Ser um jovem cidadão numa cidade multicultural : uma abordagem na escola básica do 2º e 3º ciclo de Miguel Torga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luís Filipe Moniz de, 1988-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27662
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
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spelling Ser um jovem cidadão numa cidade multicultural : uma abordagem na escola básica do 2º e 3º ciclo de Miguel TorgaMigraçõesCidadesMulticulturalismoGlobalizaçãoCidadaniaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Na disciplina de Geografia e numa turma do 8º ano da Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Miguel Torga, em Mina de Água, Amadora, foi lecionada uma sequência didática centrada nas Migrações, Cidades e Diversidade Cultural. As migrações são um fenómeno antigo e, apesar das questões económicas e a procura do bem-estar permanecerem como as principais causas dos intensos fluxos populacionais, a deslocação de mais de 65 milhões de refugiados, por razões bélicas, tem dominado a cena internacional. Os países desenvolvidos e as grandes cidades continuam a receber a maioria dos migrantes. Os efeitos da globalização, através do forte desenvolvimento das tecnologias e dos transportes, podem acarretar mudanças nos traços culturais, sociais, políticos e económicos tradicionais das regiões recetoras, levando algumas pessoas à insatisfação com a diversidade cultural, manifestadas através de atos discriminatórios e estereótipos. Estas situações colocam em risco a construção de uma comunidade inclusiva, multicultural, sustentável, culturalmente heterogénea e defensora dos direitos humanos – o que reforça a importância da sua abordagem educativa, desde logo no âmbito da educação geográfica. A tentativa de uma estratégia de ensino baseada no esforço da mobilização do contributo dos alunos permitiu a implementação de atividades didáticas, como: i) uma carta de levantamento de problemas e soluções endereçada ao Presidente da Junta de Freguesia; ii) a redação de um discurso relativo aos direitos humanos; iii) o trabalho de campo, de levantamento funcional; iv) um debate/simulação. A experiência letiva teve em vista o alcance dos sentidos de cidadania, autonomia, criatividade, espírito crítico, responsabilidade e solidariedade, respeitando a singularidade dos alunos enquanto seres humanos únicos e irrepetíveis. A prática letiva demonstra que, apesar da pouca familiaridade com algumas das metodologias de ensino, os alunos aderem e crescem a novas formas de aprendizagem, possíveis de serem consideradas relevantes e significativas para a sua vida.In the discipline of Geography and in a class of 8th grade from the Basic School of the 2nd and 3rd cycles of Miguel Torga, in Mina de Água, Amadora, it was taught a didactic sequence centered on the Migrations, Cities and Cultural Diversity. The migrations are an ancient phenomenon and despite the economic matters and the search for the well-being remaining as the main causes of intense population flows the movement of more than 65 million refugees, by warlike reasons, has dominated the international scene. The developed countries and the big cities continue to receive the vast majority of migrants. The globalization effects, through the strong development of technology and transports, can cause changes in the cultural, social, political and economic traditional traits of the receiving regions, leading some people to dissatisfaction with the cultural diversity manifested through discriminatory acts and stereotypes. These situations pose a risk to building an inclusive, multicultural, sustainable, culturally diverse and human rights defender community – which reinforces the value of their educational approach, first within the geographical education. The attempt of a teaching strategy based on the mobilization effort of student contribution allowed the implementation of didactic activities as: i) a letter of problems and solutions to the president of the parish council; ii) the redaction of a speech on human rights; iii) the fieldwork: functional survey; iv) the debate/simulation. The teaching experience was aimed to achieve the citizenship, autonomy, creativity, critical spirit, responsibility and solidarity senses, respecting the singularity of students as unique and unrepeatable human beings. The teaching practice shows that despite little familiarity with some of the teaching methods, the students adhere and grow to new forms of learning, possible of being considered relevant and meaningful to their lives.Nunes, Sérgio Claudino Loureiro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Luís Filipe Moniz de, 1988-2017-05-10T16:41:29Z20162016-10-262016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfaudio/x-mpegvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/27662TID:201695405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:02.873515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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