Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Celestino Tomás Tavares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7926
Resumo: Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates.
id RCAP_4db08f9bb46d1947577c8823f15d40c0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdianaDisciplinaIndisciplinaPrevençãoCorreçãoDisciplineIndisciplinePreventionCorrectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates.This work develops a reflection on indiscipline in the classroom, a secondary school in Praia - Cape Verde. Initially we discuss the concept of discipline and indiscipline, considering their different approaches, and the various factors that promote them. Also noteworthy is the preventive approach as most appropriate strategy for reducing the use of sanction measures, namely the output order of the classroom. On the other hand, looks at some strategies for corrective surgery of indiscipline in the classroom. This paper seeks to characterize the situation of indiscipline in the classroom, the 3rd cycle of basic education Silva Regina High School, including its causes and consequences, incident types and forms of disciplinary action by teachers in order to stop unruly behavior. It also seeks to identify the behaviors that motivate the use of exit order of the classroom by teachers. Finally, looking to list a set of preventive strategies that can help reduce the use of disciplinary sanctions, emphasizing the need to develop dialogue activities that provide greater closeness between teacher and student and conducting more training spaces and debates.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Celestino Tomás Tavares2016-03-17T15:55:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7926TID:202764702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
title Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
spellingShingle Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
Teixeira, Celestino Tomás Tavares
Disciplina
Indisciplina
Prevenção
Correção
Discipline
Indiscipline
Prevention
Correction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
title_full Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
title_fullStr Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
title_full_unstemmed Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
title_sort Indisciplina na sala de aula – um estudo centrado numa escola caboverdiana
author Teixeira, Celestino Tomás Tavares
author_facet Teixeira, Celestino Tomás Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Celestino Tomás Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina
Indisciplina
Prevenção
Correção
Discipline
Indiscipline
Prevention
Correction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Disciplina
Indisciplina
Prevenção
Correção
Discipline
Indiscipline
Prevention
Correction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho desenvolve uma reflexão sobre a indisciplina na sala de aula, numa escola secundária na cidade da Praia – Cabo Verde. Inicialmente discute-se o conceito de disciplina e indisciplina, considerando as suas diferentes abordagens, bem como os diversos fatores que as promovem. Destaca-se também o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para redução da utilização de medidas sancionatórias, concretamente a ordem de saída da sala de aula. Por outro lado, analisa algumas estratégias de intervenção corretiva da indisciplina na sala de aula. Este trabalho procura caraterizar a situação de indisciplina na sala de aula, do 3ºciclo do ensino básico da Escola Secundária Regina Silva, nomeadamente as suas causas e consequências, tipos de incidentes disciplinares e formas de intervenção dos professores com vista a interromper comportamentos indisciplinados. Procura também identificar os comportamentos que motivam a utilização da ordem de saída da sala de aula, por parte dos professores. Finalmente, procura-se elencar um conjunto de estratégias preventivas que podem contribuir para a redução da utilização de medidas disciplinares sancionatórias, enfatizando a necessidade do desenvolvimento de diálogo, de atividades que proporcionam maior aproximação entre professor e aluno e a realização de mais espaços formativos e de debates.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-17T15:55:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7926
TID:202764702
url http://hdl.handle.net/10400.22/7926
identifier_str_mv TID:202764702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302312884109312