Causas de (in)sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Sónia Filipa Oliveira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/731
Resumo: O Insucesso escolar tornou-se um problema do actual sistema de ensino. Não sendo novo, ele requer hoje uma reavaliação, devido às mudanças profundas que as sociedades têm vindo a registar, quer na socialização dos jovens, quer nas exigências que estas fazem cada mais, à participação destes, em diferentes esferas sociais. A desvalorização dos jovens, o insucesso e o desinteresse escolar constituem ainda hoje, nas nossas escolas fenómenos massivos cuja natureza e determinantes parecem ser de essência socioeconómica e /ou desmotivação. Todos sabemos, que este não é um assunto de fácil resolução e que não existem planos óptimos, nem soluções mágicas, para combater o insucesso escolar. No entanto, mesmo assim, todos juntos devemos apresentar soluções/respostas possíveis, por forma a atenuar ou eliminar este problema. A amostra foi constituída por 214 indivíduos, sendo 166 alunos do 3º Ciclo, 30 alunos do Cefs e 18 Professores. Os resultados obtidos indicam que a motivação dos alunos para aprender, o equilíbrio da estrutura familiar, articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida e a percepção da importância dos estudos para o futuro, são factores importantes no combate ao insucesso escolar
id RCAP_41c64f690210901bec2e2796ee25e888
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Causas de (in)sucesso escolarSucessoInsucessoFamíliaAlunoSuccessFailureFamilyStudentO Insucesso escolar tornou-se um problema do actual sistema de ensino. Não sendo novo, ele requer hoje uma reavaliação, devido às mudanças profundas que as sociedades têm vindo a registar, quer na socialização dos jovens, quer nas exigências que estas fazem cada mais, à participação destes, em diferentes esferas sociais. A desvalorização dos jovens, o insucesso e o desinteresse escolar constituem ainda hoje, nas nossas escolas fenómenos massivos cuja natureza e determinantes parecem ser de essência socioeconómica e /ou desmotivação. Todos sabemos, que este não é um assunto de fácil resolução e que não existem planos óptimos, nem soluções mágicas, para combater o insucesso escolar. No entanto, mesmo assim, todos juntos devemos apresentar soluções/respostas possíveis, por forma a atenuar ou eliminar este problema. A amostra foi constituída por 214 indivíduos, sendo 166 alunos do 3º Ciclo, 30 alunos do Cefs e 18 Professores. Os resultados obtidos indicam que a motivação dos alunos para aprender, o equilíbrio da estrutura familiar, articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida e a percepção da importância dos estudos para o futuro, são factores importantes no combate ao insucesso escolarThe school failure has become a problem of the current educational system. Not new, it now requires a revaluation due to the profound changes that societies experienced over the last years, either in the socialization of young people, both in the demands they make each more, on the participation of those, in different social spheres. The devaluation of the young, school failure and disinterest still constitute, in our schools, to a mass phenomena whose nature and essence seem to be of socio-economic and / or motivational reasons. We all know that this is not an easy matter to solve and there are no great plans or magic solutions to combat school failure. However, even then, all together we provide solutions and answers as soon as possible, so that we can reduce or eliminate this problem. The sample consisted of 214 individuals, with 166 students in the 3rd cycle, 30 students and 18 teachers of CEF´S. The results indicate that students motivation to learn, the balance of family structure, articulation between the issues taught and life´s reality and perception of the importance of education for the future are important factors in the fight against school failure.2011-10-18T11:15:35Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/731porCunha, Sónia Filipa Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:58.910261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Causas de (in)sucesso escolar
title Causas de (in)sucesso escolar
spellingShingle Causas de (in)sucesso escolar
Cunha, Sónia Filipa Oliveira da
Sucesso
Insucesso
Família
Aluno
Success
Failure
Family
Student
title_short Causas de (in)sucesso escolar
title_full Causas de (in)sucesso escolar
title_fullStr Causas de (in)sucesso escolar
title_full_unstemmed Causas de (in)sucesso escolar
title_sort Causas de (in)sucesso escolar
author Cunha, Sónia Filipa Oliveira da
author_facet Cunha, Sónia Filipa Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Sónia Filipa Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso
Insucesso
Família
Aluno
Success
Failure
Family
Student
topic Sucesso
Insucesso
Família
Aluno
Success
Failure
Family
Student
description O Insucesso escolar tornou-se um problema do actual sistema de ensino. Não sendo novo, ele requer hoje uma reavaliação, devido às mudanças profundas que as sociedades têm vindo a registar, quer na socialização dos jovens, quer nas exigências que estas fazem cada mais, à participação destes, em diferentes esferas sociais. A desvalorização dos jovens, o insucesso e o desinteresse escolar constituem ainda hoje, nas nossas escolas fenómenos massivos cuja natureza e determinantes parecem ser de essência socioeconómica e /ou desmotivação. Todos sabemos, que este não é um assunto de fácil resolução e que não existem planos óptimos, nem soluções mágicas, para combater o insucesso escolar. No entanto, mesmo assim, todos juntos devemos apresentar soluções/respostas possíveis, por forma a atenuar ou eliminar este problema. A amostra foi constituída por 214 indivíduos, sendo 166 alunos do 3º Ciclo, 30 alunos do Cefs e 18 Professores. Os resultados obtidos indicam que a motivação dos alunos para aprender, o equilíbrio da estrutura familiar, articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida e a percepção da importância dos estudos para o futuro, são factores importantes no combate ao insucesso escolar
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-10-18T11:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/731
url http://hdl.handle.net/10348/731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137082932723712