Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1523
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
id RCAP_43c23373b4b3a0e0f0921ff42c5da9c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de crecheeducação em ciênciasestágios curricularesjardim-de-infância1º ciclo do ensino básicoscience educationinternshipskindergarten1st cycle of basic educationRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e em Ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas pelos diversos contextos de estágio, as aprendizagens significativas enquanto futura profissional da educação e por fim a pesquisa desenvolvida. A primeira parte aborda os estágios curriculares em jardim de infância, em 1º Ciclo do Ensino Básico e por último em creche. É realizada a caraterização de cada contexto, nomeadamente, a organização do ambiente educativo. Para dar resposta à questão-problema, foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que evidenciam que a Educação em Ciências deve começar desde cedo, de modo a estimular e promover não só conhecimento nas crianças, mas também estimular o interesse por tudo o que as rodeia. A pesquisa desenvolvida pretende identificar e caracterizar as conceções dos educadores de infância, acerca do ensino das ciências em contexto de creche. Pretende ainda dar a conhecer os principais obstáculos com que estes profissionais de ensino se deparam no que se refere à implementação de atividades de ciências. Os resultados desta pesquisa apontam para a falta de formação que os educadores apresentam nesta área, o que origina sentimentos de insegurança relativamente ao ensino das ciências.This report aims to present the experiences of the different stage of contexts, meaningful learning as a professional future of education and finally the research developed. The first part deals with internships in kindergarten, 1st cycle of basic education and in childcare. Characterization of each context is held in particular the organization of the educational environment. To address this research problem, readings were taken in the field of science education that show that learning science should begin early in order to stimulate and promote not only knowledge in children, but also stimulate interest by everything that surrounds them. The research conducted aims to identify and characterize the conceptions of kindergarten teachers, about the teaching of science in child care context. It also aims to advertise of the main obstacles that these teaching professionals face with regard to the implementation of science activities. These results point to the lack of training that educators have in this area, leading to feelings of insecurity regarding the teaching of science.Correia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémOliveira, Inês2016-06-16T15:50:05Z2015-11-092015-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1523TID:201150514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:19Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:47.181251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
title Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
spellingShingle Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
Oliveira, Inês
educação em ciências
estágios curriculares
jardim-de-infância
1º ciclo do ensino básico
science education
internships
kindergarten
1st cycle of basic education
title_short Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
title_full Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
title_fullStr Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
title_full_unstemmed Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
title_sort Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche
author Oliveira, Inês
author_facet Oliveira, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Marisa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv educação em ciências
estágios curriculares
jardim-de-infância
1º ciclo do ensino básico
science education
internships
kindergarten
1st cycle of basic education
topic educação em ciências
estágios curriculares
jardim-de-infância
1º ciclo do ensino básico
science education
internships
kindergarten
1st cycle of basic education
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09
2015-11-09T00:00:00Z
2016-06-16T15:50:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1523
TID:201150514
url http://hdl.handle.net/10400.15/1523
identifier_str_mv TID:201150514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028331274240