Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, José Eduardo Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15073
Resumo: Neste trabalho foram analisados um conjunto de variáveis que de certa forma ajudaram-nos a compreender o sucesso/insucesso escolar dos quatro jovens de origem imigrante caboverdeana no terceiro ciclo do ensino básico em Portugal no agrupamento de escolas do Vale da Amoreira sede AVEVA e na escola secundária da Baixa da Banheira. Procuramos entender como que a origem socioeconómica influi nos trajectos escolares desses jovens tendo em conta que nas famílias imigrantes muitas vezes as necessidades básicas não estão resolvidas. Assim a investigação permitiu-nos concluir por um lado que a origem social das famílias entrevistadas vem contribuindo para aumentar as dificuldades dos filhos nos percursos escolares. Por outro lado constatamos que o contexto histórico e social vívido por essas famílias também tem influenciado no percurso escolar desses jovens. Os pais no geral estudaram em Cabo Verde e atingiram um nível académico compreendido entre o 4º e o 6º ano do ensino básico com a excepção de uma das mães que fez todo o seu percurso escolar em Portugal até ao 12º ano. Ainda mais constatamos que nesta análise que nenhum dos irmãos dos entrevistados conseguiu alcançar um nível académico superior ao 12º ano o que de certa forma acabou por influenciar as expectativas futuras dos alunos entrevistados.
id RCAP_4211ba4199ad4fd13c7a7bf3285ce23d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunosEducaçãoEnsino básicoSucesso escolarInsucesso escolarImigrantes caboverdianosOrigem socialLinguísticaSchool success / failureDescendants of cape verdean immigrantsSocial originLanguage practicesNeste trabalho foram analisados um conjunto de variáveis que de certa forma ajudaram-nos a compreender o sucesso/insucesso escolar dos quatro jovens de origem imigrante caboverdeana no terceiro ciclo do ensino básico em Portugal no agrupamento de escolas do Vale da Amoreira sede AVEVA e na escola secundária da Baixa da Banheira. Procuramos entender como que a origem socioeconómica influi nos trajectos escolares desses jovens tendo em conta que nas famílias imigrantes muitas vezes as necessidades básicas não estão resolvidas. Assim a investigação permitiu-nos concluir por um lado que a origem social das famílias entrevistadas vem contribuindo para aumentar as dificuldades dos filhos nos percursos escolares. Por outro lado constatamos que o contexto histórico e social vívido por essas famílias também tem influenciado no percurso escolar desses jovens. Os pais no geral estudaram em Cabo Verde e atingiram um nível académico compreendido entre o 4º e o 6º ano do ensino básico com a excepção de uma das mães que fez todo o seu percurso escolar em Portugal até ao 12º ano. Ainda mais constatamos que nesta análise que nenhum dos irmãos dos entrevistados conseguiu alcançar um nível académico superior ao 12º ano o que de certa forma acabou por influenciar as expectativas futuras dos alunos entrevistados.In this work, we analyzed a set of variables who contributed to understand the school success / failure of four descendants of Cape Verdean immigrants attending the third cycle of basic education in Portugal in the grouping of schools in the Vale da Amoreira, AVEVA headquarters and in the school secondary school of Baixa da Banheira. We try to understand how the socioeconomic origins influences their school trajectories, taking into account that often in the immigrant families the basic needs are not solved. This study allowed us to conclude on the one hand that the social origin of the families interviewed has been contributing to increase the difficulties of the children's educational experiences. On the other hand we verified that the historical and social context experienced by these families have also influenced in the school course of these young people. Parents generally studied in Cape Verde and reached an academic levels between the 4th and 6th year of basic education, with the exception of one mother who did all her education in Portugal until the 12th grade of high secondary education. Furthermore, in this analysis, none of the interviewees' siblings managed to reach an academic level higher than the 12th grade, which in a way influenced the future expectations of the students interviewed.2018-01-31T15:57:25Z2017-11-15T00:00:00Z2017-11-152017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15073TID:201764130porVaz, José Eduardo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:36.322749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
title Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
spellingShingle Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
Vaz, José Eduardo Ribeiro
Educação
Ensino básico
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Imigrantes caboverdianos
Origem social
Linguística
School success / failure
Descendants of cape verdean immigrants
Social origin
Language practices
title_short Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
title_full Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
title_fullStr Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
title_full_unstemmed Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
title_sort Sucesso - insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes caboverdeanos no 3º Ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira: um estudo de caso de quatro alunos
author Vaz, José Eduardo Ribeiro
author_facet Vaz, José Eduardo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, José Eduardo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino básico
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Imigrantes caboverdianos
Origem social
Linguística
School success / failure
Descendants of cape verdean immigrants
Social origin
Language practices
topic Educação
Ensino básico
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Imigrantes caboverdianos
Origem social
Linguística
School success / failure
Descendants of cape verdean immigrants
Social origin
Language practices
description Neste trabalho foram analisados um conjunto de variáveis que de certa forma ajudaram-nos a compreender o sucesso/insucesso escolar dos quatro jovens de origem imigrante caboverdeana no terceiro ciclo do ensino básico em Portugal no agrupamento de escolas do Vale da Amoreira sede AVEVA e na escola secundária da Baixa da Banheira. Procuramos entender como que a origem socioeconómica influi nos trajectos escolares desses jovens tendo em conta que nas famílias imigrantes muitas vezes as necessidades básicas não estão resolvidas. Assim a investigação permitiu-nos concluir por um lado que a origem social das famílias entrevistadas vem contribuindo para aumentar as dificuldades dos filhos nos percursos escolares. Por outro lado constatamos que o contexto histórico e social vívido por essas famílias também tem influenciado no percurso escolar desses jovens. Os pais no geral estudaram em Cabo Verde e atingiram um nível académico compreendido entre o 4º e o 6º ano do ensino básico com a excepção de uma das mães que fez todo o seu percurso escolar em Portugal até ao 12º ano. Ainda mais constatamos que nesta análise que nenhum dos irmãos dos entrevistados conseguiu alcançar um nível académico superior ao 12º ano o que de certa forma acabou por influenciar as expectativas futuras dos alunos entrevistados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-15T00:00:00Z
2017-11-15
2017-09
2018-01-31T15:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15073
TID:201764130
url http://hdl.handle.net/10071/15073
identifier_str_mv TID:201764130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134724536401920