic success in higher education and criteria to signal students at risk of school failure. Data collected from a data base of a public faculty of social sciences and humanities with information on graduates over the years 2009-2011 was analyzed and an OLS regression of final grades on several covariates was estimated. We show that the application grade to university and the family context are the main determinants of academic success in higher education. Our results are in pace with some results in the literature which indicate that female students perform better in college than male students. We have found evidence that students with better grades do not require additional time to complete their degree. Students? age and participation in the labor market had no statistically significant impact on academic success. We argue that efforts should be made by higher education institutions in order to collect information that characterizes students with increasing detail, so that empirical analysis on phenomena that affect the student body can be performed. We also conclude that higher education institutions should develop programs to address the unnecessary extension of time needed to complete a degree, since this seems to be associated with worse outcomes. We suggest that public policies that address higher education issues should be articulated with public policy addressing education as a whole and social policy.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandes, GraçaRepositório da Universidade de LisboaRosa, Nuno Miguel Gaspar Marques2015-12-11T10:20:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10422porRosa, Nuno Miguel Gaspar Marques (2012). "Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:53.456071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
title Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
spellingShingle Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques
Sucesso académico
Ensino superior
Estudante
Academic success
higher education
students
title_short Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
title_full Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
title_fullStr Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
title_full_unstemmed Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
title_sort Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas
author Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques
author_facet Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Graça
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso académico
Ensino superior
Estudante
Academic success
higher education
students
topic Sucesso académico
Ensino superior
Estudante
Academic success
higher education
students
description Mestrado em Economia e Políticas Públicas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-12-11T10:20:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10422
url http://hdl.handle.net/10400.5/10422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosa, Nuno Miguel Gaspar Marques (2012). "Determinantes do desempenho académico nos cursos superiores de ciências sociais e humanas". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131051701829632