Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7926 |
Resumo: | Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates. |
id |
RCAP_4db08f9bb46d1947577c8823f15d40c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7926 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdianaDisciplinaIndisciplinaPrevençãoCorreçãoDisciplineIndisciplinePreventionCorrectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates.This work develops a reflection on indiscipline in the classroom, a secondary school in Praia - Cape Verde. Initially we discuss the concept of discipline and indiscipline, considering their different approaches, and the various factors that promote them. Also noteworthy is the preventive approach as most appropriate strategy for reducing the use of sanction measures, namely the output order of the classroom. On the other hand, looks at some strategies for corrective surgery of indiscipline in the classroom. This paper seeks to characterize the situation of indiscipline in the classroom, the 3rd cycle of basic education Silva Regina High School, including its causes and consequences, incident types and forms of disciplinary action by teachers in order to stop unruly behavior. It also seeks to identify the behaviors that motivate the use of exit order of the classroom by teachers. Finally, looking to list a set of preventive strategies that can help reduce the use of disciplinary sanctions, emphasizing the need to develop dialogue activities that provide greater closeness between teacher and student and conducting more training spaces and debates.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Celestino Tomás Tavares2016-03-17T15:55:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7926TID:202764702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:37ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana |
title |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana |
spellingShingle |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana Teixeira, Celestino Tomás Tavares Disciplina Indisciplina Prevenção Correção Discipline Indiscipline Prevention Correction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana |
title_full |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana |
title_fullStr |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana |
title_full_unstemmed |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana |
title_sort |
Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana |
author |
Teixeira, Celestino Tomás Tavares |
author_facet |
Teixeira, Celestino Tomás Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delgado, Paulo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Celestino Tomás Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Indisciplina Prevenção Correção Discipline Indiscipline Prevention Correction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Disciplina Indisciplina Prevenção Correção Discipline Indiscipline Prevention Correction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-17T15:55:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/7926 TID:202764702 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/7926 |
identifier_str_mv |
TID:202764702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302312884109312 |