Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7855 |
Resumo: | Tendo sempre em vista a melhoria da prática profissional, tendo igualmente presente que a educação especial é um ramo do ensino muito vasto e, por isso, com necessidade de aprofundamento, o presente estudo tem como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, bem como da observação de aulas e análise de documentos, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, e por a mesma surgir de uma necessidade sentida pela investigadora, ao nível da formação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a surdez. Por tudo o que foi exposto, este estudo é de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência, na área da surdez. |
id |
RCAP_4e25acd7ab6e5326a91a0de0bb44539e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2Educação especialEnsinoSurdosLíngua gestualMétodosEstratégiasTendo sempre em vista a melhoria da prática profissional, tendo igualmente presente que a educação especial é um ramo do ensino muito vasto e, por isso, com necessidade de aprofundamento, o presente estudo tem como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, bem como da observação de aulas e análise de documentos, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, e por a mesma surgir de uma necessidade sentida pela investigadora, ao nível da formação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a surdez. Por tudo o que foi exposto, este estudo é de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência, na área da surdez.Keeping always in view the improvement of professional practice, taking also into account that special education is a very large branch of education and, therefore, in need of further study, the present study aims to identify methods and strategies that allow us to effectively teach deaf students. In order to do this, we sought materials and resources through consultation with teachers, their opinions and suggestions, as well as classroom observation and analysis of documents, including lesson plans. As a complement to the research, and because it arose from a need felt by the researcher, at the level of training, the training needs of teachers interviewed in the area of special education in which they teach to deaf students were identified. For all of the above, this study is of a qualitative nature, having chosen to study the particular case of a reference group in the area of deafness.2017-07-14T16:04:44Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7855porCecílio, Ana Isabel Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:08:14ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 |
title |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 |
spellingShingle |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 Cecílio, Ana Isabel Esteves Educação especial Ensino Surdos Língua gestual Métodos Estratégias |
title_short |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 |
title_full |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 |
title_fullStr |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 |
title_full_unstemmed |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 |
title_sort |
Métodos e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez: um estudo de caso realizado num agrupamento da zona 2 |
author |
Cecílio, Ana Isabel Esteves |
author_facet |
Cecílio, Ana Isabel Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecílio, Ana Isabel Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Ensino Surdos Língua gestual Métodos Estratégias |
topic |
Educação especial Ensino Surdos Língua gestual Métodos Estratégias |
description |
Tendo sempre em vista a melhoria da prática profissional, tendo igualmente presente que a educação especial é um ramo do ensino muito vasto e, por isso, com necessidade de aprofundamento, o presente estudo tem como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, bem como da observação de aulas e análise de documentos, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, e por a mesma surgir de uma necessidade sentida pela investigadora, ao nível da formação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a surdez. Por tudo o que foi exposto, este estudo é de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência, na área da surdez. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-14T16:04:44Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7855 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302049215479808 |