Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Carla Sofia Madeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2680
Resumo: O objectivo deste estudo consistiu em examinar e discutir as causas de (in)sucesso escolar na região de Vila Real. A amostra do estudo foi composta por 30 alunos do 9º ano de escolaridade, constituído por 14 alunas do género feminino e 16 alunos do género masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos ( =14,7±0,99). Foi utilizado um questionário com o intuito de recolher as opiniões dos alunos acerca da importância de determinados factores no insucesso e sucesso escolar. Identificámos importantes registos que comprovam, em alguns casos, que os alunos, efectivamente, percepcionam a importância de factores que levam ao insucesso escolar (e.g. responsabilização em relação aos estudos, estudo acompanhado, equilíbrio familiar, motivação, etc.). Causas intrínsecas e extrínsecas aos alunos, evidenciam que a problemática do insucesso escolar é complexa e para ser solucionada é necessário que as relações país/escola/aluno/família assumam um dinamismo superior aquele que existe nos dias que correm.
id RCAP_54a9bd2aa0740756b3a3919587ce8189
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila RealInsucesso escolarSucesso escolarEscolaAlunosFamíliaMotivaçãoO objectivo deste estudo consistiu em examinar e discutir as causas de (in)sucesso escolar na região de Vila Real. A amostra do estudo foi composta por 30 alunos do 9º ano de escolaridade, constituído por 14 alunas do género feminino e 16 alunos do género masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos ( =14,7±0,99). Foi utilizado um questionário com o intuito de recolher as opiniões dos alunos acerca da importância de determinados factores no insucesso e sucesso escolar. Identificámos importantes registos que comprovam, em alguns casos, que os alunos, efectivamente, percepcionam a importância de factores que levam ao insucesso escolar (e.g. responsabilização em relação aos estudos, estudo acompanhado, equilíbrio familiar, motivação, etc.). Causas intrínsecas e extrínsecas aos alunos, evidenciam que a problemática do insucesso escolar é complexa e para ser solucionada é necessário que as relações país/escola/aluno/família assumam um dinamismo superior aquele que existe nos dias que correm.The purpose of this study was to examine and discuss the causes of (un)success in the region of Vila Real. The study sample consisted of 30 students from 9th grade, comprising for 14 female students and 16 male students aged between 13 and 17 years old ( x = 14.7±0.99). We used a questionnaire to gather the opinion of students about the importance of certain factors in school success and failure. We identified records that prove that students actually perceive the importance of factors leading to academic failure (e.g. accountability towards education, study together, family balance, motivation, etc.). Intrinsic and extrinsic students causes show that the problem of school failure is complex and to be resolved its necessary a high cooperation between country/school/student/family than that which exists actually.2013-09-05T10:44:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2680porVilela, Carla Sofia Madeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:00:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
title Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
spellingShingle Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
Vilela, Carla Sofia Madeira
Insucesso escolar
Sucesso escolar
Escola
Alunos
Família
Motivação
title_short Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
title_full Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
title_fullStr Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
title_full_unstemmed Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
title_sort Causas de (in)sucesso escolar: estudo de caso de uma escola da Região de Vila Real
author Vilela, Carla Sofia Madeira
author_facet Vilela, Carla Sofia Madeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Carla Sofia Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Sucesso escolar
Escola
Alunos
Família
Motivação
topic Insucesso escolar
Sucesso escolar
Escola
Alunos
Família
Motivação
description O objectivo deste estudo consistiu em examinar e discutir as causas de (in)sucesso escolar na região de Vila Real. A amostra do estudo foi composta por 30 alunos do 9º ano de escolaridade, constituído por 14 alunas do género feminino e 16 alunos do género masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos ( =14,7±0,99). Foi utilizado um questionário com o intuito de recolher as opiniões dos alunos acerca da importância de determinados factores no insucesso e sucesso escolar. Identificámos importantes registos que comprovam, em alguns casos, que os alunos, efectivamente, percepcionam a importância de factores que levam ao insucesso escolar (e.g. responsabilização em relação aos estudos, estudo acompanhado, equilíbrio familiar, motivação, etc.). Causas intrínsecas e extrínsecas aos alunos, evidenciam que a problemática do insucesso escolar é complexa e para ser solucionada é necessário que as relações país/escola/aluno/família assumam um dinamismo superior aquele que existe nos dias que correm.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-09-05T10:44:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2680
url http://hdl.handle.net/10348/2680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302018970353664