O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Auriza de Fátima Delgado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20490
Resumo: Este trabalho consiste numa investigação sobre o (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes, especificamente dos alunos de origem cabo-verdiana. O objetivo do estudo foi tentar perceber as dinâmicas relacionais (aluno, professor, família) que levam estes alunos a terem insucesso escolar. Decidimos utilizar uma metodologia qualitativa com recursos a instrumento também de cariz qualitativo. O insucesso escolar dos alunos descentes de imigrantes tem sido documentado nas últimas décadas, em Portugal. Durante a nossa pesquisa encontrámos vários fatores que podem estar envolvidas nas causas do insucesso escolar, e privilegiámos a dimensão relacional. No âmbito deste trabalho tivemos a oportunidade de realizar entrevistas aos alunos rapazes do 3º ciclo do ensino básico, aos diretores de turma e aos pais/ encarregados de educação. O 3º ciclo é considerado um ciclo decisivo porque os jovens começam a ser mais responsáveis e autónomos nas suas escolhas. As principais conclusões a que chegamos é que há uma certa distância entre a comunidade escolar e a comunidade familiar. Há falta de acompanhamento escolar intensivo por parte dos pais. Nota-se ainda uma certa desmotivação nos estudos por parte dos alunos.
id RCAP_7e30a5ca0b8d75910f7708c680630365
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana(In)sucesso escolarDescendentes de imigrantesCabo VerdeEducaçãoEnsino básicoSchool (in)successChildren of immigrantsCape VerdeEducationBasic educationSociologia da educaçãoInsucesso escolarImigrantes caboverdianosRelação pais-escolaPortugalEste trabalho consiste numa investigação sobre o (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes, especificamente dos alunos de origem cabo-verdiana. O objetivo do estudo foi tentar perceber as dinâmicas relacionais (aluno, professor, família) que levam estes alunos a terem insucesso escolar. Decidimos utilizar uma metodologia qualitativa com recursos a instrumento também de cariz qualitativo. O insucesso escolar dos alunos descentes de imigrantes tem sido documentado nas últimas décadas, em Portugal. Durante a nossa pesquisa encontrámos vários fatores que podem estar envolvidas nas causas do insucesso escolar, e privilegiámos a dimensão relacional. No âmbito deste trabalho tivemos a oportunidade de realizar entrevistas aos alunos rapazes do 3º ciclo do ensino básico, aos diretores de turma e aos pais/ encarregados de educação. O 3º ciclo é considerado um ciclo decisivo porque os jovens começam a ser mais responsáveis e autónomos nas suas escolhas. As principais conclusões a que chegamos é que há uma certa distância entre a comunidade escolar e a comunidade familiar. Há falta de acompanhamento escolar intensivo por parte dos pais. Nota-se ainda uma certa desmotivação nos estudos por parte dos alunos.This work consists of research on the educational (in)success of pupils of immigrant descent, specifically of pupils of Cape Verdean origin. The aim of the study was to understand the relational dynamics (student, teacher, family) that lead these students to school failure. We decided to use a qualitative methodology using a qualitative instrument. The school failure of students of immigrant descent has been documented in recent decades in Portugal. During our research, we found several factors that may be involved in the causes of school failure, and we focused on the relational dimension. As part of this study, we had the opportunity to conduct interviews with student boys, class leaders and parents. The 3rd cycle of basic education is considered a decisive cycle because young people start to be more responsible and autonomous in their choices. The main conclusions we reached were that there is a certain distance between the school community and the family. There is a lack of intensive educational monitoring by parents. There is also a certain lack of motivation on the part of the students in their studies.2020-06-04T15:19:33Z2019-12-12T00:00:00Z2019-12-122019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20490TID:202460568porRamos, Auriza de Fátima Delgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:28.128989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
title O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
spellingShingle O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
Ramos, Auriza de Fátima Delgado
(In)sucesso escolar
Descendentes de imigrantes
Cabo Verde
Educação
Ensino básico
School (in)success
Children of immigrants
Cape Verde
Education
Basic education
Sociologia da educação
Insucesso escolar
Imigrantes caboverdianos
Relação pais-escola
Portugal
title_short O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
title_full O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
title_fullStr O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
title_full_unstemmed O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
title_sort O (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes: O caso dos alunos de origem Cabo-verdiana
author Ramos, Auriza de Fátima Delgado
author_facet Ramos, Auriza de Fátima Delgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Auriza de Fátima Delgado
dc.subject.por.fl_str_mv (In)sucesso escolar
Descendentes de imigrantes
Cabo Verde
Educação
Ensino básico
School (in)success
Children of immigrants
Cape Verde
Education
Basic education
Sociologia da educação
Insucesso escolar
Imigrantes caboverdianos
Relação pais-escola
Portugal
topic (In)sucesso escolar
Descendentes de imigrantes
Cabo Verde
Educação
Ensino básico
School (in)success
Children of immigrants
Cape Verde
Education
Basic education
Sociologia da educação
Insucesso escolar
Imigrantes caboverdianos
Relação pais-escola
Portugal
description Este trabalho consiste numa investigação sobre o (in)sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes, especificamente dos alunos de origem cabo-verdiana. O objetivo do estudo foi tentar perceber as dinâmicas relacionais (aluno, professor, família) que levam estes alunos a terem insucesso escolar. Decidimos utilizar uma metodologia qualitativa com recursos a instrumento também de cariz qualitativo. O insucesso escolar dos alunos descentes de imigrantes tem sido documentado nas últimas décadas, em Portugal. Durante a nossa pesquisa encontrámos vários fatores que podem estar envolvidas nas causas do insucesso escolar, e privilegiámos a dimensão relacional. No âmbito deste trabalho tivemos a oportunidade de realizar entrevistas aos alunos rapazes do 3º ciclo do ensino básico, aos diretores de turma e aos pais/ encarregados de educação. O 3º ciclo é considerado um ciclo decisivo porque os jovens começam a ser mais responsáveis e autónomos nas suas escolhas. As principais conclusões a que chegamos é que há uma certa distância entre a comunidade escolar e a comunidade familiar. Há falta de acompanhamento escolar intensivo por parte dos pais. Nota-se ainda uma certa desmotivação nos estudos por parte dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T00:00:00Z
2019-12-12
2019-10
2020-06-04T15:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20490
TID:202460568
url http://hdl.handle.net/10071/20490
identifier_str_mv TID:202460568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134764634996736