Comunicação estratégica digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Pedro Guerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11656
Resumo: A comunicação estratégica, de que faz parte a produção de planos de comunicação, revela-se importante, nos dias de hoje, devido aos fenómenos digitais, trazidos pela invenção da web, que vieram proporcionar às organizações novas possibilidades de se relacionarem com os seus públicos (internos e externos) - é exemplo a comunicação mais direta e interativa com os stakeholders, ou outros públicos externos à organização, através, nomeadamente, das redes sociais. De entre os conjuntos de organizações que vieram aproveitar os novos ambientes comunicativos estão as organizações nãogovernamentais (ONG) ou identidades constituintes do Terceiro Setor. As argumentações e perspetivas teóricas relativas ao setor de organizações sem fins lucrativos e à comunicação estratégica são componentes deste projeto, que tem por objetivo a criação de um plano de comunicação, referente à comunicação externa e digital, para a CooLabora, uma ONG sediada na cidade da Covilhã, Portugal. O plano apresenta simultaneamente objetivos primários e secundários - sendo os primeiros passíveis de avaliação - de modo a verificar a eficiência do respetivo plano. Os objetivos primários referem-se a um aumento da interação do público com a CooLabora, em que é exemplo o aumento de subscritores e de visualizações no YouTube. Já os (objetivos) secundários são relativos à concretização, principalmente, de alterações visuais e gráficas nas plataformas digitais. Na fase de avaliação, foi concluído que o plano de comunicação registou uma eficiência positiva, existindo, consequentemente, uma resposta igualmente positiva à pergunta de partida - “Qual o resultado da ação da atividade de Relações Públicas na aproximação e envolvimento de Organizações Não Governamentais e dos seus públicos?” – ou seja, confirmando-se que o trabalho desenvolvido na assessoria de comunicação, no âmbito das Relações Públicas, é capaz de criar um aumento no envolvimento e na aproximação entre ONG e os seus públicos. O estudo da eficiência do plano realizou-se com base nas estatísticas das plataformas digitais que receberam a implementação de ações.
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