Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/39285 |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos. |
id |
RCAP_7749cfeba65c5028460c6826b3a00a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39285 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdezTechniques and strategies for pedagogical intervention aimed at children and young people with hearing problems and deafnessMétodos e estratégias de ensinoInclusãoEducação especialEnsino de surdosLíngua gestualTeaching methods and strategiesInclusionSpecial educationTeaching the deafSign languageO presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos.The purpose of this study was to identify methods and strategies that allow us to effectively teach deaf students. To this end, we sought to learn about materials and resources, through listening to teachers, their opinions and suggestions, throu gh semi structured interviews, as well as observation of classes, in different teaching cycles, and analysis of official documents considered relevant for the study, namely planning. As a complement to the research, the training needs of the interviewed te achers, in the area of special education in which they teach, were recognized for deaf students. This is a study of a qualitative nature, having chosen to study the particular case of a reference group in the north of Portugal. From the information collect ed we can conclude that the methodology is centered on bilingual teaching, using equally all forms of communication, including lip reading, body expression and the gestural alphabet. In turn, the strategies used focused on visual and bilingual resources, built by teachers, especially multimedia and interactive.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCecílio, Ana Isabel E.Rodrigues, João B.Silva, Levi Leonido F.Morgado, Elsa M. G.2022-11-09T17:21:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39285por2316-990710.14571/brajets.v15.se1.2022info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:03.208683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez Techniques and strategies for pedagogical intervention aimed at children and young people with hearing problems and deafness |
title |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez |
spellingShingle |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez Cecílio, Ana Isabel E. Métodos e estratégias de ensino Inclusão Educação especial Ensino de surdos Língua gestual Teaching methods and strategies Inclusion Special education Teaching the deaf Sign language |
title_short |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez |
title_full |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez |
title_fullStr |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez |
title_full_unstemmed |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez |
title_sort |
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez |
author |
Cecílio, Ana Isabel E. |
author_facet |
Cecílio, Ana Isabel E. Rodrigues, João B. Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, João B. Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecílio, Ana Isabel E. Rodrigues, João B. Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos e estratégias de ensino Inclusão Educação especial Ensino de surdos Língua gestual Teaching methods and strategies Inclusion Special education Teaching the deaf Sign language |
topic |
Métodos e estratégias de ensino Inclusão Educação especial Ensino de surdos Língua gestual Teaching methods and strategies Inclusion Special education Teaching the deaf Sign language |
description |
O presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09T17:21:09Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/39285 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/39285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2316-9907 10.14571/brajets.v15.se1.2022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132044530286592 |