Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz-Ferreira,Ana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marujo,António, Folgado,Hugo, Gutierres Filho,Paulo, Fernandes,Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300236
Resumo: Dentre as lesões ocorridas em jogadores de futebol, as lesões dos isquiotibiais são as mais frequentes. Programas de exercício que previnam o seu aparecimento e diminuam a sua recorrência e severidade são de extrema importância para os fisioterapeutas, treinadores e jogadores. Conhecer as evidências científicas sobre a eficácia de programas de exercício na prevenção de lesões dos isquiotibiais, em jogadores de futebol masculino. Os estudos foram selecionados para revisão em diferentes bases de dados. Para avaliar a qualidade metodológica dos estudos e a força de evidência dos resultados utilizou-se a escala da Base de dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e o sistema de classificação Melhor Síntese de Evidência, respectivamente. Os programas de exercício utilizados foram: força concêntrica e excêntrica; força excêntrica Nordic Hamstrings; The FIFA 11+; e elasticidade. As variáveis estudadas foram a incidência de lesões, a incidência de novas lesões, a recorrência de lesões, a severidade das lesões e o risco de lesão. O programa de força concêntrica e excêntrica e o programa de força excêntrica Nordic Hamstrings parecem ser os mais eficazes na redução da incidência das lesões e da incidência de novas lesões dos isquiotibiais, respetivamente (evidências limitadas). O programa de exercício de força excêntrica Nordic Hamstring não é eficaz na diminuição do risco de lesão (evidências limitada) e na melhoria da severidade das lesões (evidência moderada). O programa The FIFA 11+ não é eficaz na redução da incidência das lesões (evidência limitada). Há evidências contraditórias nas variáveis restantes.
id SBMEE-1_e66d2b9d2cde6d284112d55315639103
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922015000300236
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemáticaesportesmasculinoavaliação de programas e projetos de saúdeDentre as lesões ocorridas em jogadores de futebol, as lesões dos isquiotibiais são as mais frequentes. Programas de exercício que previnam o seu aparecimento e diminuam a sua recorrência e severidade são de extrema importância para os fisioterapeutas, treinadores e jogadores. Conhecer as evidências científicas sobre a eficácia de programas de exercício na prevenção de lesões dos isquiotibiais, em jogadores de futebol masculino. Os estudos foram selecionados para revisão em diferentes bases de dados. Para avaliar a qualidade metodológica dos estudos e a força de evidência dos resultados utilizou-se a escala da Base de dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e o sistema de classificação Melhor Síntese de Evidência, respectivamente. Os programas de exercício utilizados foram: força concêntrica e excêntrica; força excêntrica Nordic Hamstrings; The FIFA 11+; e elasticidade. As variáveis estudadas foram a incidência de lesões, a incidência de novas lesões, a recorrência de lesões, a severidade das lesões e o risco de lesão. O programa de força concêntrica e excêntrica e o programa de força excêntrica Nordic Hamstrings parecem ser os mais eficazes na redução da incidência das lesões e da incidência de novas lesões dos isquiotibiais, respetivamente (evidências limitadas). O programa de exercício de força excêntrica Nordic Hamstring não é eficaz na diminuição do risco de lesão (evidências limitada) e na melhoria da severidade das lesões (evidência moderada). O programa The FIFA 11+ não é eficaz na redução da incidência das lesões (evidência limitada). Há evidências contraditórias nas variáveis restantes.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300236Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.21 n.3 2015reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-86922015210302174info:eu-repo/semantics/openAccessCruz-Ferreira,AnaMarujo,AntónioFolgado,HugoGutierres Filho,PauloFernandes,Jorgepor2015-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922015000300236Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2015-07-07T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
spellingShingle Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
Cruz-Ferreira,Ana
esportes
masculino
avaliação de programas e projetos de saúde
title_short Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_full Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_fullStr Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
title_sort Programas de exercício na prevenção de lesões em jogadores de futebol: uma revisão sistemática
author Cruz-Ferreira,Ana
author_facet Cruz-Ferreira,Ana
Marujo,António
Folgado,Hugo
Gutierres Filho,Paulo
Fernandes,Jorge
author_role author
author2 Marujo,António
Folgado,Hugo
Gutierres Filho,Paulo
Fernandes,Jorge
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz-Ferreira,Ana
Marujo,António
Folgado,Hugo
Gutierres Filho,Paulo
Fernandes,Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv esportes
masculino
avaliação de programas e projetos de saúde
topic esportes
masculino
avaliação de programas e projetos de saúde
description Dentre as lesões ocorridas em jogadores de futebol, as lesões dos isquiotibiais são as mais frequentes. Programas de exercício que previnam o seu aparecimento e diminuam a sua recorrência e severidade são de extrema importância para os fisioterapeutas, treinadores e jogadores. Conhecer as evidências científicas sobre a eficácia de programas de exercício na prevenção de lesões dos isquiotibiais, em jogadores de futebol masculino. Os estudos foram selecionados para revisão em diferentes bases de dados. Para avaliar a qualidade metodológica dos estudos e a força de evidência dos resultados utilizou-se a escala da Base de dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e o sistema de classificação Melhor Síntese de Evidência, respectivamente. Os programas de exercício utilizados foram: força concêntrica e excêntrica; força excêntrica Nordic Hamstrings; The FIFA 11+; e elasticidade. As variáveis estudadas foram a incidência de lesões, a incidência de novas lesões, a recorrência de lesões, a severidade das lesões e o risco de lesão. O programa de força concêntrica e excêntrica e o programa de força excêntrica Nordic Hamstrings parecem ser os mais eficazes na redução da incidência das lesões e da incidência de novas lesões dos isquiotibiais, respetivamente (evidências limitadas). O programa de exercício de força excêntrica Nordic Hamstring não é eficaz na diminuição do risco de lesão (evidências limitada) e na melhoria da severidade das lesões (evidência moderada). O programa The FIFA 11+ não é eficaz na redução da incidência das lesões (evidência limitada). Há evidências contraditórias nas variáveis restantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300236
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922015000300236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-86922015210302174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.21 n.3 2015
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122234982367232