Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz-Ferreira, A.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marujo, António, Folgado, Hugo, Filho, Paulo, Fernandes, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17200
Resumo: Introdução: Dentre as lesões ocorridas em jogadores de futebol, as lesões dos isquiotibiais são as mais frequentes. Programas de exercício que previnam o seu aparecimento e diminuam a sua recorrência e seve- ridade são de extrema importância para os fisioterapeutas, treinadores e jogadores. Objetivos: Conhecer as evidências científicas sobre a eficácia de programas de exercício na prevenção de lesões dos isquiotibiais, em jogadores de futebol masculino. Métodologia: Os estudos foram selecionados para revisão em diferentes bases de dados. Para avaliar a qualidade metodológica dos estudos e a força de evidência dos resultados utilizou-se a escala da Base de dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e o sistema de classificação Melhor Síntese de Evidência, respectivamente. Os programas de exercício utilizados foram: força concêntrica e excêntrica; força excêntrica Nordic Hamstrings; The FIFA 11+; e elasticidade. As variáveis estudadas foram a incidência de lesões, a incidência de novas lesões, a recorrência de lesões, a severidade das lesões e o risco de lesão. Resultados: O programa de força concêntrica e excêntrica e o programa de força excêntrica Nordic Hamstrings parecem ser os mais eficazes na redução da incidência das lesões e da incidência de novas lesões dos isquiotibiais, respetivamente (evidências limitadas). O programa de exercício de força excêntrica Nordic Hamstring não é eficaz na diminuição do risco de lesão (evidências limitada) e na melhoria da severidade das lesões (evidência moderada). Conclusão: O programa The FIFA 11+ não é eficaz na redução da incidência das lesões (evidência limitada). Há evidências contraditórias nas variáveis restantes.
id RCAP_5015282553ac3fc1385354d91cca08c6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemáticaavaliação de programasdesportoIntrodução: Dentre as lesões ocorridas em jogadores de futebol, as lesões dos isquiotibiais são as mais frequentes. Programas de exercício que previnam o seu aparecimento e diminuam a sua recorrência e seve- ridade são de extrema importância para os fisioterapeutas, treinadores e jogadores. Objetivos: Conhecer as evidências científicas sobre a eficácia de programas de exercício na prevenção de lesões dos isquiotibiais, em jogadores de futebol masculino. Métodologia: Os estudos foram selecionados para revisão em diferentes bases de dados. Para avaliar a qualidade metodológica dos estudos e a força de evidência dos resultados utilizou-se a escala da Base de dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e o sistema de classificação Melhor Síntese de Evidência, respectivamente. Os programas de exercício utilizados foram: força concêntrica e excêntrica; força excêntrica Nordic Hamstrings; The FIFA 11+; e elasticidade. As variáveis estudadas foram a incidência de lesões, a incidência de novas lesões, a recorrência de lesões, a severidade das lesões e o risco de lesão. Resultados: O programa de força concêntrica e excêntrica e o programa de força excêntrica Nordic Hamstrings parecem ser os mais eficazes na redução da incidência das lesões e da incidência de novas lesões dos isquiotibiais, respetivamente (evidências limitadas). O programa de exercício de força excêntrica Nordic Hamstring não é eficaz na diminuição do risco de lesão (evidências limitada) e na melhoria da severidade das lesões (evidência moderada). Conclusão: O programa The FIFA 11+ não é eficaz na redução da incidência das lesões (evidência limitada). Há evidências contraditórias nas variáveis restantes.2016-02-02T11:27:24Z2016-02-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17200http://hdl.handle.net/10174/17200poranacf@uevora.ptantoniofsmarujo@hotmail.comhfolgado@uevora.ptpaulogutierresfilho@ig.com.brjorgef@uevora.pt251Cruz-Ferreira, A.Marujo, AntónioFolgado, HugoFilho, PauloFernandes, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:17:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
spellingShingle Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
Cruz-Ferreira, A.
avaliação de programas
desporto
title_short Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_full Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_fullStr Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_sort Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
author Cruz-Ferreira, A.
author_facet Cruz-Ferreira, A.
Marujo, António
Folgado, Hugo
Filho, Paulo
Fernandes, Jorge
author_role author
author2 Marujo, António
Folgado, Hugo
Filho, Paulo
Fernandes, Jorge
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz-Ferreira, A.
Marujo, António
Folgado, Hugo
Filho, Paulo
Fernandes, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação de programas
desporto
topic avaliação de programas
desporto
description Introdução: Dentre as lesões ocorridas em jogadores de futebol, as lesões dos isquiotibiais são as mais frequentes. Programas de exercício que previnam o seu aparecimento e diminuam a sua recorrência e seve- ridade são de extrema importância para os fisioterapeutas, treinadores e jogadores. Objetivos: Conhecer as evidências científicas sobre a eficácia de programas de exercício na prevenção de lesões dos isquiotibiais, em jogadores de futebol masculino. Métodologia: Os estudos foram selecionados para revisão em diferentes bases de dados. Para avaliar a qualidade metodológica dos estudos e a força de evidência dos resultados utilizou-se a escala da Base de dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e o sistema de classificação Melhor Síntese de Evidência, respectivamente. Os programas de exercício utilizados foram: força concêntrica e excêntrica; força excêntrica Nordic Hamstrings; The FIFA 11+; e elasticidade. As variáveis estudadas foram a incidência de lesões, a incidência de novas lesões, a recorrência de lesões, a severidade das lesões e o risco de lesão. Resultados: O programa de força concêntrica e excêntrica e o programa de força excêntrica Nordic Hamstrings parecem ser os mais eficazes na redução da incidência das lesões e da incidência de novas lesões dos isquiotibiais, respetivamente (evidências limitadas). O programa de exercício de força excêntrica Nordic Hamstring não é eficaz na diminuição do risco de lesão (evidências limitada) e na melhoria da severidade das lesões (evidência moderada). Conclusão: O programa The FIFA 11+ não é eficaz na redução da incidência das lesões (evidência limitada). Há evidências contraditórias nas variáveis restantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-02T11:27:24Z
2016-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17200
http://hdl.handle.net/10174/17200
url http://hdl.handle.net/10174/17200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv anacf@uevora.pt
antoniofsmarujo@hotmail.com
hfolgado@uevora.pt
paulogutierresfilho@ig.com.br
jorgef@uevora.pt
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304615481507840