Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, Ana Isabel E.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, João B., Silva, Levi Leonido F., Morgado, Elsa M. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39285
Resumo: O presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos.
id RCAP_7749cfeba65c5028460c6826b3a00a19
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdezTechniques and strategies for pedagogical intervention aimed at children and young people with hearing problems and deafnessMétodos e estratégias de ensinoInclusãoEducação especialEnsino de surdosLíngua gestualTeaching methods and strategiesInclusionSpecial educationTeaching the deafSign languageO presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos.The purpose of this study was to identify methods and strategies that allow us to effectively teach deaf students. To this end, we sought to learn about materials and resources, through listening to teachers, their opinions and suggestions, throu gh semi structured interviews, as well as observation of classes, in different teaching cycles, and analysis of official documents considered relevant for the study, namely planning. As a complement to the research, the training needs of the interviewed te achers, in the area of special education in which they teach, were recognized for deaf students. This is a study of a qualitative nature, having chosen to study the particular case of a reference group in the north of Portugal. From the information collect ed we can conclude that the methodology is centered on bilingual teaching, using equally all forms of communication, including lip reading, body expression and the gestural alphabet. In turn, the strategies used focused on visual and bilingual resources, built by teachers, especially multimedia and interactive.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCecílio, Ana Isabel E.Rodrigues, João B.Silva, Levi Leonido F.Morgado, Elsa M. G.2022-11-09T17:21:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39285por2316-990710.14571/brajets.v15.se1.2022info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:03.208683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
Techniques and strategies for pedagogical intervention aimed at children and young people with hearing problems and deafness
title Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
spellingShingle Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
Cecílio, Ana Isabel E.
Métodos e estratégias de ensino
Inclusão
Educação especial
Ensino de surdos
Língua gestual
Teaching methods and strategies
Inclusion
Special education
Teaching the deaf
Sign language
title_short Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
title_full Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
title_fullStr Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
title_full_unstemmed Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
title_sort Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
author Cecílio, Ana Isabel E.
author_facet Cecílio, Ana Isabel E.
Rodrigues, João B.
Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
author_role author
author2 Rodrigues, João B.
Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio, Ana Isabel E.
Rodrigues, João B.
Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos e estratégias de ensino
Inclusão
Educação especial
Ensino de surdos
Língua gestual
Teaching methods and strategies
Inclusion
Special education
Teaching the deaf
Sign language
topic Métodos e estratégias de ensino
Inclusão
Educação especial
Ensino de surdos
Língua gestual
Teaching methods and strategies
Inclusion
Special education
Teaching the deaf
Sign language
description O presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09T17:21:09Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39285
url http://hdl.handle.net/10400.14/39285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2316-9907
10.14571/brajets.v15.se1.2022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132044530286592