Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6338
Resumo: Neste estudo, a relação entre o traço de personalidade Extroversão e a preferência por género de filme foi analisada. Foi utilizado um inquérito que foi aplicado on-line a duzentos e nove indivíduos tendo como objectivo por um lado, perceber em que medida o traço de personalidade extroversão e o estado afectivo de emoções positivas se relaciona com a escolha por um determinado género de filme e, por outro lado, averiguar questões relacionadas com os hábitos no visionamento de filmes. Recorreu-se a duas escalas, a PANAS, para medir o estado emocional aquando do preenchimento do questionário e a escala NEO-FFI para enquadrar os indivíduos relativamente às cinco dimensões da personalidade. Isolou-se a dimensão de Extroversão e criaram-se dois grupos em função da maior ou menor pontuação nos itens relativos a esta dimensão, sendo denominados de Extrovertidos e Introvertidos, respectivamente. Nos indivíduos da nossa amostra verificou-se uma correlação positiva entre as emoções positivas e o traço Extroversão contudo não se verificaram diferenças significativas entre os indivíduos mais extrovertidos e os mais introvertidos no que diz respeito ao género de filme preferido.
id RCAP_3e4c75a14308d4a2af1708ff5c28b82f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6338
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filmeFilmesEmoções positivasTraço de personalidade-extroversãoFilmsPositive emotionsPersonality trait-extroversionNeste estudo, a relação entre o traço de personalidade Extroversão e a preferência por género de filme foi analisada. Foi utilizado um inquérito que foi aplicado on-line a duzentos e nove indivíduos tendo como objectivo por um lado, perceber em que medida o traço de personalidade extroversão e o estado afectivo de emoções positivas se relaciona com a escolha por um determinado género de filme e, por outro lado, averiguar questões relacionadas com os hábitos no visionamento de filmes. Recorreu-se a duas escalas, a PANAS, para medir o estado emocional aquando do preenchimento do questionário e a escala NEO-FFI para enquadrar os indivíduos relativamente às cinco dimensões da personalidade. Isolou-se a dimensão de Extroversão e criaram-se dois grupos em função da maior ou menor pontuação nos itens relativos a esta dimensão, sendo denominados de Extrovertidos e Introvertidos, respectivamente. Nos indivíduos da nossa amostra verificou-se uma correlação positiva entre as emoções positivas e o traço Extroversão contudo não se verificaram diferenças significativas entre os indivíduos mais extrovertidos e os mais introvertidos no que diz respeito ao género de filme preferido.In this study the relationship between the personality trait Extraversion and the preference for film genre was analyzed. We used a survey that was administered online to two hundred and nine individuals. Our goals were, on the one hand, realize the extent to which the personality trait extraversion and the emotional state of positive emotions is related to the choice for a certain genre of film, and on the other hand, investigate issues related to watching films habits. We used two scales, the PANAS to measure the emotional state when completing the questionnaire and the scale NEO-FFI for framing individuals in five personality dimensions. The dimension of Extraversion was isolated and two groups were created according to higher or lower scores on items related to this dimension, named Extroverts and Introverts respectively. In our sample there was a positive correlation between positive emotions and the Extraversion trait. However, there were no significant differences between more extroverted individuals and more introverted ones, regarding film genre preference.2014-01-23T17:06:23Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6338porGomes, Ana Paula Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:26:44ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
title Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
spellingShingle Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
Gomes, Ana Paula Mendes
Filmes
Emoções positivas
Traço de personalidade-extroversão
Films
Positive emotions
Personality trait-extroversion
title_short Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
title_full Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
title_fullStr Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
title_full_unstemmed Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
title_sort Da ficção à emoção: extrovertidos e introvertidos na fruição de um filme
author Gomes, Ana Paula Mendes
author_facet Gomes, Ana Paula Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Filmes
Emoções positivas
Traço de personalidade-extroversão
Films
Positive emotions
Personality trait-extroversion
topic Filmes
Emoções positivas
Traço de personalidade-extroversão
Films
Positive emotions
Personality trait-extroversion
description Neste estudo, a relação entre o traço de personalidade Extroversão e a preferência por género de filme foi analisada. Foi utilizado um inquérito que foi aplicado on-line a duzentos e nove indivíduos tendo como objectivo por um lado, perceber em que medida o traço de personalidade extroversão e o estado afectivo de emoções positivas se relaciona com a escolha por um determinado género de filme e, por outro lado, averiguar questões relacionadas com os hábitos no visionamento de filmes. Recorreu-se a duas escalas, a PANAS, para medir o estado emocional aquando do preenchimento do questionário e a escala NEO-FFI para enquadrar os indivíduos relativamente às cinco dimensões da personalidade. Isolou-se a dimensão de Extroversão e criaram-se dois grupos em função da maior ou menor pontuação nos itens relativos a esta dimensão, sendo denominados de Extrovertidos e Introvertidos, respectivamente. Nos indivíduos da nossa amostra verificou-se uma correlação positiva entre as emoções positivas e o traço Extroversão contudo não se verificaram diferenças significativas entre os indivíduos mais extrovertidos e os mais introvertidos no que diz respeito ao género de filme preferido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-10
2014-01-23T17:06:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6338
url http://hdl.handle.net/10071/6338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303955108265984