A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Andrea Sofia Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19927
Resumo: O presente relatório debruça-se sobre o papel dos modelos de gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina, provavelmente um dos maiores problemas da escola atual e com que se confrontam tanto professores experientes como em início de carreira. Enquanto principal responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, o docente assume um papel preponderante na prevenção da indisciplina, cabendo-lhe refletir sobre as suas práticas e ajustar o seu comportamento e procedimentos ao contexto em que se estabelece a relação pedagógica. Os modelos de gestão da sala de aula analisados ao longo deste relatório fornecem pontos de partida para as ações que o professor pode desenvolver nesse processo de ajustamento, com vista a promover o interesse dos alunos e a manter a disciplina. Relatam-se ainda as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, relacionadas com as recomendações dos modelos de gestão da sala de aula para a prevenção da indisciplina.
id RCAP_42d67932926cf64e9d0fb370ead15d40
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplinaGestão da sala de aulaProfessorDisciplinaIndisciplinaPrevençãoPrevençãoRelação pedagógicaTeacherClassroom managementDisciplineIndisciplinePreventionPedagogical relationshipDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório debruça-se sobre o papel dos modelos de gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina, provavelmente um dos maiores problemas da escola atual e com que se confrontam tanto professores experientes como em início de carreira. Enquanto principal responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, o docente assume um papel preponderante na prevenção da indisciplina, cabendo-lhe refletir sobre as suas práticas e ajustar o seu comportamento e procedimentos ao contexto em que se estabelece a relação pedagógica. Os modelos de gestão da sala de aula analisados ao longo deste relatório fornecem pontos de partida para as ações que o professor pode desenvolver nesse processo de ajustamento, com vista a promover o interesse dos alunos e a manter a disciplina. Relatam-se ainda as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, relacionadas com as recomendações dos modelos de gestão da sala de aula para a prevenção da indisciplina.This report focuses on the role of classroom management models to prevent indiscipline, probably one of the biggest problems of the current school, faced both by experienced teachers and the ones in the early career years. While main responsible for the process of teaching-learning, the teacher plays an important role in the prevention of indiscipline, and shall reflect on his/hers practices and adjust his/hers behavior and procedures to the context in which the pedagogical relationship is established. The classroom management models analyzed in this report provide starting points for the actions that the teacher can develop in that adjustment process in order to promote students' interest and to maintain discipline. It is also reported the activities developed during the Supervised Teaching Practice, related to the recommendations of classroom management models for the prevention of indiscipline.Granado, AntónioRUNGil, Andrea Sofia Marques2017-01-26T16:25:03Z2016-07-262016-04-122016-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19927TID:201254867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:36Zoai:run.unl.pt:10362/19927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:48.283798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
title A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
spellingShingle A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
Gil, Andrea Sofia Marques
Gestão da sala de aula
Professor
Disciplina
Indisciplina
Prevenção
Prevenção
Relação pedagógica
Teacher
Classroom management
Discipline
Indiscipline
Prevention
Pedagogical relationship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
title_full A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
title_fullStr A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
title_full_unstemmed A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
title_sort A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
author Gil, Andrea Sofia Marques
author_facet Gil, Andrea Sofia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Granado, António
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Andrea Sofia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da sala de aula
Professor
Disciplina
Indisciplina
Prevenção
Prevenção
Relação pedagógica
Teacher
Classroom management
Discipline
Indiscipline
Prevention
Pedagogical relationship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Gestão da sala de aula
Professor
Disciplina
Indisciplina
Prevenção
Prevenção
Relação pedagógica
Teacher
Classroom management
Discipline
Indiscipline
Prevention
Pedagogical relationship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório debruça-se sobre o papel dos modelos de gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina, provavelmente um dos maiores problemas da escola atual e com que se confrontam tanto professores experientes como em início de carreira. Enquanto principal responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, o docente assume um papel preponderante na prevenção da indisciplina, cabendo-lhe refletir sobre as suas práticas e ajustar o seu comportamento e procedimentos ao contexto em que se estabelece a relação pedagógica. Os modelos de gestão da sala de aula analisados ao longo deste relatório fornecem pontos de partida para as ações que o professor pode desenvolver nesse processo de ajustamento, com vista a promover o interesse dos alunos e a manter a disciplina. Relatam-se ainda as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, relacionadas com as recomendações dos modelos de gestão da sala de aula para a prevenção da indisciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26
2016-04-12
2016-07-26T00:00:00Z
2017-01-26T16:25:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19927
TID:201254867
url http://hdl.handle.net/10362/19927
identifier_str_mv TID:201254867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137889263550464