O MathCityMap e a sala de aula digital: um recurso para a aprendizagem não formal dos números racionais no 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Ana Maria Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3186
Resumo: Este relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Encontra-se dividido em três partes: a primeira corresponde à caracterização dos contextos educativos onde decorreram as intervenções didáticas, podendo-se encontrar uma descrição dos percursos realizados nas diferentes áreas disciplinares; a segunda apresenta o estudo que foi realizado no 2.º CEB no âmbito da disciplina de matemática; a terceira dedica-se à reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo, aprofundado na segunda parte do relatório, pretendeu compreender o modo como alunos do 6.º ano de escolaridade mobilizam conceitos sobre números racionais na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap, no contexto da Sala de Aula Digital. Assim, foram delineadas as seguintes questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de tarefas sobre números racionais num trilho matemático com o MathCityMap?; (2) Que atitudes evidenciam os alunos na realização de um trilho matemático com o MathCityMap?; (3) Que interações são observadas entre os alunos, com o professor e com o dispositivo móvel na utilização da aplicação e da Sala de Aula Digital? Para responder ao problema e às questões de investigação, o estudo seguiu uma metodologia de investigação de natureza qualitativa com um design de estudo de caso e foi desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade com 19 alunos. Como técnicas de recolha de dados privilegiou-se a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista, os documentos e os registos audiovisuais. Após a análise dos dados, foi possível concluir que o trilho matemático contribuiu para aprofundar e aplicar os conhecimentos que os alunos tinham sobre os Números Racionais. De forma geral, a turma teve um bom desempenho na resolução das tarefas, no entanto, os alunos sentiram dificuldades em compreender os enunciados de algumas tarefas e em aplicar algumas representações (percentagem) e alguns significados (partetodo; razão) dos Números Racionais. Ao nível das atitudes, os alunos demonstraram autoconfiança e gosto pela matemática. Além disso, também mostraram estar motivados com a realização do trilho matemático, tendo, no entanto, existido momentos de nervosismo e ansiedade. A utilidade da matemática foi evidenciada pelos alunos que, durante o trilho matemático, a utilizaram em situações do dia a dia, reconhecendo as suas aplicações. Quanto às interações, apesar de alguns alunos terem utilizado a Sala de Aula Digital, a comunicação direta com o professor continuou a ser privilegiada, por considerarem ser mais fácil de compreender. Com o trabalho de grupo, os alunos colaboraram uns com os outros, de modo a esclarecerem as suas dúvidas e a partilharem ideias. Consideraram a tecnologia importante para aprender matemática, tendo gostado de utilizar o MathCityMap e a Sala de Aula Digital.
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O estudo, aprofundado na segunda parte do relatório, pretendeu compreender o modo como alunos do 6.º ano de escolaridade mobilizam conceitos sobre números racionais na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap, no contexto da Sala de Aula Digital. Assim, foram delineadas as seguintes questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de tarefas sobre números racionais num trilho matemático com o MathCityMap?; (2) Que atitudes evidenciam os alunos na realização de um trilho matemático com o MathCityMap?; (3) Que interações são observadas entre os alunos, com o professor e com o dispositivo móvel na utilização da aplicação e da Sala de Aula Digital? Para responder ao problema e às questões de investigação, o estudo seguiu uma metodologia de investigação de natureza qualitativa com um design de estudo de caso e foi desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade com 19 alunos. Como técnicas de recolha de dados privilegiou-se a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista, os documentos e os registos audiovisuais. Após a análise dos dados, foi possível concluir que o trilho matemático contribuiu para aprofundar e aplicar os conhecimentos que os alunos tinham sobre os Números Racionais. De forma geral, a turma teve um bom desempenho na resolução das tarefas, no entanto, os alunos sentiram dificuldades em compreender os enunciados de algumas tarefas e em aplicar algumas representações (percentagem) e alguns significados (partetodo; razão) dos Números Racionais. Ao nível das atitudes, os alunos demonstraram autoconfiança e gosto pela matemática. Além disso, também mostraram estar motivados com a realização do trilho matemático, tendo, no entanto, existido momentos de nervosismo e ansiedade. A utilidade da matemática foi evidenciada pelos alunos que, durante o trilho matemático, a utilizaram em situações do dia a dia, reconhecendo as suas aplicações. Quanto às interações, apesar de alguns alunos terem utilizado a Sala de Aula Digital, a comunicação direta com o professor continuou a ser privilegiada, por considerarem ser mais fácil de compreender. Com o trabalho de grupo, os alunos colaboraram uns com os outros, de modo a esclarecerem as suas dúvidas e a partilharem ideias. Consideraram a tecnologia importante para aprender matemática, tendo gostado de utilizar o MathCityMap e a Sala de Aula Digital.The following report was developed in the context of the Supervised Teaching Practice, which is part of the master’s degree in Teaching in the 1st cycle and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle. It consists of three parts: the first one concerns with the characterization of the educational contexts where the didactic interventions took place, as well as with the description of the processes carried out in the different subject areas; the second part presents the study carried out in the 2nd cycle in Mathematics; the third part is devoted to the final reflection on the Supervised Teaching Practice. The study, developed in the second part of this report, aims to understand how 6th grade students mobilize rational number concepts in a math trail using the MathCityMap app, in the context of the Digital Classroom. Therefore, the following research questions were outlined: (1) How is the students' performance in solving tasks about rational numbers in a math trail with MathCityMap?; (2) Which attitudes do students display when completing a math trail with MathCityMap?; (3) How do students interact between themselves, with the teacher and the mobile device while using the MathCityMap app and the Digital Classroom? To answer the problem and the research questions, the study followed a qualitative research methodology with a case study design and was developed in a 6th grade class with 19 students. Data collection techniques included participant observation, questionnaires and an interview, documents and audiovisual records. After analysing the data, it was possible to conclude that the math trail contributed to improve and apply the knowledge that students had on Rational Numbers. In general, the class performed well in solving the tasks, nevertheless, the students felt difficulties in understanding the statements of some tasks and in applying some representations (percentage) and meanings (part-whole; ratio) of Rational Numbers. In terms of attitudes, the students showed self-confidence and a liking for mathematics. Moreover, they also showed motivation in conducting the math trail, although there were moments of nervousness and anxiety. The usefulness of mathematics was highlighted by the students who, during the math trail, used it in everyday situations, recognising its applicability in the real world. As for interactions, although some of them used the Digital Classroom, direct communication with the teacher was still preferred, as they found it easier to understand. With group work, students collaborated with each other in order to clarify their doubts and share ideas. They found technology important to learn mathematics and enjoyed using the MathCityMap app and the Digital Classroom.2023-02-10T10:23:16Z2023-02-02T00:00:00Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3186TID:203217306porMeira, Ana Maria Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:49Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:25.574838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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