A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patrícia Alexandra Pacheco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39689
Resumo: Com a rápida aceleração das novas tecnologias, o paradigma a que as organizações se deparam atualmente é altamente competitivo, exigente e de mudança. Desta forma, as organizações têm de encontrar novas formas de motivar e satisfazer as suas pessoas. Posto isto, a comunicação interna pode contribuir para aumentar o engagement dos colaboradores através de diversas ações que visem envolver e informar. A presente investigação procura analisar o papel da comunicação interna na geração de engagement junto dos colaboradores da Altice Portugal através de uma metodologia mista que tem como base a realização de uma base qualitativa para apuramento dos dados exploratórios, através de análise documental, observação direta e participante e entrevistas exploratórias e, para apuramento dos dados primários, uma base quantitativa através da realização de um inquérito por questionário. Através da análise realizada, esta investigação confirmou segundo as hipóteses em investigação que a comunicação interna contribui, através de diversas ações, para aumentar o engagement dos colaboradores. Nesta investigação foram dados vários exemplos onde são divulgadas muitas das iniciativas internas, como é o caso da intranet My Altice. Para além disto, foi também mencionado as comunicações que são enviadas para os colaboradores desde assuntos relacionados com empresa, negócio ou clientes e que contribuem para o aumento do engagement dos colaboradores para com a organização.
id RCAP_3e47b6da9848c239eb531086d8bcd0b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice PortugalComunicação internaComunicação estratégicaEngagementGestão de pessoasInternal communicationStrategic communicationEngagementPeople managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCom a rápida aceleração das novas tecnologias, o paradigma a que as organizações se deparam atualmente é altamente competitivo, exigente e de mudança. Desta forma, as organizações têm de encontrar novas formas de motivar e satisfazer as suas pessoas. Posto isto, a comunicação interna pode contribuir para aumentar o engagement dos colaboradores através de diversas ações que visem envolver e informar. A presente investigação procura analisar o papel da comunicação interna na geração de engagement junto dos colaboradores da Altice Portugal através de uma metodologia mista que tem como base a realização de uma base qualitativa para apuramento dos dados exploratórios, através de análise documental, observação direta e participante e entrevistas exploratórias e, para apuramento dos dados primários, uma base quantitativa através da realização de um inquérito por questionário. Através da análise realizada, esta investigação confirmou segundo as hipóteses em investigação que a comunicação interna contribui, através de diversas ações, para aumentar o engagement dos colaboradores. Nesta investigação foram dados vários exemplos onde são divulgadas muitas das iniciativas internas, como é o caso da intranet My Altice. Para além disto, foi também mencionado as comunicações que são enviadas para os colaboradores desde assuntos relacionados com empresa, negócio ou clientes e que contribuem para o aumento do engagement dos colaboradores para com a organização.With the rapid acceleration of new technologies, the paradigm facing organisations today is highly competitive, demanding and changing. Thus, organisations have to find new ways to motivate and satisfy their people. This being said, internal communication can contribute to increasing employee engagement through various actions aimed at involving and informing. This research seeks to analyse the role of internal communication in generating engagement among the employees of Altice Portugal through a mixed methodology based on a qualitative basis for exploratory data, through document analysis, direct and participant observation and exploratory interviews and, for primary data, a quantitative basis through a questionnaire survey. Through the analysis performed, this research confirmed according to the hypotheses under investigation that internal communication contributes, through various actions, to increase employee engagement. In this research several examples were given where many of the internal initiatives are disclosed, such as the My Altice intranet. In addition, it was also mentioned the communications that are sent to the employees from matters related with the company, business or customers and that contribute to the increase of the engagement of the employees with the organization.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndrade, Patrícia Alexandra Pacheco2022-12-29T14:05:49Z2022-12-062022-092022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39689TID:203130766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:14Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:29.198166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
title A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
spellingShingle A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
Andrade, Patrícia Alexandra Pacheco
Comunicação interna
Comunicação estratégica
Engagement
Gestão de pessoas
Internal communication
Strategic communication
Engagement
People management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
title_full A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
title_fullStr A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
title_full_unstemmed A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
title_sort A influência da comunicação interna na geração de engagement dos colaboradores : estudo de caso Altice Portugal
author Andrade, Patrícia Alexandra Pacheco
author_facet Andrade, Patrícia Alexandra Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Patrícia Alexandra Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Comunicação estratégica
Engagement
Gestão de pessoas
Internal communication
Strategic communication
Engagement
People management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação interna
Comunicação estratégica
Engagement
Gestão de pessoas
Internal communication
Strategic communication
Engagement
People management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Com a rápida aceleração das novas tecnologias, o paradigma a que as organizações se deparam atualmente é altamente competitivo, exigente e de mudança. Desta forma, as organizações têm de encontrar novas formas de motivar e satisfazer as suas pessoas. Posto isto, a comunicação interna pode contribuir para aumentar o engagement dos colaboradores através de diversas ações que visem envolver e informar. A presente investigação procura analisar o papel da comunicação interna na geração de engagement junto dos colaboradores da Altice Portugal através de uma metodologia mista que tem como base a realização de uma base qualitativa para apuramento dos dados exploratórios, através de análise documental, observação direta e participante e entrevistas exploratórias e, para apuramento dos dados primários, uma base quantitativa através da realização de um inquérito por questionário. Através da análise realizada, esta investigação confirmou segundo as hipóteses em investigação que a comunicação interna contribui, através de diversas ações, para aumentar o engagement dos colaboradores. Nesta investigação foram dados vários exemplos onde são divulgadas muitas das iniciativas internas, como é o caso da intranet My Altice. Para além disto, foi também mencionado as comunicações que são enviadas para os colaboradores desde assuntos relacionados com empresa, negócio ou clientes e que contribuem para o aumento do engagement dos colaboradores para com a organização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T14:05:49Z
2022-12-06
2022-09
2022-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39689
TID:203130766
url http://hdl.handle.net/10400.14/39689
identifier_str_mv TID:203130766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132049179672576